Meteorologia

  • 19 JANEIRO 2021
Tempo
11º
MIN 4º MÁX 14º

Edição

Sp. Braga vence na Grécia e apura-se para os '16-avos' da Liga Europa

Arsenalistas partem para a última jornada com a hipótese de disputar a liderança do Grupo G com o Leicester City.

Sp. Braga vence na Grécia e apura-se para os '16-avos' da Liga Europa

O Sporting de Braga carimbou, esta quinta-feira, o apuramento para os 16-avos-de-final da Liga Europa ainda com uma jornada por disputar na fase de grupos, ao derrotar o AEK, em Atenas, por 4-2.

Vítor Tormena, Ricardo Esgaio, Ricardo Horta e Wenderson Galeno marcaram os golos do conjunto minhoto, ao passo que a resposta grega teve a assinatura de Nélson Oliveira e Vasilantonopoulos, numa partida que, no entanto, ainda ameaçou complicar-se.

Relaxamento podia ter custado caro

O Sporting de Braga sabia que, ganhando, assegurava a passagem à próxima fase da competição, e fez por resolver a questão o mais rapidamente possível. De tal maneira que, ao fim de nove minutos, já vencia por 2-0.

Vítor Tormena quebrou o nulo na primeira oportunidade da noite, após um pontapé de canto cobrado por Ricardo Horta, e Ricardo Esgaio também fez das suas pouco depois, assistido por Wenderson Galeno.

Com a vantagem assegurada, os homens de Carlos Carvalhal relaxaram… e foram castigados. Nélson Oliveira desperdiçou um ‘golo cantado’ aos 19 minutos e Matheus defendeu um cabeceamento potente de Livaja aos 22. Mas, à terceira, os gregos não perdoaram.

Nélson Oliveira redimiu-se, interceptou um passe atrasado de Vítor Tormena para Matheus e só teve de encostar. O golo serviu, ainda assim, para ‘despertar’ os arsenalistas, que chegaram ao 3-1 à beira do apito para o intervalo, por intermédio de Ricardo Horta. 

Carlos Carvalhal mexeu e geriu

O AEK, obrigado a vencer para continuar na luta pelo apuramento, regressou forte dos balneários e impôs algumas dificuldades ao Sporting de Braga, ainda que sem nunca conseguir incomodar, verdadeiramente, Matheus.

No entanto, Carlos Carvalhal mexeu bem, lançou Fransérgio e André Horta para o lugar de Iuri Medeiros e Al Musrati, e conseguiu colocar algum ‘gelo’ na partida. Em cima do apito final, Galeno ainda marcou para os arsenalistas, e Vasilantonopoulos para os gregos.

Com este triunfo, o Sporting de Braga passa a somar dez pontos e iguala o Leicester City (que, à mesma hora, foi derrotado pelo Zorya) na liderança do Grupo G. Já o AEK, que permanece com apenas três pontos, último classificado.

Momento do jogo: O jogo estava perigoso à beira do intervalo, fruto do golo de Nélson Oliveira, mas o Sporting de Braga acabou por conseguir ‘matá-lo’ pouco depois, por intermédio de Ricardo Horta, num lance que acabou com as dúvidas quanto ao desfecho.

Acompanhamento

90' - Apito final em Atenas! O Sporting de Braga está nos 16-avos-de-final da Liga Europa graças ao triunfo sobre o AEK, por 4-2.

89' - GOOOOOOLOOOO do AEKVasilantonopoulos marca e reduz distâncias para os gregos.

83' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting de Braga! Que 'míssil' de Galeno, que acaba, assim, com as dúvidas em Atenas.

78' - Carlos Carvalhal esgota as substituições. Sai André Castro, entra João Novais.

73' - Galeno ainda não se dá por satisfeito! O brasileiro pegou na bola, partiu pela área dentro e atirou, para uma defesa simples de Tsintotas.

70' - Carlos Carvalhal volta a mexer. O treinador do Sporting de Braga lança Guilherme Schettine e retira Paulinho.

60' - Dupla subsituição no AEKSaem Nélson Oliveira e Albanis, entram Ansarifard e Tankovic.

58' - O árbitro volta a recorrer ao cartão. O amarelo é, desta feita, exibido a Vasilantonopoulos, por falta sobre André Horta.

56' - O jogo complica-se e Carlos Carvalhal opta para mexer. Entram Fransérgio e André Horta, saem Iuri Medeiros e Al Musrati.

51' - O AEK não desiste! Nélson Oliveira aguentou a pressão de Al Musrati e rematou cruzado, a centímetros da baliza de Matheus.

50' - Mais um cartão amarelo para o Sporting de Braga. Agora é para Al Musrati, por falta sobre André Simões. Os gregos reclamaram e pediram algo mais...

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do AEK-Sporting de Braga. Os gregos aproveitaram para mexer na equipa e lançaram Vasilantonopoulos para o lugar de Bakakis.

45' - Georgi Kabakov apita para o intervalo. O Sporting de Braga recolhe aos balneários em vantagem diante do AEK, graças aos golos de Tormena, Esgaio e Ricardo Horta. Nélson Oliveira respondeu a favor dos gregos.

45' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting de Braga! Mais uma grande investida de Galeno pela ala esquerda, para depois assistir para o golo de Ricardo Horta.

38' - Nova oportunidade para os arsenalistas! Paulinho apareceu na grande área e atirou diretamente às malhas laterais da baliza grega.

33' - Responde bem o Sporting de Braga! Ricardo Horta combina com Iuri Medeiros e atira forte, mas à figura de Tsintotas.

Eis o golo que relança os gregos

31' - GOOOOOLOOOOO do AEK! Nélson Oliveira redime-se do falhanço, interceta um passe atrasado de Vítor Tormena para Matheus e atira para o fundo das redes.

30' - Aí está o primeiro cartão amarelo da tarde. É para Bruno Viana, por falta junto à linha lateral.

22' - Enorme defesa de Matheus! Livaja foi às alturas cabecear, mas o guarda-redes brasileiro, com uma bela estirada, desviou para canto.

19' - O que acaba de desperdiçar Nélson Oliveira! O internacional português tinha a baliza completamente escancarada, mas acertou mal na bola e atirou ao lado.

Não perca as imagens do segundo golo arsenalista

9' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting de Braga! Que entrada dos arsenalistas! Galeno acelerou pelo lado esquerdo do ataque e deixou em Ricardo Esgaio, que, à boca da baliza, só teve de encostar.

Assim foi o golo que quebrou o nulo na Grécia

7' - GOOOOOLOOOOO do Sporting de Braga! Após canto cobrado a partir do lado esquerdo, por Ricardo Horta, Vítor Tormena apareceu sozinho a desviar para o fundo das redes.

0' - Apito inicial em Atenas. Já se joga o AEK-Sporting de Braga.

'Onzes'

AEKTsintotasBakakisHnidNedelcearuInsúa; André Simões, GalanopoulosMantalosAlbanisLivaja e Nélson Oliveira.

Sporting de Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Bruno Viana, Vítor Tormena, Sequeira; Castro, Al MusratiIuri Medeiros; Galeno, Ricardo Horta e Paulinho.

Antevisão

O Sporting de Braga pode selar, já esta quinta-feira, de uma vez por todas, as contas do apuramento para os 16-avos-de-final da Liga Europa, na deslocação à capital grega de Atenas, onde tem partida agendada com o AEK.

Os arsenalistas carimbam automaticamente o passaporte caso vençam. No entanto, até lhes pode bastar um empate, desde que o Zorya não vença na receção ao Leicester City, no encontro que se disputa à mesma hora.

Uma tarefa que, no entanto, não se afigura simples, uma vez que o emblema grego vem de uma fantástica série de quatro vitórias nos últimos cinco jogos, pelo que promete ser um 'osso duro de roer' para os homens de Carlos Carvalhal.

O AEK-Sporting de Braga será ajuizado pelo árbitro búlgaro Georgi Kabakov, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h55 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório