Campeonato de râguebi começa em outubro apesar de providência cautelar

O presidente da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) disse hoje que o campeonato português vai mesmo começar em 08 de outubro, apesar da providência cautelar interposta pelo Técnico para impedir o arranque da competição.

Notícia

© Lusa

Lusa
23/09/2022 15:45 ‧ 23/09/2022 por Lusa

Desporto

râguebi

evidente que a época vai decorrer como está previsto. Os clubes têm de ficar descansados, vai tudo correr normalmente. Estamos preparados para reagir, de for caso disso, com a convicção absoluta de que estamos a fazer o que nos compete", afirmou Carlos Amado da Silva, em conferência de imprensa, na sede da FPR.

Os 'engenheiros', que foram despromovidos administrativamente ao último escalão nacional, viram o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anular essa decisão do Conselho de Disciplina (CD) e recorreram, agora, àquela instância para impedir o início da competição antes da sua reintegração.

Amado da Silva, no entanto, contrapôs que a decisão do TAD "não significa que o campeonato não possa começar ou que o Técnico tenha razão desportiva", e assumiu que, caso o TAD julgue procedente a providência cautelar do Técnico, o caso seguirá "para o Tribunal [Central] Administrativo" do Sul (TCAS).

"É um direito que nós temos e fá-lo-emos, com certeza. Portanto, a minha garantia de que o campeonato vai começar no dia 08 [de outubro] é praticamente total, porque nós vamos recorrer, como é lógico", adiantou o líder federativo.

O presidente da FPR, de resto, frisou que "os clubes podem ter a certeza de que nenhum dos que estão inscritos na Divisão de Honra será prejudicado" e que fará "tudo" para que o campeonato arranque mesmo no dia 08.

"Por nossa vontade, será assim, sem dúvida nenhuma", disse, taxativamente, quando questionado diretamente se a competição terá início em 08 de outubro, com os 10 clubes previstos, independentemente da decisão que emanar do TAD.

Amado da Silva disse ainda ter convocado a imprensa para reagir a "sistemáticos comunicados com mentiras sucessivas" da parte do Técnico, no sentido de esclarecer "a realidade dos factos", e reservou críticas para o próprio TAD, "que não analisou as situações" do ponto de vista desportivo e não ouviu "ninguém" no decorrer do processo.

O dirigente disse, no entanto, estar "confiante" de que o TAD tomará uma decisão favorável à FPR "nesta segunda fase do processo" e garantiu que o FPR não irá "incumprir nenhuma decisão legal", mas remeteu para "os superiores interesses da modalidade" para defender a decisão de seguir para o TCAS no caso de a decisão do TAD ser favorável ao Técnico.

"Os interesses da modalidade sobrepõem-se a qualquer tipo de decisão desse género. Podemos entender que devemos começar o campeonato, se for do interesse da modalidade. É nossa obrigação fazer tudo para que isso aconteça e, portanto, tudo faremos", concluiu Amado da Silva.

Em 20 de abril, o Conselho de Disciplina da FPR considerou procedente um protesto do CDUL que alegava que o Técnico tinha utilizado nove jogadores de forma irregular no encontro entre as duas equipas, em 23 de março, infringindo o artigo 37.º, n.º 1 a) do Regulamento de Disciplina.

Dez dias depois, em 30 de abril, a direção da FPR decidiu aplicar a decisão do CD, após receber um recurso do Técnico, desclassificando os, então, ainda campeões nacionais e despromovendo-os ao último escalão competitivo português.

O Técnico recorreu para o Conselho de Justiça da FPR, que, em 06 de maio, considerou improcedente o recurso, num despacho em que revelava ainda que os 'engenheiros' teriam já recorrido da decisão também junto do TAD.

Em 18 de agosto, de acordo com informação avançada pelo Técnico, o TAD anulou as decisões da direção da FPR e do seu Conselho de Disciplina, mas o organismo que superintende a modalidade em Portugal anunciou, no mesmo dia, que deveria recorrer para as instâncias superiores.

O Técnico é um dos clubes históricos do râguebi português, tendo sido fundado em 1963.

Com sede nas Olaias, os 'engenheiros' somam, a nível sénior, três títulos de campeões nacionais (1981, 1998 e 2021), quatro Taças de Portugal (1969, 1971, 1973 e 1994) e uma Supertaça (1994).

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

I Liga

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas