Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Chocolate belga' de Hazard coloca Portugal fora do Euro'2020

Desilusão portuguesa. A seleção nacional não foi além dos oitavos de final no Euro'2020 depois de perder frente à Bélgica. Thorgan Hazard marcou o único golo do duelo em Sevilha, no único remate enquadrado feito pelos belgas ao longo dos 90 minutos.

'Chocolate belga' de Hazard coloca Portugal fora do Euro'2020
Notícias ao Minuto

21:54 - 27/06/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto Euro'2020

O sonho de revalidar o título de campeão europeu acabou. Portugal foi, este domingo, eliminado do Euro'2020 depois de perder frente à Bélgica (0-1) nos oitavos de final. Os belgas apenas fizeram um remate à baliza, mas foi suficiente para vencerem. 

Portugal, por seu turno, tentou chegar ao golo por 23 vezes, mas a falta de inspiração e algum azar custaram caro aos comandados de Fernando Santos. Não deixa de ser, ainda assim, tempo de reflexão na seleção. 

Filme do jogo

A primeira parte foi dividida mas até contou com um ligeiro domínio de Portugal. A equipa das quinas conseguia circular bola, mas na hora de transformar a posse em lances de perigo as dificuldades eram evidentes.

A Bélgica manteve-se em bloco baixo e apostava nos lances de contra-ataque. Ainda assim, foi através de uma bola longa para Lukaku que os belgas se colocaram em vantagem. O avançado do Inter ganhou no duelo físico frente a Rúben Dias, a bola sobra para Thorgan Hazard que não pediu licença para rematar e bater Rui Patrício com uma bola cheio de efeito. 

Os belgas foram, assim, a vencer para o intervalo apesar de Portugal até ter maior percentagem de posse de bola. 

Na segunda parte, a seleção das quinas foi atrás do prejuízo mas não teve pontaria afinada na hora de rematar à baliza à guarda de Courtois. As sucessivas tentativas acabaram frustradas e a Bélgica agarrou-se com unhas e dentes ao triunfo pela margem mínima. 

Portugal foi campeão em 2016, mas o título só durou cinco anos. A equipa das quinas deixa a competição muito cedo e a Bélgica vai defrontar a Itália nos quartos de final. Na memória fica também a fraca prestação no Mundial'2018, competição na qual a seleção também foi eliminada nos 'oitavos'. 

Momento do jogo: O golo de Thorgan Hazard tornou tudo mais complicado para a equipa portuguesa ao mesmo tempo que deixou os belgas mais confortáveis na partida. 

Relato em direto

90'+5- Termina o jogo! Portugal está fora do Euro'2020! A Bélgica marcou no único remate enquadrado e venceu (1-0). Os portugueses ficam pelo caminho, os belgas seguem em frente. 

90'+4- Félix! O remate sai ao lado!! 

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos. 

90'- Instantes finais em Sevilha. Portugal tenta chegar ao golo, mas os belgas estão agarrados à vantagem com unhas e dentes. 

87'- Eden Hazard sai lesionado, entra Yannick Carrasco. 

83'- Ao ferro! Guerreiro acerta no poste! Incrível! 

82'- Rúben Dias quase marcava, mas Courtois estava bem colocado! 

79'- Fernando Santos esgota as alterações: Danilo e Sérgio Oliveira rendem Renato Sanches e João Palhinha. 

78'- Cartão amarelo para Pepe. 

72'- Cartão amarelo para Vermaelen por falta dura sobre João Félix. Livre perigoso a favor de Portugal. 

70'- Mais uma alteração para Portugal: Sai Jota, entra André Silva. 

68'- Eden Hazard está queixoso no relvado e gera-se uma enorme confusão entre os jogadores. Momentos de tensão em Sevilha. 

63'- Lukaku arrisca o remate, mas sem perigo para Rui Patrício. 

60'- João Félix atira para defesa de Courtois! Mais uma ameaça portuguesa na grande área belga. 

58'- Mais um falhanço de Diogo Jota! Que desperdício, Jota! O empate esteve ali tão perto!

55'- Dupla alteração na seleção: Entram Félix e Bruno Fernandes, saem Moutinho e Bernardo. 

51'- Cartão amarelo para Diogo Dalot. 

48'- Alteração consumada. Sai De Bruye, entra Mertens. 

47'- Azar para Kevin de Bruyne! O médio belga pede para sair por estar lesionado. Vai entrar Mertens!

46'- Recomeça a partida em Sevilha. As duas equipas não sofreram alterações. Já se joga a segunda parte do Bélgica-Portugal e é hora de correr atrás do prejuízo!

INTERVALO

45'+3- O árbitro apita para o intervalo! Termina a primeira parte em Sevilha e Portugal está em desvantagem (0-1). Vai fazendo a diferença o golo de Thorgan Hazard. 

45'+3 - Remate disparatado de João Palhinha. 

45'- Cartão amarelo para João Palhinha. O médio do Sporting fez falta e deixou Kevin de Bruyne em dificuldades. 

42'- GOLO! Thorgan Hazard marca e coloca a Bélgica a vencer (1-0)! Grande remate do extremo do Dortmund não deu hipóteses a Rui Patrício. A seleção nacional terá que responder...

41'- Falta de Rúben Dias sobre Vermaelen. 

40'- Grande arrancada de Renato Sanches! Benardo Silva foi rodeado mas conseguiu ganhar canto! 

37- Que perigo! Meunier tentou a trivela e a bola não passa muito longe!

Portugal com mais posse de bola, mas sem conseguir criar lances de perigo. Jogo morno em Sevilha. 

27'- Palhinha arrisca o remate de longe, mas sem perigo. 

25'- Defende Courtois! Livre direto de Ronaldo, mas o guardião belga defende e Diogo Jota não consegue marcar na recarga! 

22'- Renato Sanches arrisca o remate a longa distância, mas sem perigo. 

16'- João Moutinho e Witsel chocam e ficam ambos mal tratados. 

Jogo muito dividido em Sevilha. As duas equipas tentam apostar na posse de bola, mas sem grandes consequências. 

10'- Eden Hazard tabela com Lukaku, mas o remate sai muito por cima da baliza de Rui Patrício. 

7'- Rúben Dias corta a bola e impede Lukaku de criar perigo junto da baliza portuguesa.

6'- Jota atira ao lado! Renato Sanches conduziu o contra-ataque, mas Diogo Jota não teve pontaria afinada para incomodar Courtois!

1'- Rola a bola em Sevilha! Já se joga o Bélgica-Portugal!

Pré-jogo

19h56: É a vez do hino nacional da Bélgica!

19h54: Equipas no relvado! O primeiro hino a tocar no La Cartuja será A Portuguesa! 

19h50: Tudo pronto no relvado e bancadas preenchidas. Falta só mesmo a bola começar a rolar!

19h20: Os jogadores de ambas as seleções já se encontram no relvado do estádio La Cartuja, em Sevilha, a realizar os habituais exercícios de aquecimento.

18h45: William Carvalho, Gonçalo Guedes e Rafa Silva ficam fora da ficha de jogo. 

18h40: Já há onzes e novidades do lado de Portugal! Natural destaque para as entradas de João Palhinha e Dalot face ao onze que defrontou a seleção de França. Em sentido contrário, Semedo e Danilo vão para o banco de suplentes. 

ONZE DA BÉLGICA: Courtois; Vertonghen, Alderweireld, Vermaelen, Meunier; Witsel, Tielemans, Thorgan Hazard, Kevin De Bruyne; Eden Hazard e Lukaku. 


ONZE DE PORTUGAL: Rui Patrício; Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; João Palhinha, Renato Sanches, João Moutinho; Bernardo Silva, Diogo Jota e Ronaldo.

18h26: A Bélgica já anunciou que vai jogar com o equipamento principal, o que quer dizer que Portugal jogará com a camisola alternativa. 

18h25: Nota para o facto de muitos dos jogadores das duas seleções serem companheiros de equipa nos respetivos clubes. Rúben Dias e Bernardo Silva são colegas de Kevin de Bruyne no Manchester City, ao passo que Rafa Silva e Jan Vertonghen são jogadores do Benfica. 

18h22: O árbitro do encontro é o alemão Felix Brych. 

18h11: A seleção nacional já está no Estádio de La Cartuja! Fernando Santos tem os 26 convocados à disposição. Do outro lado, a Bélgica não conta com Chadli. 

18h02: A seleção nacional está agora a deixar a unidade hoteleira e vai rumar ao estádio. Os jogadores já estão no autocarro. A próxima paragem é o Estádio de La Cartuja. 

18h00: As equipas oficiais estão quase a ser reveladas, mas até lá fique com a nossa aposta para o onze que vai a jogo esta noite. 

17h40: O que podemos esperar da seleção belga? O talento é muito, mas Orlando Sá, antigo jogador português com passado no futebol belga, alertou para outros factores, em entrevista ao Desporto ao Minuto. 

17h30: Entretanto a FPF já apresentou o Estádio de La Cartuja, palco do duelo desta noite em Sevilha. Também a Bélgica já publicou imagens. Pode espreitar abaixo.

17h24: No outro jogo do dia, entre Países Baixos e República Checa, o apoio em Budapeste é mais... laranja. Veja aqui o vídeo. 

16h55: Faltam cerca de três horas para o apito inicial da partida entre Bélgica e Portugal. Recordemos, por isso, o essencial da da conferências de imprensa dos dois selecionadores. 

Antevisão 

A seleção nacional defronta, este domingo, a Bélgica em jogo dos oitavos de final do Euro'2020. Depois de ter sofrido para carimbar o acesso à fase a eliminar, a seleção das quinas enfrenta um poderoso adversário que prometer lutar até ao fim por um lugar nos 'quartos'. A Itália, que ontem venceu a Áustria (2-1), será o adversário que se segue para uma destas duas seleções. 

Acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Jogou na Bélgica e deixa aviso a Portugal: "Lukaku está com 'fome'"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório