Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Portimonense pode roubar pontos em Alvalade"

Rúben Amorim deixou ainda rasgados elogios a Coates e aproveitou para falar do triunfo do FC Porto sobre a Juve, que também foi benéfico para o Sporting.

"Portimonense pode roubar pontos em Alvalade"
Notícias ao Minuto

19:05 - 19/02/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Sporting e Portimonense defrontam-se, neste sábado, pelas 20h30, num duelo relativo à 20.ª jornada da I Liga.

Rúben Amorim fez hoje, sexta-feira, a antevisão à partida no auditório Artur Agostinho, em Alvalade.

Nesta conferência de imprensa, o técnico verde e branco alertou que o "Portimonense pode roubar pontos em Alvalade", deixando ainda rasgados elogios a Coates e aproveitou para falar do triunfo do FC Porto sobre a Juve, que também foi benéfico para o Sporting.

Análise ao adversário: É uma equipa que vive um bom momento, já tínhamos apanhado o Paços que vivia um excelente momento. Agora sim, talvez, o Portimonense vive o seu melhor momento da época. Acredito que o Portimonense tentará ganhar as costas da nossa defesa, até porque vamos ser nós, certamente, a assumir as rédeas do jogo. Falamos de uma equipa muito forte nas bolas paradas e que acerta mais vezes nesse tipo de lances, nomeadamento nos cantos. Será um jogo muito difícil, mas vamos jogar de uma forma intensa e precavidos para a velocidade que eles têm no reduto mais ofensivo. O Portimonense pode roubar pontos em Alvalade e nós já estamos precavidos disso.

Quem tem mais responsabilidade neste momento: o Sporting ou quem vai atrás dele? É indiferente. Nós temos sempre essa responsabilidade, porque somos o Sporting. No ano passado estávamos no quarto lugar, a lutar por objetivos diferentes, e a responsabilidade também existia. Temos de manter o foco nisso. Fomos muito rigorosos contra o Paços de Ferreira, depois da primeira parte em Barcelos, e estamos precavidos para isso. Vamos entrar fortes e estamos confiantes da inspiração dos nossos jogadores. Será difícil escolher o onze até porque os jogadores estão muito empenhados.

Elogios de Jackson Martínez: O elogio é sempre bom, ainda por cima vindo de antigos jogadores. E de um grande jogador. Mas também importa saber o que ele disse dos outros clubes - Benfica e FC Porto - e que também não iam desistir. Ainda há muito campeonato. Eu não me foquei tanto nos elogios, mas mais nas palavras que ele disse sobre os rivais.

Cepticismo em relação ao campeonato pode desmotivar os jogadores? Eu não tenho dúvidas da ambição e do querer dos meus jogadores. Eles pensam da mesma forma e estamos todos alinhados no mesmo pensamento e na mesma forma de estar. Eles jogam no Sporting e não há maior motivação do que essa. Como eu disse estão todos a jogar muito bem e eles estão desejosos em jogar em novas competições para o ano. A motivação está em alta até ao fim do campeonato.

Coates, Matheus Nunes e Nuno Santos em risco para falhar o Clássico. Pensa fazer alterações? Nenhuma. O jogo mais importante é o próximo. Todos os jogos valem três pontos. Não vamos pensar no FC Porto. Nem eles estão ainda a pensar no jogo do Sporting.

Clássico contra o FC Porto é um jogo de seis pontos: O Clássico contra o FC Porto ainda não está na nossa cabeça, só pensamos no Portimonense. Vamos preparar este jogo e logo depois pensaremos no FC Porto.

O que é que Rúben Amorim aprendeu com o Coates? Eu acredito que há um pouco de Coates em todos os jogadores. Ele é um líder para nós, apesar de não ser uma pessoa exuberante. Está a fazer uma excelente época, depois da temporada difícil que teve no ano passado. Ele está a cumprir o papel dele, mas consegue fazer algo mais relativamente aos colegas. Não os pressiona muito e é muito inteligente nessa liderança. Ele é muito mais jogador do que eu pensava e quando disse pensava referia-me ao início dessa época. Espero que fique muitos anos no Sporting e a meu ver será capitão desta equipa durante largos anos.

A importância de ir com 10 pontos de vantagem ao Dragão? Nós não fazemos as contas assim. O importante é vencer este jogo, porque vencendo este jogo já estamos a jogar o próximo. O importante não é o número de pontos, mas vencer cada jogo, mas claro que é importante estar acima dos rivais e não estar a depender de ninguém.

Ausência das competições europeias ajudou na atual posição: Não sabemos. Tivémos mais tempo para trabalhar, mas o facto de sairmos de uma competição europeia logo no início também podia ter criado alguma instabilidade. Tivémos mais tempo para trabalhar, isso é óbvio. Mas se isso ajudou? Não sei, para o ano já vamos saber.

Comportamento dos rivais na Europa: É de realçar o comportamento das nossas equipas que defrontam rivais com grandes orçamentos e que conseguimos bater-nos de igual para igual, portanto há que realçar isso no futebol português. Que com pouco é possível fazer muito. E também dar mais mérito ao Sporting. Basta ver que o FC Porto ganhou a Juventus, sendo melhor que a Juventus. E quem olha para a classificação e vê o FC Porto atrás do Sporting também dá créditos aos nossos jogadores o que é bom. Porque vivemos da formação e da projeção dos nossos jogadores.

Trabalho psicológico com a equipa: Não temos um trabalho específico nessa variante, porque há uma mescla de juventude com experiência. Quando as coisas estão mais sérias metemos o Quaresma lá para o meio e aquilo fica mais alegra, quando é preciso gente mais séria pomos o João Pereira a falar com o grupo. Os resultados também ajudam e a união do grupo também. Nós temos um grupo muito experiente e a juventude torna o ambiente mais leve.

Uma defesas menos batidas do campeonato: É importante, porque é sempre bom sofrer poucos golos, ainda por cima tendo jogadores talentosos. Os jogadores agarram-se todos muito para defender e tudo tem ajudado. Quando os 11 tem de defender eles empenham-se seja frente ao Benfica, ao FC Porto ou frente ao Paços.

Leia Também: Sporting sem casos de Covid-19 antes da receção ao Portimonense

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório