Dolores Silva assume "grande responsabilidade" por ser a nova capitã

A centrocampista Dolores Silva, de 30 anos, assumiu a herança da braçadeira de capitã da seleção portuguesa de futebol feminino como uma "grande responsabilidade", após a retirada de Cláudia Neto, sem esconder o seu "orgulho".

Notícia

© Lusa

Lusa
12/09/2021 09:06 ‧ 12/09/2021 por Lusa

Desporto

Seleção feminina

sempre uma grande responsabilidade. A Cláudia foi uma grande capitã, uma grande jogadora que deu muito à nossa seleção e estamos gratas por isso. Claro que receber a braçadeira é sempre um motivo de orgulho, ainda para mais porque é o meu país", afirmou a internacional portuguesa aos jornalistas, na Cidade do Futebol, em Oeiras, para a dupla jornada de apuramento para o Mundial2023.

Com 124 internacionalizações por Portugal, Dolores Silva enfatizou "a responsabilidade, o compromisso e o poder ajudar ainda mais as colegas" dentro e fora de campo com a sua experiência, apesar de afiançar que o novo estatuto não alterou o seu comportamento, uma vez que já tinha recebido essa confiança em algumas ocasiões anteriormente.

O arranque da qualificação para o campeonato do mundo, que vai ser disputado na Austrália e na Nova Zelândia, está marcado para a próxima quinta-feira, frente à Turquia, que ocupa o 69.º posto no 'ranking' mundial. Embora a equipa das 'quinas' esteja consideravelmente mais cotada na hierarquia feminina, detendo atualmente o 30.º lugar, a capitã da seleção descarta facilidades, tal como diante de Israel, com quem Portugal vai jogar no dia 19.

"São dois adversários que nos vão complicar a vida, porque têm vindo a crescer nos últimos anos. É uma qualificação e, como é óbvio, todas as equipas querem estar ao mais alto nível e competir da melhor maneira possível. Sabemos que são duas equipas que nos vão criar diversas adversidades e ainda para mais jogando fora", salientou, admitindo, porém, que "na teoria, a Turquia talvez possa ser mais complicada".

Portugal nunca esteve presente num Mundial de futebol feminino e terá de lutar pelo apuramento inédito num Grupo H que inclui ainda Sérvia, Bulgária e a poderosa Alemanha, terceira no 'ranking' FIFA.

Dolores Silva reconheceu estar ciente das dificuldades, mas lembrou que "não há impossíveis" no futebol, num apuramento apenas direto para os primeiros classificados e com os nove segundos classificados a disputarem um 'play-off' em duas rondas.

"Tudo é possível e eu acredito na nossa seleção. Sabemos que vai ser muito difícil, porque temos a Alemanha, que é uma grande potência do futebol feminino e que, curiosamente, nos últimos anos foi a única seleção de topo que não defrontámos. Mas este apuramento para o Mundial abre mais vagas e vamos agarrar-nos com tudo a essas possibilidades e sempre focadas jogo após jogo, encarando cada um como uma final para atingir os objetivos: representar Portugal da melhor maneira e levar Portugal onde merece", referiu.

A seleção comandada por Francisco Neto volta a treinar duas vezes este domingo, às 10:30 e 18:00, na Cidade do Futebol, e segue viagem para Istambul na segunda-feira.

O encontro entre Portugal e Turquia, a contar para a primeira jornada do grupo H de apuramento para o Mundial2023, está marcado para quinta-feira às 19:00 locais (17:00 horas em Lisboa).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

I Liga

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas