Powered bySolverde
Disclaimer

Federação São-tomense prepara recurso à desqualificação da CAN2023

A Federação são-tomense de Futebol (FSF) vai recorrer da desqualificação da fase de grupos para a Taça das Nações Africanas de futebol de 2023 (CAN2023) a favor das ilhas Maurícias, anunciou hoje o vice-presidente da federação.

Síria e Austrália empatam no 'play-off' de acesso ao Mundial2018

© Lusa

Lusa
16/05/2022 19:51 ‧ 16/05/2022 por Lusa

Desporto

Taça das Nações Africanas

Numa publicação divulgada na rede social Facebook, a Associação de Futebol das Maurícias refere que a Confederação Africana de Futebol (CAF) aceitou os seus argumentos, na sequência da queixa apresentada relativamente à elegibilidade do jogador Luís Leal dos Anjos.

"Assim, São Tomé é multado em 10.000 dólares e, além disso, a CAF concede um resultado de 3-0 a favor das Maurícias para a primeira mão contra São Tomé e Príncipe", acrescenta a Associação de Futebol das Maurícias.

Com este resultado na fase preliminar, e depois de um empate 3-3 no jogo da segunda mão, as Ilhas Maurícias salientam que vão disputar a fase de grupos de qualificação para a competição.

O vice-presidente Adalberto Catambe explicou que a federão são-tomense ainda não recebeu qualquer informação sobre a decisão, mas adiantou que vão recorrer.

"Não detendo a deliberação oficial da CAF nos nossos serviços, estamos a aguardar a todo o momento e assim que a tivermos vamos recorrer às instâncias competentes ao nível da CAF e também da FIFA, no sentido de fazer valer os nossos direitos e as nossas conquistas, fruto de muito sacrifício", disse Adalberto Catambe.

O dirigente negou também a informação divulgada por alguns órgãos de comunicação social, segundo os quais o jogador Luís Leal teria jogado mesmo tendo testado positivo ao coronavírus.

"Esta informação é falsa. O Luís Leal chegou depois da caravana, mas fazia-se acompanhar de um teste à covid-19 válido, que o permitiu entrar em território das Ilhas Maurícias e consequentemente deu-lhe direito de acesso ao campo", explicou o dirigente da Federação são-tomense de Futebol.

Segundo Catambe, São Tomé e Príncipe "cumpriu rigorosamente as legislações em vigor" e responsabiliza a CAF pela entrada em jogo do atleta em causa.

"É importante que fique claro que não é autoridade são-tomense que valida os atletas para tomar parte num encontro ou não [...] a CAF é quem organiza os seus eventos desportivos, e nos jogos detém sempre o comissário de jogo que é autoridade máxima e com poderes de validar ou não a entrada em campo de um determinado atleta", fundamentou.

Com base na decisão divulgada, as ilhas Maurícias referem que se "qualificaram para a fase de grupos da Taça Africana das Nações de 2023", vencendo a eliminatória por 6-3, e que jogará no grupo A (em que estava São Tomé e Príncipe) com a Nigéria, Serra Leoa e Guiné-Bissau, seu primeiro adversário.

"Importa realçar que, até ao presente momento, a Federação são-tomense de Futebol não recebeu qualquer deliberação da CAF e que face a isso não podemos fundamentar com base na deliberação", precisou o vice-presidente da Federação São-tomense de Futebol.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas