Meteorologia

  • 19 JANEIRO 2021
Tempo
13º
MIN 4º MÁX 14º

Edição

"Tondela? Vamos ter de ser uma boa equipa para ganhar amanhã"

Depois de selado o apuramento para os oitavos de final da Champions League com um empate frente ao City, o FC Porto regressa às competições nacionais e só pode pensar na vitória.

"Tondela? Vamos ter de ser uma boa equipa para ganhar amanhã"

Sérgio Conceição fez esta sexta-feira a antevisão da partida de amanhã, do FC Porto, frente ao Tondela, mostrando-se satisfeito com o rendimento defensivo da sua equipa nos últimos jogos e tranquilo quanto a um jogo que perspetiva complicado frente a um adversário com pouca sorte para o golo.

Confira o essencial das declarações do técnico azul e branco.

Marega, pelas suas características, é compatível com o TaremiSe estiverem os dois bem, em forma, se o adversário pedir um jogador mais refinado e outro a abrir espaços, obviamente que sim, mas depende da estratégia para o jogo. Depende muito do que queremos para o jogo e no fundo aproveitar algumas dificuldades que o nosso adversário possa ter. 

Treinador novo do Tondela, como preparou o jogo: Está lá desde o início da época e já têm comportamentos padrão. Há algumas coisas que vão mudando, mas estamos atentos. A nossa análise e observação do adversário é exaustiva e por isso é que temos muitas pessoas a trabalhar. Independentemente do pouco tempo do seu treinador, há comportamentos padrão do Tondela. 

Comentador JJ, Carvalhal e Conceição. Como seria?: Dependeria do tema. Mas acredito que falaríamos de futebol e não do futebol. Há muitas coisas que são comentadas, acredito que tenha impacto de audiências, mas para quem gosta do jogo, acrescenta pouco. Todo o que gravita à volta do futebol interessa a quem não gosta tanto de futebol e gostam de ver pessoas a atacar-se na televisão. Não acredito que nós os três... depende do tema. Seria um painel engraçado.

Equipa mais sólida defensivamente - o que mudou: Tem a ver com tudo o que é trabalhado aqui. Quando falamos de processo defensivo temos de olhar para a equipa, como pressionamos e condicionamos o adversário, como reagimos à perda da bola, como transitamos de uma situação ofensiva para o processo defensivo, como é feita a transição. São situações que trabalhamos, não só nos diferentes setores, mas é um trabalho coletivo que começa na frente. O problema estava na frente. A origem do problema muitas vezes está no setor intermédio e atacante. A melhoria é um trabalho de toda a equipa. Não festejamos momentos em que não sofremos golos, festejamos títulos, mas era importante consolidar este momento do jogo.

Receitas geradas na Champions em três anos: Em relação ao dinheiro, é uma consequência de bons resultados na Liga dos Campeões. Estou aqui para trabalhar dessa forma. Não sou diretor financeiro, não estou a pensar em nada em relação ao dinheiro. Estou aqui para ganhar jogadores e potenciar jogadores. Fico contente por dar alguma estabilidade neste momento que atravessamos e a Liga dos Campeões é fundamental para os clubes. Fico feliz, mas não penso muito nisso.

Elogios de Jorge Jesus pelo apuramento da Champions: Faltou dar os parabéns à equipa, mas dou também os parabéns ao Benfica e ao Braga. As equipas portuguesas estão de parabéns.

Tondela com três centrais: O ano passado também defrontámos equipas com linha defensiva de cinco. Cada equipa tem a sua dinâmica e temos de nos preparar em função disso mesmo. A dinâmica muda consoante as características dos laterais e dos centrais. Nesse sentido, acho que cada equipa é diferente e dentro das equipas é importante perceber o onze e como as individualidades vão influenciar a dinâmica. Vamos apanhar um Tondela que, penso, terá dois laterais ofensivos. Vamos ver.

Mudança de chip da Champions para a I Liga: Já disse noutras vezes. São competições diferentes. Amanhã entramos na principal competição para nós, que é o campeonato, e temos de entrar com tudo. Este é o jogo mais importante, por ser o próximo e a principal competição em termos de objetivos

Estrutura do futebol nos clubes e estilo de comunicação: Eu sinceramente digo a minha opinião. Não estou nada robotizado. Não fujo às questões. Não sou politicamente correcto. 

Estratégia: Não sei como vão interpretar as minhas palavras, mas parece que o melhor passatempo para as pessoas é interpretar mal as palavras do Conceição. Quando falo de ganhar por 4-3 ou 1-0 o que é que prefiro? 1-0. Porque é uma boa missão defensiva. O City normalmente tem uma média de 6 faltas por jogo, connosco teve o dobro. Já tive em equipas mais pequenas em que defrontei equipas com orçamentos 30 vezes maiores, fui um treinador que deu importância à missão defensiva. Isso não quer dizer que dentro dessa estratégia provocasse anti-jogo. Nunca critiquei um colega meu por jogar com 10 jogadores atrás da linha da bola. Se alguém arranjar uma declaração minha a criticar isso, dou um milhão de euros. Aquilo que eu quero referir, e só falei daquela forma [no jogo com o Marítimo], porque falava da minha estratégia. Não vi ninguém valorizar de forma convincente a nossa exibição com o City. O que disse no jogo do Marítimo respondi a alguém que perguntava sobre a estratégia para o jogo. 

Terceiro jogo em 8 dias - gestão de plantelTemos de olhar para o que é o desgaste dos jogadores, mas essa gestão é feita a pensar no momento dos jogadores. Isso tem que ver com a avaliação que fazemos da componente física e da estratégia para o jogo. O acumular de jogos que temos deu-nos a entender, até face ao historial recente, a perceção dos atletas que estão melhor. Luís Díaz? Era um jogador em risco para o City. O Corona está convocado, mas não sei se estará disponível. É uma lesão que com o correr das horas melhora, porque é um traumatismo. Mas não vai ser fácil. Estamos aqui para escolher o melhor onze e ganhar o jogo. 

Tondela com muitos golos sofridos: Será um jogo de campeonato onde teremos de estar ao nosso melhor. Não fizeram muitos golos mas é das equipas que tem mais bolas nos ferros. Isso é sinal de um pouco de falta de sorte e espero que continue amanhã, mas teremos de ser uma equipa forte em todos os momentos do jogo para ganharmos. O Tondela é uma equipa positiva e que gosta de jogar. Vamos ter de ser uma boa equipa para ganhar amanhã. 

Antevisão: Depois de um empate a meio da semana frente ao todo-poderoso Manchester City, o FC Porto regressa este sábado aos compromissos nacionais. 

Os dragões recebem o Tondela, amanhã, pelas 20h30, numa partida em que, novamente, os pupilos de Sérgio Conceição terão de entrar com pensamento num resultado único: a vitória. 

Privado expectavelmente de Corona, com Pepe ainda em dúvida, com a equipa sobrecarregada de jogos, o técnico azul e branco deverá dar pistas sobre se irá gerir o cansaço de alguns jogadores.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, em direto, as declarações do treinador dos azuis e brancos a partir das 12h00.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório