Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 27º

Edição

Do novo João Mário ao dono da baliza. Sporting esclarece dúvidas em casa

Partida com o Lyon será a última oportunidade de Rúben Amorim para fazer 'experiências' antes do arranque oficial da temporada.

Do novo João Mário ao dono da baliza. Sporting esclarece dúvidas em casa

O Sporting despede-se, este sábado, da pré-temporada, com a disputa do tradicional Troféu Cinco Violinos. Após o estágio no Algarve, o clube de Alvalade regressa a casa para defrontar o Olympique Lyon, naquele que será o 'ensaio geral' antes do arranque oficial de 2021/22.

Os campeões nacionais em título ainda não sofreram uma única derrota desde o regresso aos trabalhos (bateram Sporting B, Casa Pia, Estoril, Belenenses SAD, Angers e os sub-23 do Portimonense, e empataram com o Portimonense), mas há ainda muitas questões por esclarecer.

A baliza

Antonio Adán foi 'dono e senhor' da baliza verde e branca na passada temporada, tendo-se revelado uma figura fulcral na caminhada para o título, até porque os leões terminaram a época com a melhor defesa da I Liga, tendo sofrido 20 golos em 34 jornadas.

No entanto, Luís Maximiano - que esteve com um pé fora de Alvalade, antes de as negociações com a Udinese caírem por terra - tem vindo a aproveitar a pré-época para mostrar a Rúben Amorim que está preparado para lutar pela titularidade.

O internacional sub-21 português foi utilizado em praticamente todos os testes até agora, e foi mesmo titular nos dois últimos realizados à porta aberta, contra Belenenses SAD e Angers. O jogo com o Olympique Lyon poderá ajudar a desfazer este 'mistério'.

A defesa

Se não restam grandes dúvidas quanto àqueles que serão os titulares da ala esquerda (Nuno Mendes) e da ala direita (Ricardo Esgaio, face à lesão de Pedro Porro) na partida diante do Sporting de Braga, para a Supertaça, o mesmo não se pode dizer no centro da defesa.

O capitão Sebastián Coates tem 'lugar cativo', pelo que resta, agora, saber quem ocupa as duas outras vagas. Na frente da corrida estão, neste momento, os três outros elementos de 2020/21: Luís Neto, Zouhair Feddal e Gonçalo Inácio.

Eduardo Quaresma está de partida para o Tondela, pelo que não entra nesta equação. Sobram, então, os adaptados Matheus Reis e Rodrigo Fernandes, que ainda vão a tempo de tentar convencer Rúben Amorim de que merecem mais espaço.

O meio-campo

É, neste setor, que reside a principal questão da equipa do Sporting. João Palhinha é indiscutível na posição mais recuada, mas ainda não sabe se, durante a temporada que se avizinha, fará dupla com Bruno Tabata, Daniel Bragança ou Matheus Nunes.

Os três jogadores foram testados na posição durante a pré-temporada, e a grande surpresa acabou por ser o ex-Portimonense, que foi quem mais garantias deu no lugar que, até há não muito tempo, era ocupado por João Mário, que partiu para o Benfica.

O próprio Pedro Gonçalves, melhor marcador da passada edição do campeonato português, também já se mostrou disponível para recuar no terreno, mas, desde que regressou de férias, voltou a ser aposta em posições mais adiantadas do terreno.

O ataque

Paulinho será, sem grande motivo de espanto, o eleito para ocupar o setor mais adiantado do terreno, após uma temporada em que respondeu às críticas com golos importantes, entre eles o da vitória sobre o Boavista, que valeu o título ao Sporting.

Pedro Gonçalves também se deverá manter na ala direita do ataque, deixando, assim, ao rubro a corrida pela ala esquerda, pela qual concorrem Nuno Santos, Tiago Tomás e Jovane Cabral, ele que foi um dos que melhor aproveitou a o período de preparação.

O luso-caboverdiano, que largou a camisola número 77 para agarrar a icónica 10, é o melhor marcador dos leões da pré-temporada, com sete golos marcados, e parece empenhado em conquistar, de uma vez por todas a titularidade.

Leia Também: Alvalade de 'cara lavada' para receber o Troféu Cinco Violinos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório