Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Liga assinala subida de quase 21% em postos de trabalho no futebol

A Liga de Clubes enalteceu o crescimento de 20,7% em postos de trabalho na temporada 2019/20, de 2621 para 3163, em plena pandemia de covid-19, divulgou hoje o organismo, no anuário do futebol profissional português.

Liga assinala subida de quase 21% em postos de trabalho no futebol
Notícias ao Minuto

17:19 - 22/04/21 por Lusa

Desporto Comunicado

A quarta edição relatório produzido pela EY, empresa especialista em auditoria e assessoria, numa parceria com a Liga Portugal, dá conta de uma subida substancial a nível de empregos e justifica como o futebol nacional foi importante para a "contribuição de cerca de 494 milhões de euros para o PIB português (0,26%)".

Ao todo, o organismo e as sociedades desportivas da I e II Liga "geraram 750 milhões de euros (ME) em volume de negócios".

Segundo os dados apresentados, "o futebol profissional cresceu de 2621 postos de trabalho diretos para 3163, traduzindo-se no já referido aumento de 20,7% na empregabilidade, em comparação com a época 2018/19, muito por culpa do "aumento dos funcionários e jogadores" do principal escalão, com os atletas a serem "os agentes desportivos com a maior fatia remuneratória (244 ME)".

Os 496 ME gerados para o PIB nacional representam uma diminuição de 10%, face ao verificado na temporada anterior, devido à situação pandémica, tal como "a produção de mais 142 ME em impostos para o Estado português", menos cerca de 8 ME.

O relatório dá conta das receitas verificadas na I Liga, fixadas em 18 ME, sendo que, pelo quinto ano consecutivo, "foi obtido um resultado líquido positivo (1,1 ME), tendo libertado 7,8 ME para distribuir pelas Sociedades Desportivas".

Para o presidente do organismo, a "coragem" do futebol profissional, concretamente da I Liga, foi determinante para terminar a época transata, suspensa para combater a pandemia, ao contrário do segundo escalão, que foi dado como concluído a 11 jornadas do fim.

"É preciso, mesmo assim, e perante todas as contrariedades, enaltecer o aumento dos postos de trabalho, falando apenas de forma direta. Naturalmente, a indústria ressentiu-se e contribuiu valores abaixo do período homólogo, mas que, ainda assim, nos revela um impacto menor do que seria esperado", resumiu Pedro Proença, citado pelo sítio oficial da entidade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório