Os milhões arrecadados por Mourinho em Inglaterra só em... indemnizações

Treinador português foi despedido do Tottenham mas será compensado financeiramente. Depois de Chelsea e Manchester United, Mourinho volta a sair contra sua vontade de um clube inglês.

Newcastle United v Tottenham Hotspur - Premier League

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
21/04/2021 07:27 ‧ 21/04/2021 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

À margem da polémica em torno da Superliga Europeia, o despedimento de José Mourinho do comando técnico do Tottenham também está a marcar a atualidade do futebol europeu. O treinador português não resistiu aos maus resultados dos spurs e foi despedido pela direção liderada por Daniel Levy. No entanto, Mourinho não deixa o Tottenham de forma gratuita. Bem pelo contrário. A rescisão do contrato que tinha a duração por mais dois anos vai custar caro aos spurs. Mais precisamente 15 milhões de libras. Esta não é, porém, uma situação inédita para Mourinho. 

Ao longo dos últimos anos o treinador português de 58 anos tornou-se uma figura incontornável no futebol inglês pelos títulos conquistados e... pelas indemnizações recebidas. Mourinho foi despedido dos três clubes que orientou, até ao momento, em terras de Sua Majestade. No Chelsea isso até aconteceu por duas vezes. Vamos à cronologia dos factos (e às contas, também). 

Em 2007, altura da primeira passagem de Mourinho por Stamford Bridge, Roman Abramovich teve de pagar uma quantia a rondar os 26 milhões de euros para despedir o treinador português. 

Anos mais tarde, mais concretamente em 2015, Mourinho voltou a ser despedido do Chelsea, mas desta feita a indemnização recebida foi mais reduzida: cerca de 'apenas' nove milhões de euros. Tudo somado, o Chelsea pagou um montante de 35 milhões de euros a Mourinho só... em indemnizações. 

Os azuis de Londres não foram, porém, os únicos a pagar para tirar Mourinho do comando técnico. Mais recentemente, no final de 2018, também o Manchester United optou pela não continuidade do treinador português à frente da equipa e chegou a um acordo para cessar o contrato em vigor. Os red devils pagaram um total de 22,7 milhões de euros a Mourinho e à restante equipa técnica, tal como ficou descrito no relatório e contas do clube inglês. 

Por último, em 2021, Mourinho viu a sua missão no Tottenham ser forçosamente interrompida ao fim de 17 meses. Os spurs não divulgaram o valor da indemnização em causa, mas a imprensa inglesa garante que o valor será superior a 17 milhões de euros, até porque ainda restavam dois anos de contrato. 

Feitas as contas, e confirmado o valor da indemnização do Tottenham, Mourinho encaixou ao longo destes anos no futebol inglês, mais de 74 milhões de euros só em indemnizações. 

Mourinho não quer descansar 

Quem acredita que Mourinho vai afastar-se do futebol durante os próximos meses está redondamente enganado. O treinador português não se alongou em declarações após o despedimento do Tottenham, mas deixou uma garantia: não precisa de tempo para descansar e recarregar energias. 

Resta saber qual o próximo destino do treinador português de 58 anos, conhecido, em terras de Sua Majestade, por Special One. 

Leia Também: "Mourinho tem de procurar trabalho fora de Inglaterra"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Benfica

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas