O AVS, da I Liga de futebol, iniciou hoje os trabalhos para 2025/26, com exames médicos limitados, por agora, a 15 elementos, entre 'repetentes', um regresso e dois reforços por oficializar, num arranque que inclui 10 jogos particulares.
O médio Gustavo Mendonça integrou o primeiro grupo a realizar os exames, juntamente com Pedro Trigueira, Kiki Afonso, Devenish, Baptiste Roux e Talles, este último de regresso após empréstimo ao Torreense, da II Liga, e apontou à permanência da equipa no escalão principal.
"É sempre bom regressar. Nas duas últimas épocas, as férias foram mais curtas, por força dos play-offs, que, felizmente, terminaram bem. O nosso objetivo é o mesmo da época anterior, a permanência", disse Gustavo Mendonça, citado pela assessoria de comunicação do AVS.
O médio, de 22 anos, disse ainda esperar uma temporada mais tranquila do que a anterior, definida somente no play-off diante do Vizela, da II Liga - vitória caseira por 3-0 e empate 2-2 no segundo e decisivo jogo.
"O ideal é que possamos [alcançar a permanência] de uma forma mais tranquila, até porque os nossos adeptos não merecem sofrer tanto. Temos a noção de que há equipas com outro tipo de investimentos a lutar pelos mesmos objetivos, mas estamos mais experientes", referiu Gustavo Mendonça, confiante de que, "quem chegar, virá para acrescentar e tornar o grupo mais forte".
O médio ofensivo Rafael Barbosa, que alinhava nos polacos do Radomiak Radom, e o avançado brasileiro Guilherme Neiva, ex-Oliveira do Hospital, ainda não foram oficializados, mas já estão integrados no plantel, do qual fazem parte ainda os 'repetentes' Simão Bertelli, Aderllan Santos, Tiago Galetto, Jaume Grau, Tunde, Nené e Mercado.
O plano de trabalhos do AVS, que volta a ter José Mota como treinador, inclui a realização de 10 encontros particulares, o primeiro dos quais nas Aves, no sábado, diante do AMCH Ringe, às 10:00.
Seguem-se o Leça (dia 09 de julho), Oliveirense (12) e Leixões (16), em jogos marcados para as 10:00, em Vila das Aves.
O emblema nortenho irá participar no Torneio da Póvoa de Varzim, nos dias 19 e 20, defrontando a formação varzinista no primeiro dia, às 19:00, cujo resultado determinará a presença, no dia seguinte, no jogo de atribuição do troféu ou do terceiro e quarto classificados.
O plano de pré-temporada inclui ainda encontros com o Rio Ave (dia 23, em Quiaios, em horário a definir), Arouca (dia 26, em horário a definir), Moreirense (a 30, às 10:00) e o Tondela (a 02 de agosto, também em horário a definir).
Plantel provisório do AVS para 2025/26:
- Guarda-redes: Pedro Trigueira e Simão Bertelli.
- Defesas: Kiki Afonso, Aderllan Santos, Devenish e Baptiste Roux.
- Médios: Gustavo Mendonça, Tiago Galetto, Jaume Grau e Rafael Barbosa (ex-Radomiak Radom, Pol).
- Avançados: Tunde, Mercado, Nené, Talles (ex-Torrense) e Guilherme Neiva (ex-Oliveira do Hospital).
Saíram: Guillermo Ochoa, Fenando Fonseca, Jorge Teixeira, Eric Veiga, Tomás Tavares, Rafael Rodrigues, Gustavo Assunção, Lucas Fernandes, Lucas Piazón, Aburjania, Vasco Lopes (Radomiak Radom, Pol), Zé Luís, Gerson Rodrigues, Yair Mena e Rodrigo Ribeiro (Sporting).
Leia Também: Oficial: FC Porto anuncia regresso de Fábio Vieira ao Arsenal