Sporting abate a 'besta negra' e chega ao Clássico na luta pelo topo

Triunfo sobre o Famalicão permite ao Sporting partir para o Dragão com uma desvantagem de seis pontos para o FC Porto.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
06/02/2022 22:28 ‧ 06/02/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

Foram precisas seis tentativas, mas o Sporting conseguiu, por fim, levar de vencida o Famalicão em partidas a contar para o principal escalão do futebol português, algo que já não acontecia… desde 1994.

Os leões conquistaram, este domingo, um triunfo caseiro, por 2-0, graças aos golos de Pablo Sarabia e Matheus Reis, e chegam ao Clássico da 22.ª jornada, diante do FC Porto, no estádio do Dragão, bem ‘vivos’ na luta pela liderança da I Liga

‘Aliança espanhola’ valeu vantagem

Apesar das dificuldades em que se encontra - vinha de uma série de apenas uma vitória em dez jogos - o Famalicão não se mostrou ‘acanhado’ no terreno do campeão nacional em título. Bem pelo contrário.

Os homens de Rui Pedro Silva procuraram pressionar a equipa do Sporting desde a primeira fase de construção e impor o seu jogo, com personalidade… antes de, logo ao quarto minuto de jogo, darem um autêntico ‘tiro no pé’.

Adrián Márin pegou na bola na ala esquerda da defesa famalicense e tentou fintar tudo e todos, mas acabou por perder a bola em zona proibida e cometer penálti sobre Paulinho. Pablo Sarabia não perdoou e, da marca dos 11 metros, atirou para o fundo das redes.

Daí em diante, os leões procuraram controlar a partida com bola, explorando uma ou outra brecha na defesa adversária, enquanto que o Famalicão explorou ao máximo as costas dos laterais Pedro Porro e, especialmente, Matheus Reis para criar perigo.

Riccieli deu o primeiro sinal de aviso, com um cabeceamento perigoso, e, já nos descontos do primeiro tempo, Pêpê ‘arrancou’ um penálti a Pedro Porro. No entanto, Antonio Adán impôs-se e defendeu o ‘tiro’ de Simon Banza.

Dúvidas afastadas à ‘bomba’

A segunda parte arrancou igualmente ‘eletrizante’ e com mais um lance polémico, desta feita, na grande área do Famalicão, onde Matheus Nunes pediu mão na bola de Ivo Rodrigues. No entanto, as imagens foram esclarecedoras.

O Sporting continuou a carregar em busca do golo da tranquilidade, e, aos 61 minutos, foi a vez de Pedro Porro (que viu o quinto cartão amarelo da temporada na I Liga e vai falhar o Clássico com o FC Porto) acertar em cheio no poste.

No entanto, à terceira foi mesmo de vez. Após uma bola mal aliviada pela defesa famalicense, Matheus Reis encheu o pé, e, com um grande remate, bateu Luiz Júnior para dar maior tranquilidade aos verde e brancos.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting, segundo classificado da I Liga, passa a somar 53 pontos, menos seis do que o líder, o FC Porto, com quem tem encontro marcado, já na próxima sexta-feira.

Já o Famalicão, permanece com 20 pontos e ocupa a 16.ª e penúltima posição da tabela, que, recorde-se, obriga à disputa de um playoff de manutenção com o terceiro classificado da II Liga pela manutenção, no final da temporada.

Momento do jogo: O Famalicão colocou muitas dificuldades ao Sporting, e, à beira do apito para o intervalo, podia mesmo ter reposto a igualdade. No entanto, Antonio Adán foi ‘gigante’ e defendeu a grande penalidade cobrada por Simon Banza.

Onzes

Sporting: Adán; Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Feddal, Coates, Matheus Reis; Palhinha, Matheus Nunes; Sarabia, Pedro Gonçalves e Paulinho.

Famalicão: Luiz Júnior; Ivo Rodrigues, Alexandre Penetra, Riccieli, Alex Nascimento, Marín; Pickel, João Carlos Teixeira; Bruno Rodrigues, Pêpê e Banza.

Antevisão

É um Sporting com o moral em alta aquele que, este domingo, recebe o Famalicão, no estádio de Alvalade, em partida a contar para a 21.ª jornada do campeonato português, face à mais recente série de resultados positivos.

Após derrotarem o Benfica e revalidar o título da Taça da Liga, os campeões nacionais foram ao Jamor golear o Belenenses SAD, por 4-1. Um momento em todo diferente àquele que atravessam os homens de Rui Pedro Silva, que continuam a tentar escapar aos lugares de despromoção.

Este jogo antecede o tão aguardado Clássico do Dragão, diante do FC Porto, mas, na véspera, Rúben Amorim deixou bem claro que os verde e brancos não vão poupar ou gerir a pensar naquele que pode muito bem vir a ser o duelo do título.

O Sporting-Famalicão será ajuizado por André Narciso, árbitro da Associação de Futebol de Setúbal, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Famalicão: Alvalade em alerta para um freguês 'traiçoeiro'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Treinador de escola do Benfica desaparecido. Há apelo nas redes sociais

SC Sanjoanense

Treinador de escola do Benfica desaparecido. Há apelo nas redes sociais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Toyota

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas