Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sporting sofre mas salta para a liderança (partilhada) à boleia de Coates

El Patrón marcou o único golo do encontro, algo que já se tornou habitual nas vitórias dos leões. Deslize do Benfica permite chegar à liderança partilhada com o FC Porto.

Sporting sofre mas salta para a liderança (partilhada) à boleia de Coates
Notícias ao Minuto

23:10 - 30/10/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Sporting sofreu mas derrotou, este sábado, o Vitória SC (1-0), em jogo da 10.ª jornada da I Liga. Depois do rival Benfica ter perdido pontos na deslocação ao reduto do Estoril, os leões aproveitaram para saltar para a liderança... partilhada. O Sporting soma agora 26 pontos, os mesmos do também rival FC Porto. 

Sebastián Coates (quem mais?) foi o autor do único golo aos 31 minutos, na sequência de um pontapé de canto. O capitão uruguaio voltou, assim, a decidir e a resolver mais um jogo complicado para os leões. 

Filme do jogo 

A primeira parte começou com um claro equilíbrio. O Sporting tentou entrar forte, mas deparou-se com um Vitória SC compacto e de olhos postos na baliza de Adán. Pote podia ter desfeito o nulo logo aos cinco minutos, mas Handel respondeu aos 12' com um grande remate que só um voo de Adán impediu que desse em golo. 

Os leões souberam reorganizar-se e tomaram o controlo total do jogo pouco depois. Pote meteu a bola no fundo da baliza aos 27 minutos, mas Sarabia, que assistiu, estava em fora de jogo e o golo acabou anulado. Passados três minutos apareceu Coates e, desta vez, valeu mesmo. Canto de Sarabia e o capitão uruguaio foi ao segundo andar abrir as contas em Alvalade, numa imagem que já se tornou habitual. 

O Vitória SC tentou ir atrás do prejuízo, mas era o Sporting quem provava ser sempre mais perigoso. Sarabia marcou, mas foi novamente apanhado em fora de jogo, isto ainda antes do intervalo.

A vantagem leonina ao fim dos primeiros 45 minutos era mais do que justa. 

Na segunda parte o Sporting foi desperdiçando algumas oportunidades de golo e o Vitória SC foi ganhando... confiança. Pepa foi mexendo na equipa e a entrada de  Ricardo Quaresma e companhia elevou o nível exibicional dos conquistadores com a possibilidade de um empate sempre à espreita. 

Os leões, por seu turno, acusavam a pressão e baixaram as linhas para não deixar espaços na defesa. Rúben Amorim também ia refrescando a equipa, mas a entrada de Ugarte para o lugar de Pote não deixava dúvidas: a vitória pela margem mínima era para agarrar com unhas e dentes. 

O Vitória SC dominava nos últimos 15 minutos, tinha mais bola e causava muito perigo sempre que entrava no último terço. No entanto, o Sporting também parecia confortável e sem receio de estar em constante momento defensivo. 

O relógio andava, não parava e o golo do Vitória... não chegava. O apito final, esse sim, apareceu e o Sporting confirmava mais um triunfo pela margem mínima e que vale um importante acesso ao primeiro lugar do campeonato, onde também está o rival FC Porto com os mesmos 26 pontos. 

Momento do jogo: O golo de Coates deixou o Sporting tranquilo e seguro no jogo. A partir daí tudo ficou mais fácil para os comandados de Rúben Amorim que, mais uma vez, revelaram muita coesão na hora de defender.

Relato em direto 

90'+4- Apito final em Alvalade! O Sporting sofre mas derrota o Vitória SC (1-0) e sobe à liderança partilhada da I Liga!

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos. 

87'- Cartão amarelo para Feddal (Sporting). 

79'- Substituição no Sporting: Sai Pote, entra Ugarte. 

77'- Adán! Estupiñán quase fazia o empate! O Vitória SC está muito perigoso. 

75'- Ultima alteração no Vitória SC: Sai João Ferreira, entra Sacko. 

73'- Livre direto de Quaresma sem perigo para Adán. 

71'- Paulinho!! Quase a ampliar a vantagem! Cruzamento fantásico de Nuno Santos, mas o remate de cabeça de Paulinho sai ligeiramente ao lado da baliza de Varela!

70'- Primeira alteração no Sporting: Entra Nuno Santos para o lugar de Sarabia. 

69'- Edwards a lançar o pânico na grande área do Sporting! O extremo inglês fintou vários jogadores antes de André Almeida atirar por cima da barra! O empate esteve à vista! 

67'- Nova dupla substituição no Vitória SC: Saem André André e Rochinha, entram Janvier e Quaresma. 

66'- Pedro Porro e Pote estão deitados no relvado com queixas físicas. 

63'- Matheus Reis cai na grande área, mas o árbitro Rui Costa diz que não há falta de João Ferreira! Na sequência do lance, Paulinho rematou para defesa de Bruno Varela. 

57'- Dupla alteração no Vitória SC: Saem Bruno Duarte e Tiago Sila, entram Estupiñán e André Almeida. 

53'- Agarra Varela! Cruzamento rasteiro de Porro, mas o guardião do Vitória SC foi ao solo resolver o assunto! 

46'- Que perdida de Matheus Nunes! O internacional português tinha tudo para marcar, mas atira ao lado!

46'- Arranca a segunda parte! 

INTERVALO

45'+1- Final da primeira parte! É tempo de intervalo em Alvalade! O Sporting vai vencendo o Vitória SC (1-0) graças ao golo do inevitável Sebástian Coates! 

45'- Vai jogar-se mais um minuto. 

42'- Golo anulado a Sarabia! O avançado espanhol atirou para dentro da baliza, mas estava em fora de jogo. O árbitro assistente levantou a bandeira e o VAR confirmou a decisão. 

40'- Coates outra vez! Canto na esquerda novamente batido por Sarabia, mas desta feita o cabeceamento do capitão saiu fraco para as mãos de Bruno Varela. 

34'- Bruno Duarte quase empata! Toque mágico de Marcus Edwards e eis que o avançado brasileiro não acertou na baliza à guarda de Adán. Excelente oportunidade... 

33'- Cruzamento venenoso de Sarabia, afasta Bruno Varela!

Veja aqui o golo de Coates!

31'- GOOLLOO!! Coates marca de cabeça! Quem mais? Coates! O Sporting está, agora sim, em vantagem (1-0)! Canto na esquerda e o capitão dos leões meteu a bola dentro da baliza, após um pequeno desvio de Paulinho.

Veja aqui o golo anulado a Pote!

28'- Golo anulado pelo VAR. Sarabia, que assistiu para o remate certeiro de Pote, estava em fora de jogo. 

27'- GOOLLOO!! Pote quebra o nulo e coloca o Sporting na frente do marcador (1-0)!! Cruzamento de Sarabia e Pote não perdoa!

25'- Cartão amarelo para Borevkovic (Vitória SC). 

23'- Cartão amarelo para Tiago Silva (Vitória SC). 

18'- Afasta Varela! Cruzamento venenoso, mas o guardião português estava atento e defende para canto. 

12'- Adán! Que parada! Handel atirou com força e colocado, mas o guardião espanhol voou e negou o golo ao homem do Vitória SC!

11'- Matheus Reis e Mumin estão pegados e recebem um aviso do árbitro Rui Costa. 

7'- Encaixa Varela! Remate forte de Porro, mas o guardião do Vitória SC agarra sem problemas. 

5'- Que perdida de Pote! Bruno Varela ergue uma muralha e impede o golo do homem do Sporting!

1'- Apito inicial! Já se joga o Sporting-Vitória SC!

_______________________________________________________________________________________________________

0'- Boas notícias para o Sporting. O rival Benfica empatou na casa do Estoril (1-1) e em caso de vitória, os leões saltam para a liderança... partilhada com o FC Porto. 

Equipas iniciais 

ONZE DO SPORTING: Adán; Feddal, Coates, Inácio; Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Matheus Reis; Pote, Sarabia e Paulinho. 

ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; João Ferreira, Borevkovic, Mumin, Hélder Sá; Handel, André André, Tiago Silva; Rochinha, Edwards e Bruno Duarte. 

Antevisão 

O Sporting recebe, nesta noite de sábado, o Vitória SC em jogo da 10.ª jornada da I Liga. Os leões estão pressionados a vencer depois do triunfo FC Porto (4-1), que também foi a jogo este sábado. 

A tarefa dos leões não será, contudo, fácil, uma vez que do outro lado estará um Vitória SC moralizado pelo empate ante o Benfica a meio da semana, em partida referente à Taça da Liga. 

O pontapé de saída está agendado para as (tardias) 21h15 e Rui Costa é o árbitro nomeado para estar em Alvalade. 

Acompanhe, em direto e ao pormenor, o relato da partida entre Sporting e Vitória SC no Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório