Powered bySolverde
Disclaimer

Organização do Open australiano admite 't-shirts' de apoio a Peng Shuai

O diretor do Open da Austrália, Craig Tiley, disse hoje que será permitido aos espetadores do torneio usarem 't-shirts' de apoio à tenista chinesa Peng Shuai, desde que não se comportem de forma hostil.

Peng Shuai

© Reuters

Lusa
25/01/2022 07:54 ‧ 25/01/2022 por Lusa

Desporto

Open da Austrália

"Sim, desde que não entrem como uma multidão hostil para causar problemas, mas sejam pacíficos", disse Tiley, acrescentando que os seguranças iriam avaliar as situações caso a caso.

As declarações de Tiley surgem depois de no domingo, a organização do Open da Austrália evocar o regulamento do torneio para justificar a proibição do uso pelos espetadores de 't-shirts' na qual se podia ler uma mensagem em que se questionava sobre o paradeiro de Peng Shuai por parte dos espetadores.

A organização do primeiro 'Grand Slam' da temporada indicou que o bem-estar da tenista chinesa é a sua "preocupação primordial" depois de ter sido difundido nas redes sociais um vídeo no qual se vê um segurança do torneio a confiscar camisolas e um cartaz com a inscrição "Onde está Peng Shuai?".

"Não permitimos roupa, cartazes ou símbolos comerciais ou políticos. [...] A segurança de Peng Shuai é a nossa preocupação primordial. Continuamos a trabalhar com a WTA [Associação de Ténias Feminino] e com a comunidade do ténis para procurar uma maior clareza sobre a sua situação e faremos tudo o que pudermos para garantir o seu bem-estar", explicaram os organizadores, em comunicado.

A tenista, de 35 anos, revelou, no início de novembro, ter sido abusada sexualmente pelo ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli, numa publicação imediatamente retirada da rede social chinesa Weibo.

Após esta denúncia, a antiga número um mundial de pares esteve duas semanas desaparecida, o que originou uma 'onda' de preocupação relativamente ao seu bem-estar.

Peng acabou por reaparecer em 21 de novembro e, um mês depois, garantiu que "nunca acusou ninguém de abuso sexual" e que o sua publicação na rede social Weibo era um "assunto privado", que gerara "mal-entendidos".

A comunidade internacional continua, no entanto, a interrogar-se sobre o paradeiro e a segurança da tenista, nomeadamente sobre se estará em liberdade.

A WTA decidiu, em 01 de dezembro, suspender os torneios na China devido à censura e às incertezas que rodeiam o caso, uma decisão seguida também pela Federação Internacional de Ténis (ITF) dias depois.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas