Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Os números não mentem: Esta é a pior defesa da era Jesus no Benfica

Dados dos primeiros 11 jogos revelam que as águias, sob o comando de JJ, nunca haviam sofrido tantos golos. Os números e as explicações daquele que é o maior problema no esquema tático de Jesus.

Os números não mentem: Esta é a pior defesa da era Jesus no Benfica
Notícias ao Minuto

07:15 - 10/11/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Benfica não vence há três jogos consecutivos, mas não se pode dizer que a problema esteja diretamente ligado à produção ofensiva dos homens da frente. Muito pelo contrário. O maior problema das águias reside lá atrás, na defesa, e os números são categóricos e não deixam margem para dúvidas. Disputados os primeiros 11 jogos da presente época já se pode dizer que é a pior defesa do Benfica sob a batuta de Jorge Jesus. 

O treinador português regressou, no último verão, à Luz e os adeptos encarnados esperavam, seguramente, que a defesa fosse um dos pontos fortes implementados por JJ. Conhecido por ser um técnico muito rigoroso no momento defensivo, a verdade é que a linha mais recuada dos encarnados tem sido uma fonte de problemas. 

Numa altura em que o Benfica já completou 11 jogos em 2020/21, a equipa de Jorge Jesus já sofreu 16 golos. Este é um número que gera maior preocupação quando comparado com os restantes arranques de Jorge Jesus no Benfica. 

Na primeira passagem pela Luz, Jorge Jesus esteve no comando técnico das águias durante seis temporadas e em nenhuma delas sofreu tantos golos como nesta. O melhor registo do ex-técnico do Flamengo aconteceu na primeira época: apenas sete golos encaixados nas primeiras 11 partidas. Seguiram-se temporadas com um registo de golos sofridos abaixo da dezena, exceção feita a 2011/12, altura em que o saldo foi de 12 golos sofridos. 

Também em 2013/2014, o Benfica sofreu mais uma dezena de golos nos primeiros 11 embates da temporada. Na altura, verificava-se uma média de um golo sofrido por jogo.

Temporada Golos sofridos nos primeiros 11 jogos
2020/21 16
2014/15 9
2013/14 11
2012/2013 9
2011/2012 12
2010/2011 9
2009/10 7

Pior registo no campeonato nos últimos 16 anos 

Um dos registos que deixam bem claro que o rendimento defensivo do Benfica está a ser um autêntico desastre, reside nos golos sofridos no campeonato. Dos 16 encaixados, nove deles ocorreram em jogos da I Liga. Este é o pior registo das águias nas primeiras sete jornadas nos últimos 19 anos, tal como revela o Playmakerstats

Jesus explica fraco rendimento 

Jorge Jesus já admitiu que a "linha defensiva" tem sido o ponto mais fraco deste Benfica. O treinador das águias justifica o problema com a saída de Rúben Dias para o Manchester City e as lesões de André Almeida e Grimaldo, sendo que o espanhol já recuperou entretanto. O treinador das águias refere que Jan Vertonghen é o único jogador da tal linha defensiva com quem conseguiu trabalhar desde o início da pré-temporada. 

Além disso, o calendário apertado e a falta de tempo para trabalhar com os jogadores no sentido prático também tem sido argumento recorrente do treinador do Benfica. 

Ainda assim, JJ confessou que o Benfica tem sofrido alguns golos resultantes de "erros individuais". Na realidade, seria complicado negar tal coisa. Diante do Sporting de Braga, o terceiro golo da formação minhota resultou de uma asneira conjunta de Odysseas e Otamendi.  

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório