Powered bySolverde
Disclaimer

Ausência de competição jovem pode ter custos para a saúde pública

Em declarações à agência Lusa, Carlos Paula Cardoso explicou que essa foi uma das preocupações secundadas pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, na reunião que as duas entidades mantiveram hoje com a Direção-Geral da Saúde.

Taça de Honra de Lisboa em futebol relançada na próxima época

© Reuters

Lusa
05/12/2020 18:26 ‧ 05/12/2020 por Lusa

Desporto

Covid-19

A ausência de competição desportiva nos escalões de formação devido à pandemia de covid-19 pode ter custos mais tarde, em termos de saúde pública, alertou hoje o presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Em declarações à agência Lusa, Carlos Paula Cardoso explicou que essa foi uma das preocupações secundadas pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, na reunião que as duas entidades mantiveram hoje com a Direção-Geral da Saúde.

"Não podemos deixar que a ausência de competição desportiva no dia de hoje em relação à população mais jovem tenha um efeito pior à posteriori do que se tivesse havido abertura para a prática desportiva desses escalões etários", disse o presidente da CDP.

A reunião serviu para "trocar impressões sobre um tema que preocupa tanto a CDP como a Ordem dos Médicos" e para, além de chamar a atenção para estas questões, colocar as duas entidades "à disposição uma da outra para continuar a discutir os problemas" à medida que a situação da pandemia de covid-19 for evoluindo.

"Do ponto de vista desportivo, estamos a perder uma geração porque, nestas idades jovens, de 14, 15 ou 16 anos, há um momento em que não fazendo aquilo naquela altura perde-se o desenvolvimento físico das pessoas", lembrou Carlos Paula Cardoso.

Outro tema abordado foi o abandono da prática desportiva de "uma elevadíssima percentagem" de jovens devido à ausência de competição, que se "vai repercutir mais tarde".

"Há um hiato, uma etapa de desenvolvimento que não se verifica naquele momento e que, não se verificando, não é recuperável mais tarde", frisou o presidente da CDP.

Em comunicado, o CDP refere que presidente "manifestou as suas preocupações" e abordou a questão que considera "premente" da necessidade de "alteração da norma que define o nível de risco de transmissibilidade de cada uma das modalidades", uma vez que considera que a mesma se encontra "desfasada da realidade".

No entanto, Carlos Paula Cardoso explicou à Lusa que não foi definida qualquer meta temporal com a DGS para o fazer e "nem era esse o objetivo da reunião".

"O objetivo era reconhecermos que, em conjunto, podemos colaborar em algo que nos preocupa muito agora para prevenir os efeitos nefastos em que isto se vai traduzir a curto e médio prazo", concluiu.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas