Joana Marchão alerta para qualidade da Sérvia mas quer a vitória

A futebolista Joana Marchão alertou hoje para a qualidade da equipa da Sérvia, mas deixou bem vincado que só os três pontos interessam a Portugal no jogo de quinta-feira, no Bonfim, de qualificação para o Mundial2023.

Joana Marchão

© FPF

Lusa
16/10/2021 19:38 ‧ 16/10/2021 por Lusa

Desporto

Futebol feminino

"O grupo ainda não está completo, mas já estamos a trabalhar com intensidade, entrega e muito foco. Vejo as jogadoras entusiasmadas. Mais do que isso, vejo-as ansiosas para que chegue o jogo com a Sérvia", disse a defesa aos canais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Joana Marchão, de 24 anos, salientou que as jogadoras que integram o grupo já têm saudades de jogar juntas na seleção e assumiu que a armada lusa vai para o seu terceiro jogo de qualificação rumo ao Mundial2023, no Estádio do Bonfim, com a Sérvia, "com o propósito de ganhar".

"Jogar em casa é muito bom, sobretudo numa altura em que o público pode ir ao estádio. Ganhar em nossa casa, depois de dois jogos fora em que somámos quatro pontos, é o que mais queremos. A vitória seria muito importante. Esperamos que o público apareça e nos ajude na nossa missão", frisou.

Sobre a Sérvia, a defesa lusa disse tratar-se de "uma equipa muito competente e competitiva, que tem evoluído bastante nos últimos tempos".

"Ainda vamos estudar em detalhe esse adversário, no entanto já sabemos que nos espera um jogo difícil", reconheceu, destacando a antiga colega do Sporting, Nevena Damjanovic, exímia marcadora de livres, habitual na convocatória sérvia.

As jogadoras do Benfica Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth, Catarina Amado e Lúcia Alves, que falharam o arranque dos trabalhos devido à participação na Liga dos Campeões, já se encontram às ordens de Francisco Neto.

Jéssica Silva (Kansas City), Tatiana Pinto (Levante UD), Suzane Pires (Ferroviária) e Inês Pereira (Servette) juntam-se mais tarde à equipa.

Com um empate na Turquia (1-1) e uma goleada em Israel (4-0), Portugal soma quatro pontos no Grupo H de qualificação para o Mundial2023, menos dois que a líder Alemanha, que venceu os dois jogos que disputou. Sérvia e Bulgária ainda não pontuaram.

A seleção nacional esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento. Na sua última fase de qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a equipa das 'quinas' ficou na terceira posição do seu grupo, atrás de Itália e Bélgica.

As seleções europeias têm direito a 11 lugares diretos no Mundial2023, a disputar na Nova Zelândia e na Austrália, com nove a saírem dos vencedores dos grupos de apuramento e mais duas encontradas através de 'play-offs'.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

'EA Sports FC 26' foi anunciado. Veja o trailer e saiba quem está na capa

Futebol

'EA Sports FC 26' foi anunciado. Veja o trailer e saiba quem está na capa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Volkswagen

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas