Meteorologia

  • 15 ABRIL 2021
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º

Edição

"Encaramos o jogo com a Juventus como encarámos o de Barcelos"

Sérgio Conceição garante que vai a Turim em busca de "um resultado positivo, que, num clube como o FC Porto, será a vitória".

"Encaramos o jogo com a Juventus como encarámos o de Barcelos"

O FC Porto visita, esta terça-feira, a Juventus sabendo que lhe basta um empate para garantir o apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas Sérgio Conceição garante que só pensa em vencer. Em conferência de imprensa - onde também esteve Mehdi Taremi - o treinador sublinhou, a diferença de "poderio" entre portugueses e italianos.

Sérgio Conceição

Diferença entre jogador e treinador: Tento fazer o meu trabalho. Tive o meu período como jogador, estou há quase dez anos a treinar, e o que era como jogador não tem nada a ver com o que sou como treinador. Tem a pessoa, que não muda. Agora, esta minha dedicação e o que sou como treinador foi tendo alguma influência do que fui como jogador, assim como os treinadores que tive durante a carreira. Não gosto de me comparar a ninguém. Sou muito eu, faço o meu caminho e espero fazê-lo da melhor forma, que é passar esta eliminatória.

Diferença de jogar no Dragão ou em Turim: Em casa ou fora, preparamos o jogo de forma igual. Os dois últimos resultados em casa, contra Sporting e Sporting de Braga, não foram de acordo com o que queríamos, mas não é por nos sentirmos mais confortáveis a jogar fora. Somos uma equipa grande, e o fator casa, com público, poderia dar algo mais à equipa, mas em termos de preparação é exatamente igual.

Que ideia tem de Pirlo após o último jogo: Vi o jogo com a Lazio, foi um jogo muito interessante, apesar de a Juventus não ter entrado bem. Mudou um pouco a dinâmica, mas sempre com a capacidade de jogar por dentro e explorar a largura. Vi uma Juventus extremamente competente.

Especial voltar a Itália: Vou fazer mais um jogo da Liga dos Campeões pelo meu clube, o que já é fantástico. É verdade que Itália foi um país importante na minha carreira, mas não passa disso. Podia falar do meu primeiro jogo oficial em Itália, que foi em Turim, e ganhámos à Juventus. Marquei o segundo golo. Foco total no nosso jogo.

Juventus pressionada contra o FC Porto:A força da Juventus tem a ver com isso. Deixaram o melhor do mundo de fora e ganharam à Lazio, que é uma equipa de Liga dos Campeões em termos de qualidade. Essa pressão, naquele nível... A Juventus demonstra uma força incrível. Eles estão habituados a essa pressão. Não vai ser por aí. Temos que olhar para a nossa equipa, a nossa organização, e estarmos preparados para uma Juventus na máxima força. Nós, com tudo o que temos, temos que ir à luta. Não é por aí. Contra a AS Roma, a frente de ataque que acabou o jogo foi Hernâni, André Pereira e Adrian López, e não foi por aí que não passámos. Vamos representar da melhor forma o FC Porto e demonstrar que somos um clube histórico e capaz de passar esta eliminatória.

Mbemba, Pepe e Corona: O Mbemba treinou hoje, por isso, em princípio, está disponível. O Pepe e o Corona são uma dúvida grande. Será perto da hora do jogo que iremos decidir. E depois ainda há o Grujic, que se magoou no pé. Vamos ver a evolução dele. Não posso dizer se vão ou não a jogo.

Jogo sem público: Os adeptos do FC Porto, como os conheço há uma dezena de anos, não precisam dessas manifestações para exprimirem a sua paixão, e nós não precisamos dessas manifestações para sentir a paixão dos adeptos. Isso sente-se. É como entrar em casa de alguém e sentir uma energia positiva. Quando se entra neste clube, sente-se essa paixão em tudo. Quando se vai à rua, quando se vem para aqui... Sente-se de uma forma muito forte, porque as pessoas nem 'Bom dia' dizem. Dizem 'É para ganhar'. Já contei uma história fantástica. Estava a fazer a minha corrida junto ao rio e passou um adepto do FC Porto com um menino. Ia a correr e, quando passei por ele, gritou 'Ouve lá, ainda me deve um campeonato'. Trabalhamos sempre para ganhar. É visível, sente-se esse apoio e essa paixão. Os adeptos são assim e não necessitamos de uma força extra.

Rúben Amorim acusado de fraude: Não tenho conhecimento por isso não me vou pronunciar. Saí do treino diretamente para aqui.

Estado físico da equipa: É verdade que temos muitos jogos acumulados. Isto não é qualquer tipo de gestão. O Pepe e o Corona saíram em Barcelos porque estavam condicionados. Estávamos a ganhar pela margem mínima e nunca tirariam dois jogadores que estavam a ser importantes a pensar noutro jogo. Correria o risco de perder esse jogo e o próximo. Temos alguns jogadores que têm jogado mais e são uma grande dúvida por questões físicas. Mas a vida dos treinadores é encontrar soluções. Queremos fazer um jogo competente e qualificar-nos, conhecendo o poderio da Juventus. A Juventus teve a felicidade de recuperar alguns jogadores importantes, como o Cuadrado, o Chiellini, o Bonucci... O Arthur, um médio muito influente que só custou 70 milhões de euros à Juventus, foi três vezes mais do que um só dos nossos jogadores. Mas não é isso que jogo. São onze contra onze, mais cinco que entram e que farão tudo para dignificar o emblema que temos no peito. A história do FC Porto nesta competição é muito rica. Vamos encontrar uma equipa que esteve recentemente em finais, que investiu para tentar ganhar a Liga dos Campeões. Vamos fazer um jogo à imagem do que somos como equipa e tentar ganhar. Sabemos da dificuldade, mas vamos com tudo para conseguir a qualificação.

Antevisão: Encaramos o jogo da mesma maneira que encaramos o jogo de Barcelos. Olhando para o adversário, olhando para o que somos enquanto equipa e procurando um resultado positivo, que, num clube como o FC Porto, será a vitória.

Mehdi Taremi

Não marca há quatro jogos: Quero dar o meu melhor pela equipa, não interessa se marco. Se o FC Porto vence, fico feliz. Darei o meu melhor, talvez marque, talvez não.

Disputar a Liga dos Campeões é um sonho: É um grande título. Gosto de jogar na Liga dos Campeões, assim como todos os jogadores do mundo. O meu passado não interessado. Vivo no presente e penso no próximo jogo. É entusiasmante jogar contra a Juventus.

Estratégia delineada: Vamos lá para vencer o jogo. Não pensamos no empate ou na derrota. Se pensarmos nisso, já matamos a cabeça e perdemos o jogo. Temos um bom plano, o treinador fez uma boa análise e vamos dar o nosso melhor. Veremos o que acontece. Vamos lá para vencer.

Diferenças desde que chegou ao FC Porto: Quando algum jogador chega a uma grande equipa precisa de tempo para se adaptar. O treinador tem falado muito disso. É normal. Não falo do passado, penso no futuro e no que posso fazer. Quero fazer o melhor trabalho possível no futuro.

Condição física da equipa: Somos um grande clube, e nos grandes clubes isto é normal. Temos esta situação desde o início da época. Temos uma grande motivação para este jogo. É um jogo muito importante para Portugal. Temos muita concentração para este jogo.

Juventus precisa de marcar: Cada jogo é diferente. Queremos dar o nosso melhor, não interessa o que aconteceu antes. Este jogo é importante.

Maior desafio em Itália: É um grande jogo, a Juventus é um grande clube, assim como o FC Porto. O importante é manter o foco e a concentração durante os 90 minutos, até final do jogo. Temos um bom plano para o jogo. Vamos dar o nosso melhor pelo FC Porto.

Antevisão

Depois de regressar às vitórias no campeonato, ao derrotar o Gil Vicente, por 2-0, o FC Porto vira, esta terça-feira, atenções para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, onde terá pela frente a Juventus.

Antes disso, esta segunda-feira, Sérgio Conceição e Mehdi Taremi passam pela sala de imprensa do complexo do Olival, onde irão antever o encontro da segunda mão, diante da equipa de Cristiano Ronaldo e companhia.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 12h (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do conjunto azul e branco.

Leia Também: "FC Porto vai lutar até final e não deixará nada fácil para ninguém"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório