Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal-Macedónia: Hora de agarrar um Mundial (que já vem fora de horas)

Lusos e macedónios tentam alcançar um dos últimos bilhetes do continente europeu rumo ao Campeonato do Mundo que decorre no final deste ano no Qatar. Estádio do Dragão estará cheio para aquela que é a última carruagem para as duas seleções rumo ao Mundial'2022.

Portugal-Macedónia: Hora de agarrar um Mundial (que já vem fora de horas)
Notícias ao Minuto

08:08 - 29/03/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Chegou o dia decisivo para Portugal e Macedónia do Norte. As duas seleções medem forças esta terça-feira no Estádio do Dragão, no Porto, para assegurar um dos últimos bilhetes que o continente europeu tem para o Mundial'2022, que acontece no final deste ano civil no Qatar.

Depois de bater a Turquia por 3-1 nas meias-finais no caminho C, na quinta-feira, Portugal só necessita de superar os macedónios para rumar ao Qatar. Mas a equipa dos Balcãs terá uma palavra a dizer neste encontro.

O que parecia ser uma missão quase impossível para a Macedónia do Norte, no caso bater a campeã europeia em título Itália, transformou-se num possível sonho para os macedónios. O pontapé para a história de Aleksandar Trajkovski colocou os forasteiros a apenas um passo de uma presença inédita num Campeonato do Mundo. Antes já tinham vencido a Alemanha, por 2-1, na fase de grupos, vitória fulcrar para a presença neste playoff.

Portugal é, sem dúvida, um favorito indiscutível para esta partida, não só por ocupar uma posição superior à Macedónia do Norte no ranking da FIFA - os macedónios são 67.º classificados -, mas também pela qualidade individual dos comandados de Fernando Santos. Ainda assim, é preciso ter cuidado com o contra-ataque do adversário desta terça-feira.

Face à já larga experiência de Portugal nas fases finais de competições de seleções, tudo o que não seja o apuramento para o Mundial'2022 será um enorme fracasso, num apuramento que há muito podia estar decidido, não fosse a indesculpável derrota com a Sérvia na Luz (1-2), e o não mesmo grave e inesquecível erro do árbitro Danny Makkelie que tirou um golo limpo a Portugal em casa dos sérvios, há um ano, e levou Cristiano Ronaldo a atirar a braçadeira de capitão para o relvado.

Os macedónios foram capazes de destronar o campeão do Euro'2020, serão eles capazes também de destronar os heróis de Paris? Que Portugal seja capaz de travar o dominó macedónio numa noite em que, como frisou Ronaldo, se espera um "inferno no Dragão".

Portugal e Macedónia do Norte jogam esta terça-feira no Estádio do Dragão, no Porto, a partir das 19h45, e só um deles pode carimbar o passaporte rumo ao Qatar. E esperemos que seja a seleção portuguesa.

Treinadores em discurso direto:

Fernando Santos:

O que espera da Macedónia do Norte: O último jogo da Macedónia pode deixar uma marca que não é a verdadeira. É preciso analisar outros jogos, como por exemplo o que fizeram com a Alemanha em que na primeira parte eles não deixaram jogar os alemães. Eles têm jogadores de qualidade e que têm boa qualidade, como o Elmas. Dizem que para eles é o jogo das suas vidas, de vida ou de morte, mas para nós também é. Precisaremos de ter bastante intensidade e criatividade para estar no Qatar. Mas acredito que vamos lá ter.

Maior pressão por a Macedónia ter afastado a Itália? A pressão que temos de ter é a de estar no Qatar. Falamos muito em nomes, mas eles ganharam à Alemanha. Se eles não tivessem ganho lá, não estariam a disputar este playoff. E agora estão na final, após ter eliminado a Itália. Não temos de ter medo da Macedónia, mas temos de ter uma entrega ao jogo para o poder ganhar.

Menos sofrimento na parte final do que com a Turquia: Não tenho dotes de adivinho, nem posso calcular o que vai suceder. Às vezes, as coisas sucedem de uma forma que não estamos à espera. Lá dentro, são os jogadores que vão assumir as decisões. E eles acabam por assumir quase o papel de treinador. Estou convicto que amanhã vamos ganhar. Quero ganhar com mais ou menos sofrimento, com menos, se possível, até porque já tenho alguma idade e já não tenho coração para estas coisas.

Blagoja Milevski:

Marcação especial a Ronaldo: Estamos a falar do melhor jogador do mundo nos últimos anos. Mas não vamos jogar só contra ele. Portugal não é só Ronaldo. Vamo-nos concentrar na equipa toda e não apenas num jogador.

Análise ao adversário: Portugal tem um estilo diferente, com jogadores excecionais e um enorme valor a nível internacional. Mas nós também temos qualidade e vamos tentar funcionar como um todo.

Lutar pela vitória: Ninguém esperaria isto da Macedónia do Norte neste play-off, mas não vamos fugir a esta oportunidade. Estamos numa boa posição e vamos desfrutar ao máximo este momento, defrontando uma grande equipa.

Últimos resultados:

Portugal: V-V-E-D-V

Macedónia do Norte: V-D-V-V-V

Últimos onzes:

Portugal: Diogo Costa; Dalot, Danilo, Fonte e Raphael Guerreiro; Moutinho; Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Otávio; Diogo Jota e Ronaldo.

Macedónia do Norte: Dimitrievski; Stefan Ristovski, Velkovski, Musliu, Alioski; Churlinov, Ademi, Bardhi, Nikolov; Milan Ristovski, Trajkovski.

Ausências:

Portugal: Nada a registar.

Macedónia do Norte: Nada a registar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório