Foram precisas seis tentativas, mas o Sporting conseguiu, por fim, levar de vencida o Famalicão em partidas a contar para o principal escalão do futebol português, algo que já não acontecia… desde 1994.
Os leões conquistaram, este domingo, um triunfo caseiro, por 2-0, graças aos golos de Pablo Sarabia e Matheus Reis, e chegam ao Clássico da 22.ª jornada, diante do FC Porto, no estádio do Dragão, bem ‘vivos’ na luta pela liderança da I Liga
‘Aliança espanhola’ valeu vantagem
Apesar das dificuldades em que se encontra - vinha de uma série de apenas uma vitória em dez jogos - o Famalicão não se mostrou ‘acanhado’ no terreno do campeão nacional em título. Bem pelo contrário.
Os homens de Rui Pedro Silva procuraram pressionar a equipa do Sporting desde a primeira fase de construção e impor o seu jogo, com personalidade… antes de, logo ao quarto minuto de jogo, darem um autêntico ‘tiro no pé’.
Adrián Márin pegou na bola na ala esquerda da defesa famalicense e tentou fintar tudo e todos, mas acabou por perder a bola em zona proibida e cometer penálti sobre Paulinho. Pablo Sarabia não perdoou e, da marca dos 11 metros, atirou para o fundo das redes.
Daí em diante, os leões procuraram controlar a partida com bola, explorando uma ou outra brecha na defesa adversária, enquanto que o Famalicão explorou ao máximo as costas dos laterais Pedro Porro e, especialmente, Matheus Reis para criar perigo.
Riccieli deu o primeiro sinal de aviso, com um cabeceamento perigoso, e, já nos descontos do primeiro tempo, Pêpê ‘arrancou’ um penálti a Pedro Porro. No entanto, Antonio Adán impôs-se e defendeu o ‘tiro’ de Simon Banza.
Dúvidas afastadas à ‘bomba’
A segunda parte arrancou igualmente ‘eletrizante’ e com mais um lance polémico, desta feita, na grande área do Famalicão, onde Matheus Nunes pediu mão na bola de Ivo Rodrigues. No entanto, as imagens foram esclarecedoras.
O Sporting continuou a carregar em busca do golo da tranquilidade, e, aos 61 minutos, foi a vez de Pedro Porro (que viu o quinto cartão amarelo da temporada na I Liga e vai falhar o Clássico com o FC Porto) acertar em cheio no poste.
No entanto, à terceira foi mesmo de vez. Após uma bola mal aliviada pela defesa famalicense, Matheus Reis encheu o pé, e, com um grande remate, bateu Luiz Júnior para dar maior tranquilidade aos verde e brancos.
Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting, segundo classificado da I Liga, passa a somar 53 pontos, menos seis do que o líder, o FC Porto, com quem tem encontro marcado, já na próxima sexta-feira.
Já o Famalicão, permanece com 20 pontos e ocupa a 16.ª e penúltima posição da tabela, que, recorde-se, obriga à disputa de um playoff de manutenção com o terceiro classificado da II Liga pela manutenção, no final da temporada.
Momento do jogo: O Famalicão colocou muitas dificuldades ao Sporting, e, à beira do apito para o intervalo, podia mesmo ter reposto a igualdade. No entanto, Antonio Adán foi ‘gigante’ e defendeu a grande penalidade cobrada por Simon Banza.
Onzes
Sporting: Adán; Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Feddal, Coates, Matheus Reis; Palhinha, Matheus Nunes; Sarabia, Pedro Gonçalves e Paulinho.
Famalicão: Luiz Júnior; Ivo Rodrigues, Alexandre Penetra, Riccieli, Alex Nascimento, Marín; Pickel, João Carlos Teixeira; Bruno Rodrigues, Pêpê e Banza.
Antevisão
É um Sporting com o moral em alta aquele que, este domingo, recebe o Famalicão, no estádio de Alvalade, em partida a contar para a 21.ª jornada do campeonato português, face à mais recente série de resultados positivos.
Após derrotarem o Benfica e revalidar o título da Taça da Liga, os campeões nacionais foram ao Jamor golear o Belenenses SAD, por 4-1. Um momento em todo diferente àquele que atravessam os homens de Rui Pedro Silva, que continuam a tentar escapar aos lugares de despromoção.
Este jogo antecede o tão aguardado Clássico do Dragão, diante do FC Porto, mas, na véspera, Rúben Amorim deixou bem claro que os verde e brancos não vão poupar ou gerir a pensar naquele que pode muito bem vir a ser o duelo do título.
O Sporting-Famalicão será ajuizado por André Narciso, árbitro da Associação de Futebol de Setúbal, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-Famalicão: Alvalade em alerta para um freguês 'traiçoeiro'