Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

'Super Brunão' indica o caminho do Qatar e Portugal está no Mundial'2022

Médio português marcou os dois golos diante da Macedónia do Norte, num jogo competente das cores nacionais. Segue-se agora uma viagem até ao Qatar no final deste ano civil.

'Super Brunão' indica o caminho do Qatar e Portugal está no Mundial'2022
Notícias ao Minuto

21:35 - 29/03/22 por Rodrigo Querido

Desporto Mundial 2022

Esperávamos, e conseguimos aquilo que queríamos. Mesmo à portuguesa, ou seja, à última, a seleção de todos nós conseguiu o que ansiávamos há meses. O apuramento para o Mundial'2022. Bastava uma vitória, esta terça-feira, contra a Macedónia do Norte, e foi mesmo isso que alcançamos, com dois golos de um super Bruno Fernandes diante dos macedónios num lotadíssimo Estádio do Dragão, e que puxou pelas cores nacionais do início ao fim do jogo.

Tal como se esperava, a Macedónia do Norte apresentou-se em solo nacional com um cariz defensivo. A primeira parte ficou marcada por um equilíbrio inicial e muitas dificuldades da equipa nacional em quebrar a coesão defensiva do adversário.

Mas com o passar do tempo a seleção nacional conseguiu soltar-se de marcações da formação balcã, que foi, por uma vez ou outra, tentar um golpe de sorte junto da baliza de Diogo Costa.

Portugal teve grande parte da iniciativa de jogo deste o apito inicial do inglês Anthony Taylor, e foi com naturalidade que a primeira grande ocasião de perigo pertenceu aos comandados de Fernando Santos. Aos 14 minutos, Cristiano Ronaldo esteve muito perto de marcar. Isolado por Otávio, o capitão da seleção nacional apareceu na cara do guarda-redes adversário, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do poste.

A equipa das quinas foi-se conseguindo libertar das apertadas marcações individuais dos jogadores da Macedónia do Norte, e foi precisamente numa pressão alta que o Estádio do Dragão quase que foi abaixo. Ristovski fez um mau passe que terminou nos pés de Bruno Fernandes. O médio entregou a bola ao capitão de equipa que, atento, viu o companheiro de seleção colocar-se em boa posição para rematar. A bola seguiu para os pés do camisola 11 que só teve de atirar para o fundo das redes adversárias. Os adeptos, que nunca deixaram de apoiar os jogadores, ficaram ainda mais animados com este golo de Bruno Fernandes aos 32 minutos.

E o segundo podia mesmo ter aparecido aos 42 minutos. Depois de ser servido por Pepe, Ronaldo cruzou para zona perigosa onde apareceu Diogo Jota que, rápido, se antecipou ao guarda-redes, mas atirou às malhas laterais. Cancelo também tentou a sorte em cima do intervalo, mas o remate saiu ligeiramente por cima.

Para a etapa complementar, a seleção de Portugal surgiu, nos primeiros minutos, a pressionar um pouco mais alto, e à procura de fazer a Macedónia do Norte cometer um erro na zona defensiva que permitisse aos lusitanos alcançar um golo que desse alguma tranquilidade no resultado.

Ronaldo, sempre muito saudado pelos adeptos presentes no Dragão, deu o primeiro aviso com um cabeceamento por cima da trave. Mas, a verdade, é que o segundo golo das cores nacionais acabaria por surgir aos 65 minutos, e numa irrepreensível jogada de contra-ataque.

Tudo começou num corte de Pepe a anular a investida de Bardhi. A bola sobrou para Bruno Fernandes, que correu mais de meio-campo antes de servir Diogo Jota. O avançado do Liverpool fez o que melhor sabe e tirou um cruzamento milimétrico para o coração da área onde o médio do Manchester United apareceu para encostar, com um remate forte.

Com o 2-0 no marcador, a equipa portuguesa geriu as contas do encontro, mas nem por isso deixou de procurar mais um golo para animar ainda mais os adeptos presentes no Dragão. E isso esteve mesmo perto de acontecer aos 79 minutos. Depois de um rápido contra-ataque, Bruno Fernandes cruzou para a área na direção de Ronaldo, mas Velkovski cortou pela linha de fundo.

A partida corria de feição às cores nacionais, e até houve tempo para Fernando Santos promover mais uma estreia na seleção nacional. Depois dos aplausos para o 'super Brunão', o engenheiro decidiu lançar em campo o jovem Vitinha, que tem sido um dos destaques no FC Porto esta época.

Termina assim a aventura portuguesa nesta fase de qualificação para o Mundial'2022, com a equipa nacional a selar o lugar no Qatar mesmo à última. O mais difícil vem aí no final do ano, num Campeonato do Mundo que ocorre fora das datas habituais. Mas o objetivo é sempre o mesmo: tentar um inédito título de campeão mundial para juntar ao de campeão europeu.

Momento do jogo: Bruno Fernandes, inteligente, conseguiu alcançar um mau passe de Ristovski e quebrar a resistência macedónia a meio da primeira parte.

Minuto a minuto:

90+3' - TERMINA O JOGO NO DRAGÃO! PORTUGAL ESTÁ NO MUNDIAL'2022!

90'+1 - Estreia na equipa das quinas. Sai João Moutinho e entra Vitinha.

90' - Três minutos de compensação.

88' - Também faz alterações Fernando Santos. Saem Bernardo Silva e Bruno Fernandes para as entradas de João Félix e Matheus Nunes.

88' - Mexidas nos macedónios. Sai Elmas e entra Nikolov.

86' - Boa jogada pela esquerda de Rafael Leão, que cruza para Cristiano Ronaldo, mas o capitão da equipa das quinas não conseguiu rematar. 

80' - Macedónia do Norte pediu dois penáltis, mas nada foi assinalado. 

79' - Muito perto do terceiro Portugal. Depois de um rápido contra-ataque, Bruno Fernandes cruzou para a área na direção de Cristiano Ronaldo, mas corta Velkovski.

76' - Fernando Santos faz as primeiras mexidas. Otávio sai e entra William Carvalho. Já Rafael Leão rende Diogo Jota. 

76' - Volta a mexer a Macedónia do Norte. Sai Kostadinov para a entrada de Ashkovski.

74' - Amarelo mostrado a Alioski por falta sobre Otávio.

68' - Cartões amarelos para Cancelo e Musliu após um desentendimento entre os dois jogadores.

65' - GOLOOOOOOOLOOOOOO! É NOSSO, É DE PORTUGAL! BISA BRUNO FERNANDES NO ENCONTRO! Grande corte de Pepe que colocou a bola em Bruno Fernandes. O médio deu depois para Diogo Jota que cruzou para o coração da área onde o jogador do Manchester United apareceu apenas para encostar.

60' - Volta a mexer a Macedónia do Norte. Churlinov entra para o lugar de Trajkovski.

58' - Grita-se por Cristiano Ronaldo no Dragão.

54' - Imperial Pepe! Os macedónios tiraram um cruzamento para o coração da área, mas o central foi mais forte nas alturas.

52' - Bruno Fernandes remata em boa posição, mas a bola termina nas mãos de Dimitriesvski.

49' - Bom trabalho de Nuno Mendes, mas o cruzamento saiu muito torto.

46' - Começa a segunda parte no Dragão.

45' - Macedónia do Norte mexe ao intervalo. Sai Milan Ristovski e entra Bojan Miovski.

45+1'- Final da primeira parte no Dragão.

45' - Um minuto de compensação.

44' - Grande exibição de Danilo! Mais um corte importante do defesa luso.

40' - Grande oportunidade para Jota! Depois de ser servido por Pepe, Ronaldo cruza e aparece Diogo Jota que, rápido, se antecipou ao guarda-redes, mas atirou às malhas laterais. 

35' - Animam-se as bancadas no Estádio do Dragão.

32' - GOLOOOOOOOOLOOOOO. É GOLOOOOO DE PORTUGAL. ESTAMOS MAIS PERTO DO QATAR! MARCA BRUNO FERNANDES! O médio do Manchester United apanha uma bola mal defendida pelos macedónios, dá em Cristiano Ronaldo e o capitão da seleção portuguesa devolve ao companheiro que equipa que atirou cruzado para o fundo das redes adversárias.

29' - Nuno Mendes está recuperado. Segue o jogo no Dragão.

28' - Jogo interrompido para assistência a Nuno Mendes. Jogador do PSG está muito queixoso após entrada dura de Kostadinov.

24' - Muito perto Jota! Bruno Fernandes bateu o pontapé de canto e o avançado, no coração da área, cabeceia ao lado. 

20' - Alioski tenta o remate de longe, mas a bola sai ao lado.

17' - Livre para os macedónios à entrada da área portuguesa. Bardhi foi chamado a converter, mas a bola seguiu direitinha para as mãos de Diogo Costa.

14' - RONALDO! Muito perto do golo o nosso capitão. O avançado aparece isolado por Otávio, mas o remate sai ligeiramente ao lado do poste.

13' - Bruno Fernandes outra vez! O médio aparece a desviar de cabeça, mas a bola sai muito por cima.

10' - Bruno Fernandes apareceu em boa posição à entrada da área, mas foi desarmado por um defesa da Macedónia do Norte. 

6' - Primeira ação de perigo para Portugal. Cruzamento perigoso de Nuno Mendes, mas nem Ronaldo, nem  Bruno Fernandes não conseguiram chegar ao desvio. 

1' - Já se joga a grande final no Estádio do Dragão!

0' - E agora ouve-se A Portuguesa cantada a plenos pulmões no Dragão. Que momento emocionante.

0' - Escutam-se os hinos. Primeiro o da Macedónia do Norte.

0' - Sobem as equipas ao relvado do Estádio do Dragão.

Equipas iniciais:

Onze de Portugal: Diogo Costa; Cancelo, Pepe, Danilo e Nuno Mendes; Moutinho; Otávio, Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Ronaldo e Jota.

Suplentes de Portugal: Rui Patrício, José Sá, Raphael Guerreiro, José Fonte, Cédric, Vitinha, William Carvalho, Matheus Nunes, Gonçalo Guedes, João Félix, André Silva e Rafael Leão.

Onze da Macedónia do Norte: Dimitrievski; Ristovski, Musliu, Velkovski e Alioski; Elmas, Bardi, Ademi e Trajkovski; Ristovski e Kostadinov.

Suplentes da Macedónia do Norte: Naumovski, Siskovski, Todoroski, Ashkovski, Ristevski, Serafimov, Nikolov, David Babunski, Spirovski, Churlinov, Dorian Babunski e Miovski.

----------------

18h10: E agora espreite aquela que pode ser a equipa inicial escolhida pelo selecionador Fernando Santos.

17h45: Adeptos começam a entrar no interior do Estádio do Dragão.

17h29: Confira a antevisão que a redação do Desporto ao Minuto fez a este encontro decisivo.

17h00: Os centrais Gonçalo Inácio e Tiago Djaló e o defesa-direito Diogo Dalot não foram convocados por Fernando Santos para a partida de hoje.

16h53: Adeptos da Macedónia do Norte fazem a festa antes do jogo contra Portugal. Veja as imagens.

16h30: O árbitro inglês Anthony Taylor é o nomeado para apitar o encontro.

16h10: Jogadores portugueses muito sorridentes no passeio matinal.

Antevisão:

É hoje o dia em que Portugal e Macedónia do Norte medem forças para tentar fechar um lugar na fase de grupos do Mundial'2022, que acontece no final do presente ano civil.

Se os portugueses procuram prolongar a campanha de participações em provas de seleções que prossegue desde 1998, os macedónios procuram uma qualificação inédita para um Mundial.

Com todo o favoritismo do seu lado, Portugal vai, muito provavelmente, deparar-se com um adversário a jogar em bloco baixo, a esperar por um erro, uma transição rápida ou um lance de bola parada para ferir os lusos.

Portugal procura a oitava presença em Mundiais, e sexta consecutiva, depois de 1966, 1986, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, enquanto os macedónios nunca participaram numa fase final de um Campeonato do Mundo.

O encontro entre Portugal e a Macedónia do Norte, da final do caminho C dos playoffs europeus de acesso ao Mundial'2022, tem apito inicial agendado para as 19h45, e contará com arbitragem de Anthony Taylor. Poderá acompanhar todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório