Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ceferin diz que Superliga está acabada por "um mínimo de 20 anos"

O presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin, considerou hoje que a Superliga, um projeto desenhado por alguns clubes europeus, que acabou por não avançar, está acabado "pelo menos, por 20 anos".

Ceferin diz que Superliga está acabada por "um mínimo de 20 anos"
Notícias ao Minuto

15:18 - 11/05/22 por Lusa

Desporto Superliga Europeia

"Penso que esse projeto acabou para sempre, ou pelo menos por 20 anos", afirmou Ceferin em conferência de imprensa, no âmbito do Congresso da UEFA que decorre em Viena, acrescentando não gostar da designação de Superliga.

O dirigente máximo do futebol europeu voltava assim a abordar o 'fiasco' da criação da Superliga, anunciada em 18 de abril do último ano, e que acabou por 'implodir' poucos dias depois, com a desistência da maioria dos clubes fundadores.

"Não gosto de lhe chamar Superliga, porque é tudo menos uma Superliga", sublinhou Ceferin em relação ao projeto, que continua a ter Real Madrid, FC Barcelona e Juventus como defensores.

Na base da sua criação estavam também, além destes três clubes, Manchester United, Manchester City, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Atlético de Madrid, AC Milan e Inter Milão, que acabaram por renunciar ao projeto.

Na conferência de hoje, o presidente da UEFA não quis comentar o avanço de um eventual procedimento disciplinar contra os três clubes que se mantêm defensores da ideia, referindo que é preciso aguardar e respeitar os tribunais.

Em curso está um processo no Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), questionado pela justiça espanhola em relação a um eventual abuso da UEFA da sua "posição dominante" e que deverá ter uma decisão até final do ano.

Aleksander Ceferin defende que a UEFA não tem uma posição de "monopólio", e, como tal, não infringe as regras da concorrência na Europa, na medida em que "ninguém está obrigado a disputar as competições" e que "nenhuma federação é obrigada a ser membro da UEFA".

"Estão no pleno direito de criarem a sua própria UEFA e de disputarem a sua própria competição. Mas é claro, se disputarem uma outra competição, não podem disputar a nossa", sublinhou o dirigente.

Leia Também: Presidente da UEFA critica Superliga e enaltece novo modelo da Champions

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório