Orkun Kokçu não quer voltar atrás na decisão de deixar o Benfica neste verão e já escolheu o clube que quer representar na nova época 2025/26. O internacional turco quer voltar ao seu país e vestir a camisola do Besiktas, já estando a pressionar os responsáveis das águias a aceitar a oferta em cima da mesa, revela Yağız Sabuncuoğlu esta terça-feira.
O mesmo jornalista turco, especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências, explica ainda que Kokçu já recusou outras abordagens, de outros clubes, por querer jogar apenas e só no Besiktas.
No entanto, Benfica e Besiktas ainda parecem distantes de um possível entendimento, isto apesar de Can Kaymakoglu e Serdal Adali, diretor desportivo e o presidente do clube turco, respetivamente, terem-se deslocado a Lisboa, na segunda-feira, para negociar a transferência médio turco que já leva dois anos na Luz.
A direção liderada por Rui Costa estará a pedir um montante de 30 milhões de euros, ao passo que o Besiktas pretende um empréstimo com opção ou obrigação de compra acionável no final da época. Há, portanto, uma grande distância entre as partes.
Orkun Kökçü gemileri yaktı, Beşiktaş'a gitmek istiyor! Şu ana kadar kendisine gelen bütün teklifleri reddetti! Oyuncu Benfica'ya Beşiktaş'ın teklifini kabul etmesi için baskı yapıyor!
— Yağız Sabuncuoğlu (@yagosabuncuoglu) July 8, 2025
Relação com Lage motiva decisão drástica
Na origem da decisão de Orkun Kokçu, em querer deixar o Benfica, estará a relação conturbada com Bruno Lage, treinador com quem se desentendeu em pleno jogo das águias frente ao Auckland City, no Mundial de Clubes.
Após ser substituído por Renato Sanches, o internacional turco não gostou da decisão do treinador, soltando, inclusive, um "f*** you" na direção do treinador.
Horas mais tarde do sucedido, Bruno Lage desvalorizou o caso e Kokçu admitiu que se excedeu na forma como lidou a frustração de ser substituído, mas sem nunca revelar se havia pedido desculpa ao treinador.
Semanas depois, e já com os jogadores dos encarnados em período de férias, surgiu a informação que Kokçu pretende abandonar a Luz, depois de ter chegado no verão de 2023, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros.
Repete-se o 'filme Schmidt'
Os problemas de Kokçu na relação com os treinadores vão marcando a sua passagem por Portugal, uma vez que já havia protagonizado uma polémica com Roger Schmidt, ainda antes da chegada de Bruno Lage ao comando técnico.
O internacional turco concedeu, a meio da primeira temporada de águia ao peito, uma entrevista, sem autorização do Benfica, na qual criticava abertamente as opções de Roger Schmidt, acusando-o de não estar a aproveitar as suas capacidades.
A chegada de Bruno Lage trouxe à tona o melhor de Kokçu, mas aquilo que parecia ser uma relação tranquila rapidamente se tornou num tormento em plena participação do Benfica no Mundial de Clubes disputado nos Estados Unidos da América.
Há mais interessados
O Besiktas é o maior desejo de Kokçu, mas há outras alternativas para o médio de 24 anos. Ainda na Turquia, o Fenerbahçe, de José Mourinho, também já foi apontado como interessado, e de Itália chegam relatos que dão conta do interesse da AS Roma.
No passado, Orkun Kokçu também chegou a ser apontado como alvo do Liverpool, onde poderia reencontrar o treinador Arne Slot, com quem se cruzou no Feyenoord, e do Manchester United, de Ruben Amorim.
Leia Também: Besiktas faz 'raide' a Lisboa para levar Kokçu e jogador do Sporting