Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Atletas olímpicos e paralímpicos lutam contra alterações climáticas

Um vídeo produzido com o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI), com mais de 50 atletas olímpicos e paralímpicos, incita os líderes mundiais a cumprir a agenda climática para os próximos anos.

Atletas olímpicos e paralímpicos lutam contra alterações climáticas
Notícias ao Minuto

15:48 - 01/11/21 por Lusa

Desporto Alterações Climáticas

A mensagem, hoje divulgada, acontece no momento em que governos mundiais e representantes de empresas e da sociedade civil se reúnem na 26.ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre alterações climáticas (COP26), esta semana, em Glasgow, na Escócia.

Iniciado por Hannah Mills, bicampeã olímpica em vela e a mais condecorada velejadora britânica de todos os tempos, e a remadora olímpica britânica Melissa Wilson, o vídeo apresenta, entre outros, o três vezes medalhado olímpico Pau Gasol (basquetebol, Espanha), o bicampeão olímpico e recordista mundial de maratonas Eliud Kipchoge (atletismo, Quénia), o campeão olímpico de Tóquio2020 Tom Daley (saltos para a água, Grã-Bretanha) e a campeã olímpica de Tóquio2020 Emma Twigg (remo, Nova Zelândia).

Os atletas relembram os desafios e obstáculos que superaram enquanto perseguiam a excelência em Tóquio2020 e pedem aos líderes mundiais que façam o mesmo ao reunirem-se nas "Olimpíadas das Cúpulas do Clima", para decidir sobre a resposta global à crise climática.

"O sonho olímpico é ser o melhor e isso não significa apenas competir ou ganhar medalhas, significa ser um bom cidadão. Sinto que temos a responsabilidade de usar as nossas plataformas para destacar a necessidade de todos vivermos e operarmos de forma mais responsável", disse Mills.

Mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos reúnem-se até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia, na COP26, para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

A COP26 decorre seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta entre 1,5 e 2 graus celsius acima dos valores da época pré-industrial.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório