Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

FC Porto-Paços de Ferreira: 'Estancar' euforia depois de noite histórica

Campeões nacionais recebem a equipa sensação do campeonato deste ano, depois de ter feito história ao eliminar a Juventus na Liga dos Campeões.

FC Porto-Paços de Ferreira: 'Estancar' euforia depois de noite histórica
Notícias ao Minuto

08:03 - 14/03/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O FC Porto recebe, este domingo, o Paços de Ferreira, numa partida válida para a 23.ª jornada da I Liga e depois de uma semana recheada de euforia após os dragões terem eliminado a Juventus na Liga dos Campeões.

E é precisamente este sentimento de euforia que preocupou Sérgio Conceição na preparação para o encontro contra aquela que é uma das equipas sensação da edição deste ano do campeonato.

Na antevisão ao confronto com o Paços de Ferreira, o treinador portista fez questão de salientar que é nestas alturas de maiores festejos por parte dos jogadores que fica mais preocupado com a reação dos seus atletas porque são sempre tempos em que os jogadores precisam de se manter focados.

O encontro entre FC Porto e Paços de Ferreira tem apito inicial agendado para as 20h00 deste domingo e terá arbitragem de Tiago Martins.

Treinadores em discurso direto:

Sérgio Conceição:

Depois de Turim continuou a ir treinar de cara fechada: Ainda fui pior no sentido de perceber que não estávamos assim tão mal depois do jogo com o Sp. Braga nem agora estamos bem. Continuamos a cometer erros e a situações que temos de trabalhar e melhorar. São comportamentos individuais e depois o coletivo sente isso. Temos de continuar a acreditar que é possível vencer todos os nossos jogos e depois fazemos as contas. Esse sentido de responsabilidade que temos continua no máximo. Nestes momentos de maior euforia externa eu preocupo-me mais porque os jogadores são influenciados por esse ambiente. Não o fazem de forma propositada, mas de forma natural. Tenho de frisar junto do grupo que temos um jogo difícil e importante com o Paços. Esse é o meu trabalho. Quando estamos mais distraídos temos alguns dissabores que não quero ter. Venho para aqui com a consciência de que demos um passo que vai ficar para a história num jogo importante pelas incidências do jogo e contra quem era, com jogadores dos melhores do mundo. Estamos satisfeitos com isso. Mas é só mais um passo que faz parte do passado. Agora é olhar para o Paços, tem feito um excelente campeonato, bem orientado. Tentar perceber como o Paços pode jogar, uma equipa que tem alternativas. Esse é o foco, é a minha preocupação. Depois, tudo o que anda à volta, é interessante, mas não mais importante que o Paços merece.

Há mais motivos para renovar contrato depois da vitória em Turim? Há coisas mais importantes neste momento, como o jogo de amanhã, do que propriamente a situação do Sérgio ou do Manel no clube. Não é um problema em relação ao que é a minha vivência. Noutros clubes foi o mesmo profissional que sou aqui. Para mim nunca foi um problema a minha continuidade ou ir embora por achar que o meu tempo acabou ou por as pessoas acharem que acabou. Tenho uma vida estável a todos os níveis e não dependo do futebol para nada. Dependo isso sim da vontade que tenho em estar dentro do futebol que me deu tudo na vida. Tenho paixão pelo que faço. É a única coisa que me move para a andar aqui e muitas vezes a sofrer com coisas que vejo.

Preparação para o jogo: Foi com as mesas preocupações em relação àquilo que é a carga que os jogadores têm depois de um jogo que teve prolongamento, viagem, para que os jogadores em termos físicos estejam bem. Essa é a base para depois se perceber se um jogador está apto ou não. Não precisamos de determinados jogos para dar ou tirar moral. Temos de ter sempre a mesma moral, motivação, ambição e dedicação. Às vezes temos uns sorrisos mais rasgados, outros não, mas isso depende do momento e das vitórias. Temos tido uma grande carga de jogos, mas estamos cá para arranjar soluções.

Pepa:

Jogo: Não acredito em nervosismo do FC Porto [a jogar em casa], mas numa equipa hipermotivada, muito forte e intensa. Fizemos aqui um jogo épico contra eles, que nada tem que ver com este, e temos noção das dificuldades. Vai obrigar-nos à superação e teremos de estar ao nosso melhor nível.

Mudanças táticas: Tudo é analisado ao pormenor, mas não vamos alterar nada. Mais do que estarmos fechados e agarrados ao adversário, é estarmos agarrados à nossa ideia, porque, assim, estaremos mais próximos de ganhar o jogo, que é o que queremos. O mais importante é a nossa identidade e a nossa ideia.

Cansaço do adversário: São muitos dias desde o jogo com a 'Juve' até amanhã [domingo], e a estrutura está habituada a recuperar e a jogar de três em três dias. Essa questão não se vai colocar.

Últimos resultados:

FC Porto: V-E-D-V-D

Paços de Ferreira: E-D-V-D-V

Últimos onzes:

FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu, Corona, Uribe, Sérgio Oliveira, Taremi e Marega.

Paços de Ferreira: Jordi, Maracás, Fernando Fonseca, Marcelo, Rebocho, Luiz Carlos, Eustáquio, Bruno Costa, Hélder Ferreira, Luther Singh e Douglas Tanque.

Ausências:

FC Porto: Mbaye e Marcano (lesionados)

Paços de Ferreira: Jorge Silva e Diaby (lesionados)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório