Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

FC Porto fecha-se no Olival para curar crise há muito não vista

Dragões imaginavam uma temporada tranquila com esperanças numa renovação do título nacional e de uma surpresa na Liga dos Campeões. A grande surpresa caiu sobre os azuis e brancos, que tomam agora medidas drásticas para afastarem a crise.

FC Porto fecha-se no Olival para curar crise há muito não vista
Notícias ao Minuto

07:48 - 21/09/22 por Tiago Antunes

Desporto FC Porto

O FC Porto vive, por esta altura, um momento considerado delicado. Paira sobre o Estádio do Dragão uma 'nuvem negra' carregada de críticas e agoiros sobre uma temporada que, para já, não corre de feição.

A equipa de Sérgio Conceição somou três derrotas inesperadas neste arranque de temporada, que foram agravadas com um empate frente ao Estoril. Os desaires não caíram bem no universo portista, que não está contente com a prestação da equipa, um ano depois de esta ter sido campeã nacional. 

As esperanças foram renovadas no início da temporada, mas já há quem olhe para a situação e atire a toalha ao chão.

Derrota com Rio Ave estragou o momento

O FC Porto ia lançado no topo da I Liga, com a moral em alta, especialmente depois de um triunfo caseiro, por 3-0, frente ao Sporting. O arranque de temporada estava a ser melhor que o da época anterior, na qual os dragões empataram logo à terceira jornada e marcaram cinco golos, menos quatro do que este ano. Foi nessa parte da história que entrou o 'malvado' Rio Ave.

Notícias ao Minuto FC Porto bateu o Sporting em casa por 3-0 na terceira jornada da I Liga© Getty Images

Em Vila do Conde, os dragões foram derrotados, de forma surpreendente, por 3-1. Um verdadeiro murro no estômago para uma equipa que ia com tudo para segurar desde cedo a liderança do campeonato, 'roubada' pelo Benfica depois desse 'trambolhão'. Aziz foi o vilão da noite ao apontar dois golos, aos quais o FC Porto só respondeu nos descontos e de forma insuficiente.

A contestação começou a ouvir-se nesse momento. A pouca atividade dos dragões no mercado de verão continuava a perturbar muitos adeptos, que fizeram questão, depois dessa derrota, de criticarem o fraco investimento na equipa em contraste com as saídas de peso.

Notícias ao Minuto Sérgio Conceição incrédulo com a derrota do FC Porto frente ao Rio Ave© Getty Images

Zero pontos na Liga dos Campeões e chuva de... pedras

Uma hecatombe não costuma vir sozinha. Por vezes, é 'a ponta do icebergue'. Foi isso que o FC Porto sentiu na pele. As vitórias contra Gil Vicente e Desp. Chaves, na I Liga, não serviram para camuflar a derrota frustrante no Wanda Metropolitano, contra o Atlético Madrid.

Notícias ao Minuto FC Porto arrancou a Liga dos Campeões com uma derrota frente ao Atl. Madrid por 2-1© Getty Images

Os dragões perderam por 2-1, não adivinhando que a aventura europeia iria piorar. Já em casa, perante os próprios adeptos, a equipa de Sérgio Conceição foi arrasada pelo Club Brugge por 4-0. A derrota foi a gota de água para muitos adeptos, tendo alguns respondido de forma imprópria à prestação da equipa.

Notícias ao Minuto FC Porto perdeu segundo jogo da Liga dos Campeões por 4-0 com o Club Brugge© Getty Images

À saída do Estádio do Dragão, o carro de Sérgio Conceição, no qual circulava a família, foi apedrejado. Ficava marcado um sinal de contestação que acabou por ser mostrada de forma irracional e que teve as devidas repercussões internas.

Portas trancadas a 'estranhos' não evitaram novo desaire

Em protesto pelos atos dos adeptos, Sérgio Conceição não abriu a boca antes e depois do jogo frente ao Estoril para falar aos jornalistas. A medida foi tomada para promover a tranquilidade interna, um esforço que não deu frutos.

Um empate a um golo arrancado a ferros só piorou um momento que já era tremido. Taremi igualou o marcador de grande penalidade em mais uma partida pouco conseguida pelos dragões. No final do jogo, Conceição não quis prestar declarações, uma decisão que surgiu num momento em que os adeptos portistas exigiam o contrário: respostas. 

Notícias ao Minuto Taremi 'salvou' o FC Porto na Amoreira, no empate a 1-1 com o Estoril© Getty Images

Parar para respirar pode fazer bem

Com a pausa para os compromissos das seleções, Conceição pode reunir a tropa no quartel general e trabalhar as ideias com mais calma. Ocupados nesta fase e, por isso, longe desses treinos, estarão Diogo Costa, Pepe e Uribe, convocados por Portugal e Colômbia, respetivamente. O restante plantel vai ter tempo para respirar e colocar as ideias no sítio, mas com o pensamento no virar de página.

O desafio que se avizinha depois da pausa internacional é grande. O Sp. Braga vai ao Dragão com a continuidade no pódio da I Liga no pensamento, ao passo que os azuis e brancos só querem uma coisa: matar e enterrar esta crise.

Leia Também: Pinto da Costa envia 'recados' e repudia ataque à família de Conceição

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório