Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Não é estrela de campeão. Sporting tem crença e um carregador de piano"

Litos, que representou o Sporting de Braga e o Sporting como jogador, fez o rescaldo para o Desporto ao Minuto da final da Taça da Liga.

"Não é estrela de campeão. Sporting tem crença e um carregador de piano"
Notícias ao Minuto

07:20 - 25/01/21 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Litos

O Sporting conquistou, neste sábado, a terceira Taça da Liga do seu palmarés, depois de vencer o Sporting de Braga, por 1-0, com um golo de Pedro Porro, no estádio Municipal de Leiria.

O Desporto ao Minuto convidou Litos, antigo jogador de leões e minhotos, para fazer o rescaldo a uma partida em que destacou "a voz de comando de Coates", que se traduziu numa "estabilidade assombrosa" do sector mais recuado do conjunto verde e branco.

O antigo internacional português começou, desde logo, por lamentar os pontos menos positivos desta final: "Primeiro, tenho pena pela falta de público, tendo em conta a importância deste jogo e por estar a disputar-se um troféu entre duas grandes equipas. E, depois, tenho a lamentar o estado do relvado, que não estava nas melhores condições devido à chuva que caiu".

Litos não tem, de resto, dúvidas de que, em Leiria, "opuseram-se as duas equipas que estão a jogar melhor futebol, para já, em Portugal".

"O Sporting acabou por ser feliz, chegando ao golo numa altura em que não esperava, todavia o Braga reagiu, beneficiando do recuo do bloco do Sporting e da aposta de Carvalhal em colocar mais presença na área. Os minhotos tiveram as suas oportunidades, e o resultado talvez mais justo teria sido o empate para que este troféu fosse discutido nas grandes penalidades", asseverou Litos, que descarta a ideia de um Sporting com "estrela de campeão".

"O Sporting foi, mais uma vez, feliz, mas procurou muito essa felicidade, que premiou a entrega de todos os jogadores. Agora, o Sporting de Braga tem um plantel recheado de grande qualidade e de jogadores muito acima da média, o que faz com o que título do Sporting seja ainda mais meritório.  Não podemos chamar estrela de campeão a um clube que tem uma entrega até ao último minuto. Basta ver o que o Sporting fez diante do FC Porto, em que acreditou até ao fim num resultado diferente", referiu.

"Nesse caso, não só o Rúben Amorim procurou o empate como ainda foi em busca da vitoria. Talvez nessa situação, e após o 1-1, muitos fechariam a loja para depois procurar o triunfo nas grandes penalidades. O Rúben passa uma mensagem de ambição e tem uma alma enorme. Os jogadores acreditam neste treinador, e isso é muito importante", acrescentou o antigo médio que destacou ainda a "crença" de um leão que tem em "Palhinha o carregador do 'piano' pela forma como organiza o jogo verde e branco".

Notícias ao Minuto[Jogadores do Sporting em festa com o treinador Rúben Amorim]© Getty Images

"Numa fase inicial, as equipas encaixaram-se. Carvalhal apostou numa linha de três a defender para depois mudar para uma linha de quatro. A alteração do sistema táctico devolveu maior solidez ao Braga, proporcionando aos minhotos um caudal ofensivo muito maior. O Braga, efetivamente, tudo fez para chegar à vitória, mas o Sporting também teve muito mérito pela forma como defendeu a vantagem", complementou o ex-joagdor, que deixou ainda um conselho para o clube de Alvalade.

"Nos últimos jogos o Sporting tem sofrido mais com essas ausências [dos melhores jogadores] devido à Covid-19. Esta equipa agora também é mais vigiada e olhada de outra forma pelos rivais, que anulam de uma melhor forma os grandes artífices deste Sporting. E o clube necessita, efetivamente, de ir ao mercado para encontrar outros soluções para aguentar esta parte final da temporada", rematou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório