Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Nota da época? No futebol é tudo ou nada. Não ganhámos, então é nada"

Técnico do Sporting lançou o último jogo da época e até deu o onze inicial que vai usar.

"Nota da época? No futebol é tudo ou nada. Não ganhámos, então é nada"
Notícias ao Minuto

13:15 - 13/05/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim fez o lançamento, nesta sexta-feira, da última partida do Sporting na época 2021/22. O técnico dos leões falou sobre um adversário forte, deu o onze inicial que vai usar na partida, recusou falar do mercado, mesmo que o assunto seja St. Juste. Pelo meio, deixou elogios a Morita e uma farpa ao FC Porto.

Adversário: O Santa Clara habituou-se a não perder jogos, o primeiro passo para criar uma equipa forte, tem jogadores de qualidade. Será um jogo difícil, mas sem grande responsabilidade para as duas equipas. Somos o Sporting, queremos deixar uma boa imagem perante os adeptos. Queríamos fazer 88 pontos, só podemos fazer 85. É o objetivo para o jogo.

Que prenda pedia a Varandas? Nada. Temos uma forma de trabalhar, estávamos a planear há algum tempo a próxima época. Só peço bom ambiente, umas vezes concordamos, outras não, mas não peço nada de especial. Apenas continuar o projeto.

Saídas no mercado: Os clubes portugueses têm sempre de vencer. Não me preocupa isso. O que faço é entregar uma lista de jogadores que são fundamentais para o nosso projeto e o resto já não passa pelas minhas mãos. Há que entender que o mercado é mesmo assim, que os clubes vivem de receitas. A minha preocupação é explicar bem que há jogadores que têm de sair.

Nota da época: É tudo ou nada. Ou se ganha e é 10, ou não se ganha e é zero. Não gosto de estar a dar números. No futebol é tudo ou nada. Não ganhámos o campeonato, então é nada.

St. Juste: Só falava na altura de falar do mercado. Sobre o mercado, falaremos mais para a frente. O foco está em terminar bem a época. O St. Juste já foi oficializado, mas tem ainda um jogo para fazer pelo Mainz. Teremos tempo para falar sobre isso.

Significado de igualar pontuação: Nada. São tempos diferentes, sensações diferentes. No ano passado ganhámos, ganhar com 70 tem melhor sabor que ficar em segundo com 75. Perdemos este, vamos lutar pelo próximo, sabendo que há três equipas a lutar pelo título. O objetivo e a obrigação é lutar pelo campeonato. A sensação é igual, lutar para motivar a equipa. 

Posições carenciadas na equipa: Obviamente não vou dizer que lista de jogadores entreguei. Poderemos perder e os de mais mercado são os que fizeram melhor época. O que precisarmos na próxima época pode depender das saídas. Há jogadores que têm características que não há no mercado e isso obrigaria a alterações na rotação do plantel, ver que jogadores se adaptam melhor a outra posição. Temos o trabalho de casa feito, mas, com as saídas, pode mudar tudo.

Balanço das equipas de arbitragem: Não vou falar de arbitragem. É a minha forma de estar. Quando há algo que muda o jogo, eu falo aqui. Falar do árbitro não interessa.

FC Porto justo campeão? Eu fiz o que tinha de fazer pela instituição em que estou. Dei os parabéns ao campeão, o que não aconteceu em relação a nós. Fiz o meu papel porque é assim que temos de gerir as coisas. O FC Porto acabou por ser o justo campeão porque foi o mais regular.

Nenhuma expulsão nesta época: Tem a ver com a experiência, com a equipa. Não fomos campeões, mas sinto-me mais tranquilo. Fizemos também o trabalho de casa. A presença do público também ajuda porque não se ouve tanto. Até as bocas dos outros treinadores a pediram faltas não se ouvem, então não ativa tanto o outro treinador. Essas bocas faziam-me impressão. Também temos o Gonçalo [Esteves] que, quando começa a ficar mais quente, vem falar comigo. Tem a ver com experiências. No ano passado passei por momentos difíceis, com suspensões, processos disciplinares para ficar sem exercer a minha profissão por seis anos. Isso mexe tudo com uma pessoa. Não sei como vai ser no próximo ano, mas vamos crescendo.

Precisa de melhorar? Para alguém que tem dois anos e meio de treinador principal, tenho de melhorar em muita coisa. Na abordagem dos jogos, no entendimento do jogo, perceber melhor o dia a dia, os momento da pressão. tudo isto cresce com a experiência. Tenho muito a aprender, dei muitos passos em frente durante a formação, mas preciso de crescem em muito.

João Virgínia: A nossa é tentar um novo empréstimo, tentar ver o que consegue fazer. Estamos felizes com ele, jogou mais este ano do que nos anos em que esteve no Everton. Evoluiu bastante, o Vital é um grande treinador de guarda-redes, evolui toda a gente.

Diego Calai: Parece-me que ainda não está pronto para ser número dois. O André Paulo vai ficar porque o Calai vai andar em transição. O Calai não é bem três nem quatro. Precisa de crescer, de jogar. Estamos a falar de um Sporting que tem de lutar pelo título, os jogadores precisam de saber lidar com essa pressão. O Calai tem 17 anos, precisa de crescer, a nossa ideia é que ele vai ser o titular do Sporting, mas ainda não é o momento.

Morita: É um jogador de qualidade técnica, pode jogar a seis e a oito, é um excelente jogador. Faz bem o Santa Clara ter jogadores dessa qualidade.

Onze titular: Posso dar, ficam já com essa. Vai jogar o João Virgínia, o Nuno Santos, o Inácio, o Coates, o Neto, o Porro, o Bragança, o Palhinha, o Pedro Gonçalves, o Sarabia e o Tabata. Não digam ao Mário [Silva, treinador do Santa Clara].

Antevisão

Rúben Amorim vai falar nesta sexta-feira aos jornalistas. O técnico do Sporting vai lançar o último jogo da temporada 2021/22, frente ao Santa Clara, jogado neste sábado em Alvalade.

Acompanhe em direto as palavras de Rúben Amorim no lançamento desse jogo, aqui, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Amorim prepara 'surpresa' para Rodrigo Ribeiro no último jogo da I Liga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório