Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Sporting bate Vitória SC e parte para a pausa em 'primeira classe'

Golo solitário de Gonçalo Inácio repõe a vantagem de dez pontos dos leões na liderança isolada da I Liga.

Sporting bate Vitória SC e parte para a pausa em 'primeira classe'
Notícias ao Minuto

22:29 - 20/03/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting parte para a pausa para compromissos internacionais confortavelmente na liderança do campeonato português, depois de bater o Vitória SC, por 1-0, naquele que era um dos mais aguardados duelos da 24.ª jornada.

O primeiro e único golo da noite ocorreu num dos últimos lances da primeira parte, e teve a assinatura de Gonçalo Inácio, ‘menino’ que continua a merecer a confiança de Rúben Amorim e que se estreou a marcar na I Liga.

Leão mandão só pecou na finalização

O Sporting desde cedo deixou bem claro que queria partir para a pausa para compromissos internacionais com uma confortável vantagem sobre os mais diretos rivais, e mandou por completo durante os primeiros 45 minutos.

João Mário deu o primeiro sinal de perigo aos 15 minutos, quando atirou para uma bela defesa de Bruno Varela, e Pedro Gonçalves deu o segundo aos 18, quando acertou em cheio na barra da baliza vimaranense.

À terceira, a bola entrou mesmo na baliza, pelos pés de Tiago Tomás, que viu, no entanto, o VAR impedir-lhe os festejos, uma vez que a bola escapou a Pedro Porro pela linha lateral nos instantes iniciais da jogada.

O golo anulado serviu para ‘acordar’ o Vitória SC, que, finalmente, deu sinal de vida, e, no espaço de um minuto, atirou duas vezes à barra. No entanto, os leões não se ficaram e chegaram à vantagem à beira do intervalo, por intermédio de Gonçalo Inácio.

Segunda parte de pouca história

A intensidade da partida acabou por decrescer significativamente da primeira para a segunda parte. Os minhotos partiram em busca, pelo menos, da igualdade, mas os leões foram conseguindo conter as investidas, com maior ou menor tranquilidade.

De tal maneira que houve apenas a registar uma real oportunidade de golo, quando, aos 52 minutos, Óscar Estupiñán, assistido por Marcus Edwards, apareceu na cara de Antonio Adán a atirar por cima da baliza.

O Sporting garante, assim, a terceira vitória consecutiva e passa a somar 64 pontos, mais dois do que o segundo classificado, o FC Porto, que, horas antes, bateu o Portimonense, por 2-1. Já o Vitória SC, permanece com 35 pontos e é sexto classificado.

Momento do jogo: Costuma dizer-se que não há melhor altura para marcar do que à beira do intervalo, e foi precisamente isso que o Sporting fez em Alvalade. No seguimento de tamanha ‘avalanche’ ofensiva, coube a Gonçalo Inácio a honra de se estrear a marcar na I Liga… e logo com um golo decisivo.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting derrota o Vitória SC, por 1-0, graças ao golo solitário de Gonçalo Inácio, e repõe a vantagem de dez pontos sobre o segundo classificado, o FC Porto.

89' - Mais um cartão amarelo. É para Pepelu, por falta sobre Paulinho.

88' - Rúben Amorim faz o mesmo. Entra Jovane Cabral para o lugar de Pedro Gonçalves.

87' - João Henriques esgota as substituições. Sai Sacko, entra Noah Holm.

84' - Novas mexidas no Sporting. Saem João Mário e Nuno Mendes, entram Matheus Reis... e Dário Essugo, um 'menino' de apenas 16 anos.

76' - Mais duas substituições no Vitória SC. Saem Marcus Edwards e André André, entram Ricardo Quaresma e Miguel Luís.

72' - Mais um cartão amarelo. Agora é para João Mário, por falta sobre André Almeida.

71' - Rúben Amorim também mexe. Saem Tiago Tomás e Daniel Bragança, entram Paulinho e Bruno Tabata.

68' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Luís Neto, que entrou com tudo sobre Rochinha.

66' - João Henriques mexe pela primeira vez. Sai Óscar Estupiñán e André Amaro, entram Bruno Duarte e André Almeida.

52' - Que falhanço de Óscar Estupiñán! Após cruzamento de Marcus Edwards, o avançado apareceu isolado na cara de Adán, mas atirou por cima.

49' - Alguma preocupação em Alvalade. João Palhinha ficou combalido após um choque com André Amaro. Pelo sim pelo não, Rúben Amorim colocou Dário Essugo, de apenas 16 anos, a aquecer.

47' - O Sporting parece não estar satisfeito com a vantagem mínima. Num dos primeiros lances da segunda parte, João Palhinha encheu o pé e fez a bola passar a centímetros da barra.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Sporting-Vitória SC.

45' - Termina a primeira parte em Alvalade. O Sporting recolhe aos balneários em vantagem graças ao golo de Gonçalo Inácio.

Foi assim que o Sporting chegou à vantagem

44' - GOOOOOLOOOOOO do Sporting! Tiago Martins começou por anular o cabeceamento de Gonçalo Inácio por suposto fora de jogo, mas, após recorrer ao VAR, deu mesmo 'luz verde' para os festejos.

34' - O Vitória SC dá, por fim, sinal de vida, com duas oportunidades de enfiada! Marcus Edwards remata forte e Adán impede o golo a meias com a barra. Na cobrança do respetivo canto, foi a vez de Óscar Estupiñán cabecear ao ferro.

As imagens do golo anulado ao Sporting

29' - Afinal não há golo! O VAR concluiu que Pedro Porro controlou a bola fora das quatro linhas no início da jogada e transformou o tento... num lançamento para o Vitória SC.

26' - GOOOOLOOOOOOO do Sporting! Pedro Gonçalves, com um belo passe, deixou a bola em Tiago Tomás, que, na cara de Bruno Varela, não tremeu e atirou para o fundo das redes.

18' - A barra 'rouba' o golo ao Sporting! Pedro Gonçalves apareceu, uma vez mais, em posição privilegiada após cruzamento de Pedro Porro, mas teve pontaria a mais e acertou no ferro.

17' - O que acaba de desperdiçar Pedro Gonçalves! O médio recebeu muito bem a bola, girou e, sem oposição, atirou fraco, para as mãos de Bruno Varela.

15' - Esteve à vista o primeiro golo da noite! João Mário recebeu a bola à entrada da grande área e rematou para uma grande defesa de Bruno Varela.

10' - Sporting dá o primeiro sinal de perigo! Tiago Tomás, com um toque de classe, lançou Pedro Gonçalves, que, já na grande área, tentou dar o passe para a finalização. Valeu o corte de Mikel Agu na 'hora H'.

0' - Tiago Martins dá o apito inicial. Já se joga o Sporting-Vitória SC.

'Onzes'

Sporting: Adán; Pedro Porro, Feddal, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes; João Palhinha, Daniel Bragança; João Mário, Pedro Gonçalves e Tiago Tomás.

Vitória SC: Bruno Varela; Amaro, Mikel, Jorge Fernandes, Sacko; Pepelu, André André; Marcus Edwards, Rochinha, Lameiras e Óscar Estupiñán.

Antevisão

Sporting e Vitória SC têm, este sábado, duelo marcado no estádio de Alvalade, indo Rúben Amorim e João Henriques a jogo com objetivos diametralmente opostos.

Por um lado, o conjunto verde e branco irá procurar assegurar a terceira vitória consecutiva, que lhe permitiria partir com um conforto ainda maior para a pausa para compromissos internacionais.

Já o emblema vimaranense, tentará, a todo o custo, evitar a terceira derrota consecutiva, de forma a tentar manter ainda viva a esperança de alcançar os lugares de apuramento para as competições europeias.

Os leões, recorde-se, chegam a esta fase da temporada na liderança isolada da I Liga, com 61 pontos conquistados em 69 possíveis. Já os minhotos, ocupam a sexta posição da tabela, com 35 pontos.

O Sporting-Vitória SC será ajuizado por Tiago Martins, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Manchester City insiste em Nuno Mendes, mas Sporting não facilita

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório