Benfica critica VAR: "A que interesses serve a falta de transparência?"

Clube da Luz voltou a atacar a arbitragem, a propósito do jogo deste domingo entre Sporting e Gil Vicente.

LISBON, PORTUGAL - MAY 06:  General view prior to the Liga NOS match between SL Benfica and FC Porto at Estadio da Luz on May 06, 2021 in Lisbon, Portugal. Sporting stadiums around Portugal remain under strict restrictions due to the Coronavirus Pandemic

© Getty Images

Notícias ao Minuto
02/05/2022 14:10 ‧ 02/05/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

Depois de ter recorrido ao Twitter para criticar a arbitragem liderada por Miguel Nogueira no triunfo do Sporting diante do Gil Vicente (4-1), o Benfica voltou a tecer críticas através da publicação digital Benfica News.

O Benfica questiona "a quem e a que interesses serve a falta de transparência" e olham para o VAR como um "produto que, tal como está atualmente a ser tratado, pura e simplesmente não é valorizável".

As águias pedem ainda que "as comunicações da equipa de arbitragem, nomeadamente entre VAR e árbitro principal, sejam tornadas públicas para que se perceba o que está na base de decisões tão polémicas".

Os encarnados já se tinham queixado das más decisões em torno do penálti a favor do Sporting por falta fora da área (lance que deu o 1-0) e ainda a grande penalidade que ficou por marcar por falta de Adán (quando ainda estava 1-0).

Recorde-se que o triunfo do Sporting fechou as contas do segundo lugar e 'empurrou' a decisão do título para o Clássico da Luz do próximo sábado.

[Notícia atualizada às 14h20]

Confira o comunicado na íntegra:

"Lamentavelmente, esta edição da News Benfica tem como tema o VAR, depois de ontem, de novo, todos termos visto uma utilização sofrível de uma ferramenta que deveria ajudar o futebol, mas pelo contrário tem servido sobretudo para desvirtuar a competição.

1 - Mais um dia normal de VAR em Alvalade: penálti a favor do Sporting com falta fora da área. Penálti perdoado ao Sporting por abalroamento de Adán. Apenas mais do mesmo nesta época. E a questão tem de ser colocada: o que motivou a aparente inação do VAR em lances tão clamorosos?

2 - Até quando continuaremos a assistir, jornada após jornada, a erros gritantes em jogos dos adversários mais diretos, sem que o VAR interceda, como deveria, no sentido de repor a justiça devida? É urgente que, de uma vez por todas, haja equidade na aplicação dos critérios de arbitragem. É urgente que, de uma vez por todas, haja transparência, haja justiça, haja condições que potenciem a salutar competição desportiva. São demasiados erros. Demasiados erros em favor de uns, sempre os mesmos, demasiados erros em prejuízo de outros, sempre o Benfica. Não há justificação possível para que tal aconteça.

3 - Que produto é este que temos para valorizar? Tal como está atualmente a ser tratado, este produto pura e simplesmente não é valorizável. Lamentamos muito, mas não é. A propalada vontade de melhorar o futebol português não chega. As palavras vãs servem para coisa nenhuma, além de permitirem que nada se faça e tudo continue como está. É necessário que se atue incisiva e eficazmente para que se corrija o que está mal. A bem do futebol português. O Sport Lisboa e Benfica recusa-se a assistir impávido e sereno a este triste espetáculo que nos é oferecido semana sim, semana não. Medidas precisam-se!

4 - Transparência, justiça e equidade. Muito há a fazer. Mas tem de ser feito urgentemente. E o ponto de partida é a transparência. É fundamental que as comunicações da equipa de arbitragem, nomeadamente entre VAR e árbitro principal, sejam tornadas públicas para que se perceba o que está na base de decisões tão polémicas. E é também essencial que se realize uma auditoria ao VAR, nomeadamente nos lances de fora de jogo, como forma de reforçar a confiança na utilização da ferramenta ou, caso seja aplicável, na correção dos erros mais comuns que venham a ser eventualmente identificados. A quem e a que interesses serve a falta de transparência? Urge eliminá-la já para a próxima época."

Leia Também: Benfica critica arbitragem em Alvalade: "Mais um dia normal de VAR"

Leia Também: Francisco Benitez pede transparência à direção do Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Semenyo agradece ao Liverpool após caso de racismo: "A única língua..."

Premier League

Semenyo agradece ao Liverpool após caso de racismo: "A única língua..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting13
2FC Porto13
3Famalicão13
4Sp. Braga13
5Arouca13
6Gil Vicente13
7Moreirense13
8Casa Pia23
9Estoril11
10Estrela11
11Benfica00
12Rio Ave00
13Alverca10
14C.D. Nacional10
15Santa Clara10
16Tondela10
17Vitória SC10
18AVS20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Koenigsegg Jesko Absolut atinge novo recorde de velocidade

Koenigsegg

Koenigsegg Jesko Absolut atinge novo recorde de velocidade

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas