Powered bySolverde
Disclaimer

Notas do Benfica-Maccabi: Grimaldo deu asas para a águia voar

Lateral espanhol assistiu e marcou, sendo absolutamente decisivo no arranque do grupo H. Segue-se a Juventus, em Turim, na próxima semana para as águias.

SL Benfica v Maccabi Haifa FC: Group H - UEFA Champions League

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
07/09/2022 08:02 ‧ 07/09/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Benfica entrou, na noite de terça-feira, com o pé direito na fase regular da Liga dos Campeões: a ganhar (2-0) e com os primeiros três pontos no bolso. As águias até entraram com alguma falta de inspiração (ou talvez cansaço acumulado), mas na segunda parte deram a volta ao texto e bateram a equipa israelita que, diga-se, defendeu mais do que aquilo que atacou. 

O objetivo de Schmidt era a vitória, até porque este grupo H promete ser muito intenso, mas o treinador alemão também viu a equipa fazer uma boa exibição, nomeadamente a nível defensivo. 

Rafa (50') e Grimaldo (54') foram os marcadores de serviço na Luz, mas os destaques não se ficam por aqui. Antes disso, vale recordar que o Benfica somou o 10.º triunfo em outros tantos jogos nesta temporada, o que vale um saldo 100% vitorioso até ao momento. 

A figura

Grimaldo fica diretamente ligado a este triunfo do Benfica por ter assistido Rafa antes de marcar o melhor golo da noite na Luz. O lateral espanhol até esteve na porta de saída durante o verão, mas rapidamente ganhou a confiança de Roger Schmidt e tem justificado, jogo após jogo, o porquê de ser o titular absoluto da lateral esquerda. 

 

A surpresa 

António Silva foi novamente titular ao lado de Otamendi no eixo defensivo, mas nem parecia que estava a fazer a estreia na Liga dos Campeões, tal era a tranquilidade transmitida aos companheiros de equipa. Sereno e com critério na saída de bola, o defesa português de 18 anos também revela forte sentido posicional e começa a cimentar um lugar na equipa titular. Morato e os restantes centrais que se cuidem. 

A desilusão 

Gonçalo Ramos teve uma noite para esquecer. Nem sempre foi bem servido pelos companheiros de equipa e às vezes até pareceu abandonado no último terço do terreno de jogo. No entanto, sempre que foi chamado a tabelar ou combinar, Ramos complicou, ora com um toque a mais, ora com alguma lentidão em dar seguimento à jogada. Ainda antes do intervalo, chegou atrasado a um lance e acabou por ver o cartão amarelo por acertar em cheio na canela de um adversário. Acabaria por ficar no balneário ao intervalo, com Roger Schmidt a optar pela entrada de Musa em campo. 

Os treinadores 

Roger Schmidt 

Tal como frente ao Vizela, o Benfica voltou a sentir sérias dificuldades em lidar com um adversário num bloco muito baixo. No entanto, o treinador alemão conseguiu perceber o que estava a falhar, mexeu ao intervalo e a equipa rapidamente marcou nos segundos 45 minutos. Já se percebeu que Musa vai ser muitas vezes aposta e que a troca na lateral direita (Gilberto e Bah) será uma constante ao longo da temporada. 

Barak Bakhar

Ao fim de 12 jogos nesta nova época, esta foi apenas a segunda vez em que o Maccabi Haifa não conseguiu marcar golos e por aí também se explica o bom trabalho defensivo do Benfica. Ainda assim, faltou alguma ousadia para ir em busca do golo, algo que apenas ficou declarado após a desvantagem de dois golos. Defensivamente a equipa israelita até foi competente, mas a muralha rapidamente caiu após o golo de Rafa Silva. 

O árbitro

O sueco Andreas Ekberg soube manter o jogo controlado, pese embora os vários duelos mais intensos que foram acontecendo ao longo dos 90 minutos. Nota positiva. 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas