O Benfica entrou, na noite de terça-feira, com o pé direito na fase regular da Liga dos Campeões: a ganhar (2-0) e com os primeiros três pontos no bolso. As águias até entraram com alguma falta de inspiração (ou talvez cansaço acumulado), mas na segunda parte deram a volta ao texto e bateram a equipa israelita que, diga-se, defendeu mais do que aquilo que atacou.
O objetivo de Schmidt era a vitória, até porque este grupo H promete ser muito intenso, mas o treinador alemão também viu a equipa fazer uma boa exibição, nomeadamente a nível defensivo.
Rafa (50') e Grimaldo (54') foram os marcadores de serviço na Luz, mas os destaques não se ficam por aqui. Antes disso, vale recordar que o Benfica somou o 10.º triunfo em outros tantos jogos nesta temporada, o que vale um saldo 100% vitorioso até ao momento.
Desde 2015/16 que o 🦅Benfica não somava 10 vitórias consecutivas
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 6, 2022
Benfica com uma série de 10 vitórias consecutivas:
1941/42
1945/46
1946/17
1959/60
1960/61
1963/64
1970/71
1972/73
1982/83
1988/89
1990/91
1994/95
2010/11
2011/12
2013/14
2015/16
2022/23 pic.twitter.com/s5cOXXZQDT
A figura
Grimaldo fica diretamente ligado a este triunfo do Benfica por ter assistido Rafa antes de marcar o melhor golo da noite na Luz. O lateral espanhol até esteve na porta de saída durante o verão, mas rapidamente ganhou a confiança de Roger Schmidt e tem justificado, jogo após jogo, o porquê de ser o titular absoluto da lateral esquerda.
Marcaram e assistiram no mesmo jogo pelo Benfica na Champions:
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 6, 2022
Mitroglou
Gaitan
Luisão
Pizzi
Morato
Grimaldo pic.twitter.com/246kRsuWdg
A surpresa
António Silva foi novamente titular ao lado de Otamendi no eixo defensivo, mas nem parecia que estava a fazer a estreia na Liga dos Campeões, tal era a tranquilidade transmitida aos companheiros de equipa. Sereno e com critério na saída de bola, o defesa português de 18 anos também revela forte sentido posicional e começa a cimentar um lugar na equipa titular. Morato e os restantes centrais que se cuidem.
Aos 18 anos e 10 meses, António Silva é o 10.º jogador + jovem a jogar pelo Benfica na Champions
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 6, 2022
+ jovens a jogar pelo Benfica na Champions:
José Gomes
Svilar
Miguel Vítor
Renato Sanches
Jovic
Hugo Leal
Adu
Tomás Tavares
Gonçalo Guedes
António Silva pic.twitter.com/JQTfwc47yL
A desilusão
Gonçalo Ramos teve uma noite para esquecer. Nem sempre foi bem servido pelos companheiros de equipa e às vezes até pareceu abandonado no último terço do terreno de jogo. No entanto, sempre que foi chamado a tabelar ou combinar, Ramos complicou, ora com um toque a mais, ora com alguma lentidão em dar seguimento à jogada. Ainda antes do intervalo, chegou atrasado a um lance e acabou por ver o cartão amarelo por acertar em cheio na canela de um adversário. Acabaria por ficar no balneário ao intervalo, com Roger Schmidt a optar pela entrada de Musa em campo.
Os treinadores
Roger Schmidt
Tal como frente ao Vizela, o Benfica voltou a sentir sérias dificuldades em lidar com um adversário num bloco muito baixo. No entanto, o treinador alemão conseguiu perceber o que estava a falhar, mexeu ao intervalo e a equipa rapidamente marcou nos segundos 45 minutos. Já se percebeu que Musa vai ser muitas vezes aposta e que a troca na lateral direita (Gilberto e Bah) será uma constante ao longo da temporada.
Benfica manteve a regularidade estatística: marcou sempre, pelo menos, 2 golos em cada jogo realizado em casa esta época:
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 6, 2022
Midtjylland
FC Arouca
Dynamo Kyiv
Paços Ferreira
FC Vizela
Maccabi Haifa pic.twitter.com/6erFe36AgC
Barak Bakhar
Ao fim de 12 jogos nesta nova época, esta foi apenas a segunda vez em que o Maccabi Haifa não conseguiu marcar golos e por aí também se explica o bom trabalho defensivo do Benfica. Ainda assim, faltou alguma ousadia para ir em busca do golo, algo que apenas ficou declarado após a desvantagem de dois golos. Defensivamente a equipa israelita até foi competente, mas a muralha rapidamente caiu após o golo de Rafa Silva.
O árbitro
O sueco Andreas Ekberg soube manter o jogo controlado, pese embora os vários duelos mais intensos que foram acontecendo ao longo dos 90 minutos. Nota positiva.