Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

"Nuno Mendes não está pronto para sair. Talvez daqui a cinco anos"

Treinador do Sporting fez a antevisão da partida com o Moreirense.

"Nuno Mendes não está pronto para sair. Talvez daqui a cinco anos"

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, fez este domingo a conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Moreirense, a contar para a 25.ª jornada da I Liga

Na antevisão ao confronto em Moreira de Cónegos, o técnico leonino alertou que quem foi às seleções tem agora de se focar nos objetivos do clube de Alvalade.

O técnico disse ainda esperar um encontro difícil diante do Moreirense, e comentou o facto de João Palhinha e Nuno Mendes terem sido apontados a grandes clubes europeus.

Fique com o essencial das declarações de Rúben Amorim:

Nuno Mendes pronto para sair: O Nuno Mendes não está preparado para sair este ano, nem no próximo. Talvez daqui a cinco anos (risos) esteja preparado para sair. Queremos ficar com os melhores mas o mercado tem leis. Sabemos que temos de vender mas a ideia não passa por aí, mas sim ganhar ao Moreirense. Ele tem uma cláusula alta, está feliz aqui e por isso não há preocupação. Só nos interessa a todos ganhar ao Moreirense. Estamos tranquilos em relação a isso.

Deslumbramento dos jovens: Têm de ter noção que isto muda de um momento para o outro. Hoje toda a gente nos dá palmadinhas nas costas e amanhã com maus resultados isto muda completamente, muda a classificação, a valorização dos jogadores, o entendimento de que o Sporting é uma equipa forte e que pode conquistar títulos. Têm de lutar dia a dia por essa valorização, mas não têm de se preocupar mais do que o Moreirense. É esse o foco, só têm de ganhar esse jogo e a carreira deles vem a seguir.

Medo do Sporting perder pontos com o Moreirense como na época passada: São campeonatos e fases diferentes. No ano passado o Sporting não fez pontos diante dos grandes, e este ano ainda não perdeu diante dos grandes. Temos de olhar para os dois lados. Faltam dez jornadas, estamos mais preparados do que no ano passado e estamos numa melhor fase. Não há qualquer tipo de comparação. Se não havia medo no início também não há agora.

Interesse de "tubarões" europeus em Palhinha e Nuno Mendes: Nós somos um grande clube europeu, é mérito deles, fico feliz por eles, mas os jogadores do Sporting já jogam num grande clube. Ainda há muitos jogos por fazer, tudo pode mudar de um momento para o outro. Os jogadores do Sporting têm noção que hoje é uma coisa e amanhã pode ser outra coisa. O sucesso do grupo faz crescer estes jogadores. Melhoraram coletivamente, individualmente não cresceram assim tanto. Quando uma equipa está bem todos os jogadores devem ser valorizados. O foco deles deve ser o Sporting e eles cresceram com a equipa, há orgulho por isso, mas o foco é o Sporting e queremos vencer todas as semanas.

Paulinho pode ser trunfo para o fim da época: É um jogador com características diferentes. Aproveitámos a paragem para ver jovens jogadores e não para adaptar ninguém. O Paulinho já conhece a nossa ideia. Melhorou a sua capacidade física e é mais uma opção. Com ele somos uma equipa mais forte.

Excesso de confiança dos jogadores quando está a vencer: Costumamos fugir para zonas confortáveis. Não queremos isso, não é a nossa ideia, mas, de facto, sentimo-nos muito confortáveis a segurar vantagens. Depois queremos explorar, também, a profundidade, mas isso depende da equipa, dos jogadores que colocamos em campo. Não pressionando tão alto - e nós somos - tivemos jogos em que metemos muita gente na construção, libertam-se dessa pressão, mas depois têm pouca gente na parte ofensiva para nos criar perigo. Nesse aspeto, em muitos jogos os adversários têm poucas ocasiões. Faz parte de alguma juventude da equipa. Não é falta de intensidade, é uma forma de estar que vamos melhorar. Mais difícil com o passar do campeonato, mas não perdemos o controlo do jogo. Não é o treinador que manda, é a própria equipa que se adapta assim. Precisamos tempo para limar essas arestas, para crescer.

O que espera do Moreirense: Uma equipa tranquila a querer jogar contra uma equipa a jogar em primeiro. Vai ser uma equipa atrevida. O seu treinador gosta de jogar bom futebol, tem jogadores com passagens em clubes grandes, e isso ajuda a encarar estes jogos. Cada jogo tem a sua história. Já ganhou ao Benfica, mas o que interessa são os jogos entre nós. No jogo em Alvalade criou-nos alguns problemas, mas fomos claramente superiores. Está muito bem, mas também vivemos um bom momento. Espero que seja um grande jogo, mas se não for que ganhe o Sporting.

Pressão por o FC Porto ter vencido: A pressão é sempre a mesma. Já tivemos fases em que estivemos mais pressionados como no início da época. Agora somos uma equipa mais experiente e já nos conhecemos bem. A pressão na parte final da época é sempre maior, mas estamos preparados para os próximos dez jogos.

Moreirense: O foco está no jogo com o Moreirense que é uma equipa muito boa.. Essa tranquilidade no campeonato faz com que consigam encarar os jogos com uma motivação extra sem precisarem urgentemente de pontos. Obviamente que querem ganhar. É sempre difícil ganhar na casa deles. Mas também já o fizemos diante do Tondela que vinha de cinco vitórias seguidas em casa. Temos de ganhar o jogo e melhorar o que temos vindo a melhorar porque ainda temos muito que melhorar. O foco é vencer o jogo.

Estado físico da equipa após a paragem: Foram duas semanas boas para vermos miúdos. Aumentámos o nível de treinos dos que ficaram. Perdemos alguns jogadores para as seleções e muitos deles jogaram. Apesar disso desfocaram um pouco das nossas ideias e isso é normal porque foram para equipas diferentes. É importante voltarem e perceberem em que momento está o Sporting, os nosso objetivos. É uma dinâmica diferente. É relembrar os jogadores disso, as nossas dinâmicas. As seleções acabaram, agora têm de lutar para manterem o lugar no Sporting e voltarem à seleção.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório