A Federação dos Países Baixos (KNVB) anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta terça-feira, que "será possível às mulheres do futebol amador jogar na categoria A para homens" já a partir da próxima temporada.
O organismo espera que esta medida "histórica para o futebol amador nos Países Baixos e em todo o mundo" represente "uma nova oportunidade para as mulheres encontrarem um local adequado no panorama futebolístico".
Jan Dirk van der Zee, responsável pela KNVB, recorda que, "até agora, o futebol misto era possível em todas as camadas jovens" no país, mas, "assim que as mulheres chegavam à maioridade, tinham que escolher entre jogar na Liga feminina ou continuar a jogar de forma mista na categoria B".
"Tendo como base o atual panorama e os mais recentes resultados de investigações, já não vemos qualquer razão para manter este modelo, pelo que optamos pela igualdade e pela diversidade. Queremos que as raparigas e as mulheres encontrem um lugar adequado no panorama futebolístico com base nas suas qualidades e ambições", referiu.
Leia Também: Euro: Arena Cruyff deve receber pelo menos 12 mil espetadores por jogo