Powered bySolverde
Disclaimer

Do novo João Mário ao dono da baliza. Sporting esclarece dúvidas em casa

Partida com o Lyon será a última oportunidade de Rúben Amorim para fazer 'experiências' antes do arranque oficial da temporada.

Sporting CP v Angers - Pre-Season Friendly

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
25/07/2021 07:53 ‧ 25/07/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Sporting

O Sporting despede-se, este sábado, da pré-temporada, com a disputa do tradicional Troféu Cinco Violinos. Após o estágio no Algarve, o clube de Alvalade regressa a casa para defrontar o Olympique Lyon, naquele que será o 'ensaio geral' antes do arranque oficial de 2021/22.

Os campeões nacionais em título ainda não sofreram uma única derrota desde o regresso aos trabalhos (bateram Sporting B, Casa Pia, Estoril, Belenenses SAD, Angers e os sub-23 do Portimonense, e empataram com o Portimonense), mas há ainda muitas questões por esclarecer.

A baliza

Antonio Adán foi 'dono e senhor' da baliza verde e branca na passada temporada, tendo-se revelado uma figura fulcral na caminhada para o título, até porque os leões terminaram a época com a melhor defesa da I Liga, tendo sofrido 20 golos em 34 jornadas.

No entanto, Luís Maximiano - que esteve com um pé fora de Alvalade, antes de as negociações com a Udinese caírem por terra - tem vindo a aproveitar a pré-época para mostrar a Rúben Amorim que está preparado para lutar pela titularidade.

O internacional sub-21 português foi utilizado em praticamente todos os testes até agora, e foi mesmo titular nos dois últimos realizados à porta aberta, contra Belenenses SAD e Angers. O jogo com o Olympique Lyon poderá ajudar a desfazer este 'mistério'.

A defesa

Se não restam grandes dúvidas quanto àqueles que serão os titulares da ala esquerda (Nuno Mendes) e da ala direita (Ricardo Esgaio, face à lesão de Pedro Porro) na partida diante do Sporting de Braga, para a Supertaça, o mesmo não se pode dizer no centro da defesa.

O capitão Sebastián Coates tem 'lugar cativo', pelo que resta, agora, saber quem ocupa as duas outras vagas. Na frente da corrida estão, neste momento, os três outros elementos de 2020/21: Luís Neto, Zouhair Feddal e Gonçalo Inácio.

Eduardo Quaresma está de partida para o Tondela, pelo que não entra nesta equação. Sobram, então, os adaptados Matheus Reis e Rodrigo Fernandes, que ainda vão a tempo de tentar convencer Rúben Amorim de que merecem mais espaço.

O meio-campo

É, neste setor, que reside a principal questão da equipa do Sporting. João Palhinha é indiscutível na posição mais recuada, mas ainda não sabe se, durante a temporada que se avizinha, fará dupla com Bruno Tabata, Daniel Bragança ou Matheus Nunes.

Os três jogadores foram testados na posição durante a pré-temporada, e a grande surpresa acabou por ser o ex-Portimonense, que foi quem mais garantias deu no lugar que, até há não muito tempo, era ocupado por João Mário, que partiu para o Benfica.

O próprio Pedro Gonçalves, melhor marcador da passada edição do campeonato português, também já se mostrou disponível para recuar no terreno, mas, desde que regressou de férias, voltou a ser aposta em posições mais adiantadas do terreno.

O ataque

Paulinho será, sem grande motivo de espanto, o eleito para ocupar o setor mais adiantado do terreno, após uma temporada em que respondeu às críticas com golos importantes, entre eles o da vitória sobre o Boavista, que valeu o título ao Sporting.

Pedro Gonçalves também se deverá manter na ala direita do ataque, deixando, assim, ao rubro a corrida pela ala esquerda, pela qual concorrem Nuno Santos, Tiago Tomás e Jovane Cabral, ele que foi um dos que melhor aproveitou a o período de preparação.

O luso-caboverdiano, que largou a camisola número 77 para agarrar a icónica 10, é o melhor marcador dos leões da pré-temporada, com sete golos marcados, e parece empenhado em conquistar, de uma vez por todas a titularidade.

Leia Também: Alvalade de 'cara lavada' para receber o Troféu Cinco Violinos

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Mercado de Transferências

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas