Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

Polémica na Euroliga. Estrela Vermelha descartou tarja contra a guerra

Clube diz ter-se limitado a "seguir as posições oficiais" da Sérvia relativamente à invasão russa à Ucrânia.

Polémica na Euroliga. Estrela Vermelha descartou tarja contra a guerra
Notícias ao Minuto

16:28 - 04/04/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Basquetebol

O Zalgiris Kaunas recebeu e bateu, este domingo, o Estrela Vermelha, por 103-98. Mas, mais do que aquilo que se passou na partida relativa à 21.ª jornada da Euroliga de basquetebol, está a dar um gesto que teve lugar ainda antes do apito inicial.

Os jogadores do conjunto lituano perfilaram-se na quadra envergando uma tarja com as cores da bandeira ucraniana, onde podia ler-se a mensagem "Stop War" ('Parem a Guerra', em português), em sinal de protesto contra a invasão das forças militares russas ao país.

Os atletas do emblema sérvio, por sua vez, recusaram juntar-se ao gesto, acabando por provocar uma monumental assobiadela por parte dos milhares de adeptos que marcaram presença no Zalgirio Arena, em Kaunas.

Face à polémica, a direção do Estrela Vermelha emitiu, pouco tempo depois, um comunicado, no qual explicou que, "tanto os jogadores, como a equipa técnica seguiram e agiram em concordância com as decisões dos mais altos cargos do clube".

"O Estrela Vermelha, enquanto clube desportivo e representante da República da Sérvia, que tomou uma posição clara quanto ao conflito na Ucrânia, segue as posições oficiais do nosso país", explicaram os responsáveis.

"Em comunicado oficial à Euroliga e à direção do Zalgiris, foi tornado claro, poucos dias antes do jogo, na Lituânia, que não queria permitir uma politização e não queria carregar uma tarja com as cores de qualquer país", completou.

Leia Também: Ginasta ucraniana de 11 anos morre, vítima de bombardeamento russo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório