Powered bySolverde
Disclaimer

"Não é estrela de campeão. Sporting tem crença e um carregador de piano"

Litos, que representou o Sporting de Braga e o Sporting como jogador, fez o rescaldo para o Desporto ao Minuto da final da Taça da Liga.

"Não é estrela de campeão. Sporting tem crença e um carregador de piano"

© Reuters

Ricardo Santos Fernandes
25/01/2021 07:20 ‧ 25/01/2021 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Litos

O Sporting conquistou, neste sábado, a terceira Taça da Liga do seu palmarés, depois de vencer o Sporting de Braga, por 1-0, com um golo de Pedro Porro, no estádio Municipal de Leiria.

O Desporto ao Minuto convidou Litos, antigo jogador de leões e minhotos, para fazer o rescaldo a uma partida em que destacou "a voz de comando de Coates", que se traduziu numa "estabilidade assombrosa" do sector mais recuado do conjunto verde e branco.

O antigo internacional português começou, desde logo, por lamentar os pontos menos positivos desta final: "Primeiro, tenho pena pela falta de público, tendo em conta a importância deste jogo e por estar a disputar-se um troféu entre duas grandes equipas. E, depois, tenho a lamentar o estado do relvado, que não estava nas melhores condições devido à chuva que caiu".

Litos não tem, de resto, dúvidas de que, em Leiria, "opuseram-se as duas equipas que estão a jogar melhor futebol, para já, em Portugal".

"O Sporting acabou por ser feliz, chegando ao golo numa altura em que não esperava, todavia o Braga reagiu, beneficiando do recuo do bloco do Sporting e da aposta de Carvalhal em colocar mais presença na área. Os minhotos tiveram as suas oportunidades, e o resultado talvez mais justo teria sido o empate para que este troféu fosse discutido nas grandes penalidades", asseverou Litos, que descarta a ideia de um Sporting com "estrela de campeão".

"O Sporting foi, mais uma vez, feliz, mas procurou muito essa felicidade, que premiou a entrega de todos os jogadores. Agora, o Sporting de Braga tem um plantel recheado de grande qualidade e de jogadores muito acima da média, o que faz com o que título do Sporting seja ainda mais meritório.  Não podemos chamar estrela de campeão a um clube que tem uma entrega até ao último minuto. Basta ver o que o Sporting fez diante do FC Porto, em que acreditou até ao fim num resultado diferente", referiu.

"Nesse caso, não só o Rúben Amorim procurou o empate como ainda foi em busca da vitoria. Talvez nessa situação, e após o 1-1, muitos fechariam a loja para depois procurar o triunfo nas grandes penalidades. O Rúben passa uma mensagem de ambição e tem uma alma enorme. Os jogadores acreditam neste treinador, e isso é muito importante", acrescentou o antigo médio que destacou ainda a "crença" de um leão que tem em "Palhinha o carregador do 'piano' pela forma como organiza o jogo verde e branco".

Notícias ao Minuto[Jogadores do Sporting em festa com o treinador Rúben Amorim]© Getty Images

"Numa fase inicial, as equipas encaixaram-se. Carvalhal apostou numa linha de três a defender para depois mudar para uma linha de quatro. A alteração do sistema táctico devolveu maior solidez ao Braga, proporcionando aos minhotos um caudal ofensivo muito maior. O Braga, efetivamente, tudo fez para chegar à vitória, mas o Sporting também teve muito mérito pela forma como defendeu a vantagem", complementou o ex-joagdor, que deixou ainda um conselho para o clube de Alvalade.

"Nos últimos jogos o Sporting tem sofrido mais com essas ausências [dos melhores jogadores] devido à Covid-19. Esta equipa agora também é mais vigiada e olhada de outra forma pelos rivais, que anulam de uma melhor forma os grandes artífices deste Sporting. E o clube necessita, efetivamente, de ir ao mercado para encontrar outros soluções para aguentar esta parte final da temporada", rematou.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas