O Desportivo de Chaves garantiu, este domingo, a promoção à I Liga na próxima época, depois de vencer o Moreirense, por 2-1, no conjuntos dos dois jogos do playoff de manutenção no principal escalão do futebol português.
A equipa orientada por Ricardo Sá Pinto venceu na receção aos flavienses graças a um golo de Paulinho, mas que foi insuficiente perante a vantagem de dois golos que os transmontanos traziam da primeira mão.
O ala dos cónegos marcou um grande golo aos 25 minutos e fez explodir a festa no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Até ao apito final, os cónegos tentaram o tudo para tudo para igualar esta eliminatória contra o Desportivo de Chaves, mas uma boa exibição de Paulo Vítor na baliza dos flavienses impediu que os minhotos permanecessem na I Liga.
Terminam assim os nove anos consecutivos do Moreirense no principal escalão do futebol português. Já os flavienses, terceiros classificado na II Liga nesta temporada, vão cumprir na próxima época a 17.ª presença entre os grandes, regressando à I Liga onde não estavam desde 2018/19.
Equipas iniciais:
Moreirense: Kewin; Rodrigo Conceição, Rosic, Artur Jorge e Pedro Amador; Paulinho, Jefferson, Sori Mané e Yan Matheus; Derik e Rafael Martins.
Suplentes: Miguel Oliveira, Fábio Pacheco, Camará, André Luís, Matheus Silva, Steven Vitória, Galego, Mirallas e Gonçalo Franco.
Desp. Chaves: Paulo Vítor; João Correia, Rocha, Alexsandro e Bruno Langa; Guima e Obiora; Wellington, João Teixeira e Batxi; Platiny.
Suplentes: Ricardo Moura, Campos, Kevin Pina, Patrick, João Mendes, Juninho, Adriano, Queirós e Jô.
Antevisão:
O Desportivo de Chaves, terceiro classificado da II Liga, defende este domingo uma vantagem de 2-0, trazida de Trás os Montes, na deslocação a casa do Moreirense, antepenúltimo colocado da I Liga, no segundo jogo do playoff de acesso ao escalão principal.
Há uma semana, em casa, os flavhienses garantiram uma vantagem de 2-0, com golos de João Teixeira, aos 15 minutos, e João Correia, aos 68, uma vantagem com que entram em campo na ida a Moreira de Cónegos.
Frente a um adversário do escalão inferior, a equipa de Ricardo Sá Pinto terá uma difícil tarefa para assegurar a presença na I Liga pela nona consecutiva, Já o Chaves procura regressar ao convívio dos grandes, sendo que a equipa flaviense, com um total de 16 participações na I Liga, não participa no primeiro escalão do futebol nacional desde a época 2018/19.
A partida entre Moreirense e Chaves tem apito inicial agendado para as 19h30 e poderá acompanhar, em direto, as principais incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.