O Barcelona voltou, este sábado, a marcar passo no principal escalão do futebol espanhol. Desta feita, ao não ir além de um empate a duas bolas na receção ao Valencia, de Gonçalo Guedes (que foi titular) e Thierry Correia (que não saiu do banco).
O conjunto che entrou bem na partida, com um golo de Mouctar Diakhaby logo aos 29 minutos, mas os homens da casa repuseram a igualdade à beira do intervalo, por intermédio de Lionel Messi, na recarga após uma grande penalidade desperdiçada.
Um golo histórico para o internacional argentino, que, assim, igualou o 'eterno' Pelé como o jogador com mais tentos (já lá vão 643) assinados por um só clube no futebol mundial, podendo isolar-se dentro em breve.
Já no segundo tempo, os catalães consumaram a reviravolta, por Ronald Araújo, mas os visitantes selaram o resultado final aos 69 minutos, por Maxi Gómez. Francisco Trincão ainda rendeu Antoine Griezmann pouco depois, mas acabou por não conseguir fazer a diferença.
Feitas as contas, o Barcelona passa a somar 21 pontos em 13 jornadas, pelo que corre sérios riscos de perder a quinta posição de La Liga para o Sevilla, que segue imediatamente atrás, com menos dois pontos e menos dois jogos disputados.
Já o Valencia, passa a somar 15 pontos e iguala, provisoriamente, o Eibar (que ainda terá que receber o Real Madrid, no domingo) no 12.º lugar.