Bernardo a Bernardo, enche-se o jogo de magia: Notas do Portugal-Chéquia

Médio deu alma à equipa lusa, deu golos aos colegas e deu alegrias aos adeptos que encheram as bancadas de Alvalade. Esgotou as pilhas nesta partida, mas é esperado que volte a estar em forma frente à Suíça.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
10/06/2022 08:04 ‧ 10/06/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Análise

Portugal deu mais um passo importante nesta quinta-feira rumo a uma boa fase de grupos da Liga das Nações. A vitória frente à República Checa deixou a seleção nacional mais confortável no Grupo 2, no qual é líder isolado.

O onze inicial voltou a sofrer alterações, mas não perdeu o essencial: qualidade. Cristiano Ronaldo tentava fazer a equipa jogar, mas os checos jogaram com um sistema tático absurdamente denso e complicado de romper. O astro da seleção portuguesa foi dos mais inconformados, mas a ansiedade foi mais forte que a qualidade.

Com algumas dificuldades para contrariar a equipa adversária, Portugal fez uso das suas individualidades e foi exatamente aí que abriu a porta dos golos. Primeiro foi João Cancelo que esteve em destaque, depois foi Gonçalo Guedes, mas com grande trabalho do mágico da noite, Bernardo Silva.

Foi à boleia do médio, o mais sereno e assertivo na frente, que a equipa se desenrolou da melhor forma nos lances ofensivos. Pegou na varinha de condão e fez as suas magias para levar a equipa à vitória.

É com esta ideia que Portugal vai tirando os louros da qualidade que tem em campo. O individual, a sobrepor-se em momentos de maior indefinição, tem levado a equipa das quinas ao golo e, se tivermos de contar com mais lances de pura magia de Bernardo Silva, que se jogue com o individual até à final da Liga das Nações.

Vamos às notas.

A figura

A esta altura, já deverá saber quem foi a figura da partida. Bernardo Silva é, de forma completamente inevitável, o jogador mais desta partida. Dividiu-se entre meio campo e ataque, partiu várias vezes de zonas mais recuadas com bola no pé e trabalhou muito bem com João Cancelo e Gonçalo Guedes no lado direito do ataque luso. Esteve nos dois golos, mais no segundo com uma jogada e um passe tais... Acabou por não completar os 90 minutos, muito por conta de uma temporada muito pesada para o seu físico, mas, enquanto esteve em campo, foi um regalo vê-lo jogar. Começa a faltar vocabulário para quantificar e qualificar o talento de Bernardo Silva. 

A surpresa

Começou meio escondido e acabou bastante exposto. Rúben Neves começou a partida com uma característica curiosa: não sendo o jogador em campo mais apto para tarefas defensivas, porque William Carvalho estava em campo, foi ele quem jogou entre os dois centrais e foi construindo jogo a partir dessa zona. Começou mais desaparecido por causa disso, porque teve de se concentrar mais no posicionamento defensivo. Quando Portugal marcou e se colocou à vontade na partida, o médio soltou-se e entrou na sua onda. Começou a conduzir bola para lá da linha do meio campo, fez alguns passes longos de pontaria certeira. Mostrou, tal como já tinha mostrado frente à Suíça, ser um jogador cada vez mais essencial para o estilo de jogo que Portugal pratica.  

A desilusão

Para quem vinha com rótulo de melhor marcador e um dos mais perigosos da Rep. Checa, deixou um pouco a desejar. Jan Kutcha não apareceu no jogo. Contribuiu pouco para a equipa, rematou pouco, esteve em poucos lances ofensivos, não se mostrou ao jogo nem fez grande frente a Pepe e Danilo. O lance mais gritante foi uma bola perdida que lhe caiu nos pés, dentro da pequena área, e que não foi capaz de transformar em algo, acabando por perdê-la. Já garantiu dois golos em três jogos, mas na barreira portuguesa não deixou sequer um arranhão.

Os treinadores

Fernando Santos

Os devidos parabéns pelos 100 jogos a comandar a seleção nacional e também pelas recentes exibições da equipa. Notou-se que o apuramento para o Mundial'2022 serviu de lição e Portugal joga, agora, um melhor futebol que aquele que jogava nessa fase. Hoje é mais técnica, mais livre e mais confiante, os adeptos portugueses estão mais satisfeitos com as prestações da equipa, por isso encheram por duas vezes o Estádio de Alvalade. Perspetiva-se o resto de uma grande fase de grupos para esta equipa que, bem comandada pelo Senhor Engenheiro, 'arrisca-se' a chegar de novo à final da Liga das Nações.

Jaroslav Šilhavý

Mostrou que tinha a lição bem estudada. Abdicou do jogo ofensivo que tinha praticado nos últimos jogos para conseguir dominar a equipa portuguesa no seu meio campo. Acabou por não ter volta a dar quando as individualidades de Portugal se mostraram. Podia ter tirado partido da apreensão portuguesa quando os checos tinham a bola no pé, mas a equipa não estava realmente preparada para esse jogo. As tarefas defensivas eram principais, mas não o podem ser contra uma equipa que tem os jogadores que tem e que já leva sete golos marcados e apenas um sofrido.

O árbitro

Exibição tranquila, mas teve momentos de contestação. Houve um lance duvidoso na grande área da Rep. Checa, com Gonçalo Guedes a ser derrubado na hora do remate. Não recorreu ao VAR e mandou seguir. Em lances de futebol normal, jogadas em que se lutou pela bola como as regras permitem, acabou por assinalar falta e quebrar o ritmo de jogo. Ainda assim, não interferiu com o resultado.

Leia Também: Portugal dá 'workshop de magia' e já é líder isolado da Liga das Nações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

I Liga

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas