Vitória 'trama' Estoril em jogo recheado de peripécias (e com muito VAR)

Vídeoárbitro analisou ao detalhe os três golos que possibilitaram o triunfo dos vimaranenses, naquela que foi a estreia de Luís Pinto em Guimarães. Canarinhos somaram a primeira derrota no campeonato.

Vitoria Guimaraes' Portuguese coach Luis Pinto claps during the Portuguese League football match between FC Porto and Vitoria Guimaraes SC at Dragao stadium in Porto on August 11, 2025. (Photo by MIGUEL RIOPA / AFP) (Photo by MIGUEL RIOPA/AFP via Getty Im

© Getty Images

Miguel Simões
16/08/2025 20:11 ‧ há 2 horas por Miguel Simões

Desporto

I Liga

Cinco dias após a derrota frente ao FC Porto (3-0), o Vitória SC corrigiu a má entrada na I Liga, este sábado, ao derrotar o Estoril, por 3-2, em Guimarães, num jogo emotivo em que todos os lances dos golos do conjunto de Luís Pinto tiveram de passar pelo crivo do videoárbitro.

 

O primeiro tempo recheou-se de peripécias, numa partida bem 'quentinha'. Os vimaranenses até foram os primeiros a criar perigo, com um remate de João Mendes à malha lateral da baliza de Joel Robles, mas seriam os canarinhos os primeiros a festejar. Aos 19 minutos, num lance de insistência, Rafik Guitane aproveitou uma defesa incompleta de Charles para celebrar o primeiro golo no encontro.

A verdade é que a equipa de Luís Pinto acusou a pressão do golo e viu a formação liderada por Ian Cathro somar alguns lances de perigo junto da baliza contrária, traduzindo-se em fortes de sinais de impaciência demonstrados a partir das bancadas, com assobios à mistura.

Foi preciso esperar pela reta final do primeiro tempo para que o conjunto de Guimarães começasse a somar várias ocasiões de perigo de forma consecutiva, sendo que coube a Miguel Nóbrega a responsabilidade de, com um cabeceamento certeiro, restabelecer a igualdade, aos 42 minutos. O lance ainda passou pelo crivo do VAR, até que os adeptos vimaranenses puderam (finalmente) festejar. 

O tempo de compensação alargou e, com ele, aumentou também a tensão entre os jogadores e as equipas técnicas, motivando confrontos físicos e uma 'chuva' de cartões, com espaço ainda para oportunidades de Vando Félix e Tomás Handel.

O arranque do segundo tempo não contou com mexidas e até foi preciso esperar que surgissem três golos para que os treinadores mexessem. Mas vamos por partes.

O Vitória SC entrou a todo o gás e, com um 'susto' provocado por Jordan Holsgrove pelo meio, Nelson Oliveira acabaria por carimbar o tento da 'cambalhota', com um novo cabeceamento certeiro, aos 52 minutos. O árbitro assistente começou por invalidar o lance por fora de jogo, mas o VAR não tardou em validar a jogada, por 42 centímetros de posição regular.

Dez minutos depois, Tiago Parente viu o seu remate desviar caprichosamente em Rodrigo Abascal e, enganando Charles, acabou por festejar o tento do empate, porém, na jogada praticamente a seguir, os pedidos de penálti de Tiago Silva, após toque de João Carvalho, voltariam a provocar mexidas no marcador.

À semelhança dos dois golos dos vitorianos marcados até então, o árbitro José Bessa teve de esperar pelo VAR e, após a revisão das imagens, apontou para a marca de penálti, permitindo a que Tiago Silva fizesse o 3-2 ao minuto 69, embora Robles ainda tenha adivinhado o lado.

A partir daí, com as várias substituições de parte a parte, o jogo entrou numa fase mais incaracterística. Da mesma forma que o Estoril ainda sonhou com o 3-3, também o Vitória SC ficou perto do 4-2 por diversas ocasiões, acumulando falhanços de Gustavo Silva e João Mendes até que chegou o apto final.

Desta forma, o Vitória SC soma os primeiros três pontos no nono posto, a meio da tabela, enquanto o Estoril mantém-se com um ponto conquistado, fruto do empate diante do Estrela da Amadora (1-1) na jornada inaugural, na 11.ª posição.

Leia Também: Vitória SC-Estoril antecede o Estrela da Amadora-Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Semenyo agradece ao Liverpool após caso de racismo: "A única língua..."

Premier League

Semenyo agradece ao Liverpool após caso de racismo: "A única língua..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Famalicão26
2FC Porto13
3Sporting13
4Sp. Braga13
5Arouca13
6Gil Vicente13
7Moreirense13
8Casa Pia23
9Vitória SC23
10Estrela11
11Estoril21
12Benfica00
13Rio Ave00
14Alverca10
15C.D. Nacional10
16Santa Clara10
17AVS20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Koenigsegg Jesko Absolut atinge novo recorde de velocidade

Koenigsegg

Koenigsegg Jesko Absolut atinge novo recorde de velocidade

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas