O Benfica venceu, na noite deste sábado, o Estrela da Amadora por 1-0, num jogo a contar para a segunda jornada da I Liga, apesar de ser o primeiro da campanha das águias nesta edição do campeonato português.
A equipa das águias acabou por ser 'salva' por uma grande penalidade concretizada pelo ponta de lança Vangelis Pavlidis, já no segundo tempo do encontro.
Filme do jogo
O jogo começou com um minuto de silêncio parcialmente cumprido em memória de Joaquim Oliveira e Fernando Cruz, que morreram durante este sábado.
A partir do apito inicial, o Benfica acabou por ter mais posse de bola e domínio da partida, ainda que as melhores oportunidades tenham mesmo pertencido ao Estrela da Amadora, que não entrou nada inibido frente aos encarnados.
Bruno Lage apostou no mesmo onze inicial para este encontro, dado que foi a equipa inicial que venceu os últimos dois jogos a valer para a Liga dos Campeões. Até esta partida, as águias não tinham sofrido qualquer golo em jogos oficiais, e Anatoliy Trubin estava disposto a fazer tudo para manter esse registo 'vivo', ao efetuar uma enorme defesa à passagem do minuto 38 após um remate de João Gastão, que levava selo de golo.
O nulo foi o resultado na ida para os balneários, com um regresso a manter a 'onda' superior por parte do conjunto da Reboleira, que estava algo atrevido e sem medo do Benfica, mas a sua agressividade acabou por se virar contra a equipa de José Faria.
À passagem da hora de jogo, Atanas Chernev puxou Franjo Ivanovic na grande área do Estrela da Amadora e Hélder Carvalho foi perentório a assinalar a infração. Depois de uma curta verificação com o VAR, foi mesmo assinalada uma grande penalidade a favor do Benfica que, curiosamente, vinha contra a corrente do jogo.
Vangelis Pavlidis assumiu a responsabilidade e não tremeu para dar a vantagem aos encarnados, naquele que se revelou ser o único da partida, onde o Estrela da Amadora deixou uma boa imagem do que poderão esperar as equipas que visitem o Estádio José Gomes esta temporada.
Com este resultado o Benfica estreia-se a vencer no campeonato português, continuando a série de vitórias em jogos oficiais, que foi agora aumentada para quatro, depois da vitória na Supertaça e nas duas mãos da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos franceses do Nice.
O próximo compromisso do Estrela da Amadora será na terceira jornada da I Liga, com o conjunto da Reboleira a voltar a jogar em casa, no emblemático Estádio José Gomes, ao receber o Alverca, pelas 20h15 da próxima segunda-feira, dia 25 de agosto.
Já o Benfica tem a discussão na Europa frente ao Fenerbahçe, num jogo em Istambul, na Turquia, a contar para a primeira mão do playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões, naquela que é a última 'barreira' para chegar à fase onde o Sporting já se encontra na prova milionária.
Ainda assim, a segunda rodada do campeonato nacional não termina até segunda-feira, com a visita do FC Porto ao reduto do Gil Vicente. Antes, durante este domingo, joga-se o Rio Ave-Nacional, o Alverca-Sporting de Braga, o Santa Clara-Moreirense e o Sporting-Arouca. Nos jogos já disputados, o Casa Pia foi até à Vila das Aves vencer, o Famalicão bateu o Tondela em Rio Maior e o Vitória SC ganhou a partida frente ao Estoril, numa autêntica 'chuva' de golos e chamadas ao VAR.
Leia Também: Bruno Lage não faz poupanças. Eis os onzes para o Estrela-Benfica