Procurar

Quem não marca, sofre. Famalicão 'castiga' falta de eficácia do Tondela

Simon Elisor apontou o golo da vitória (1-0) famalicense em Rio Maior, 'casa' emprestada para o encontro da segunda jornada da I Liga. Beirões enviaram duas bolas aos ferros no início da segunda parte.

Quem não marca, sofre. Famalicão 'castiga' falta de eficácia do Tondela

© Instagram/Famalicão

Luis Júnior
16/08/2025 17:27 ‧ há 1 mês por Luis Júnior

Desporto

I Liga

O Famalicão alcançou, esta sábado, uma magra vitória, por 1-0, frente ao recém promovido Tondela, em Rio Maior, 'casa' emprestada dos beirões, para a segunda jornada da I Liga.

 

A alteração do local da partida deveu-se à falta de condições do relvado do Estádio João Cardoso, em Tondela, que impossibilitou que a equipa beirã jogasse no seu recinto o primeiro jogo em casa neste regresso à I Liga.

Antes do apito inicial, nota para o minuto de silêncio em homenagem a Joaquim Oliveira, empresário português e fundador da Sport TV.

Morreu Joaquim Oliveira. Empresário português tinha 78 anos

Morreu Joaquim Oliveira. Empresário português tinha 78 anos

Pedro Proença, presidente da FPF, lamenta o óbito daquela que considera ser "uma figura importantíssima na promoção e desenvolvimento do futebol português, que fica inegavelmente mais pobre com a sua partida".

Carlos Pereira Fernandes | 12:15 - 16/08/2025

Com a bola já em andamento, o Tondela deu um ar da sua graça ao minuto 7, após um remate torto de Miro, que passou bastante ao lado da baliza defendida por Carevic. A resposta famalicense surgiu, aos 12', pelo capitão Gustavo Sá, que viu o golo a ser negado por Tiago Manso em cima da linha, na sequência de um pontapé de canto.

A primeira parte reservou um duelo equilibrado, com poucas ocasiões flagrantes de golo. O primeiro remate enquadrado dos locais apareceu ao minuto 36, através de uma iniciativa individual do extremo Yarlen, ainda de fora da área.

Antes do intervalo, Gustavo Sá recuperou a bola em zona adiantada no terreno e entregou-a para Sorriso, que tentou um remate em arco, sem sucesso.

O início da segunda parte contou (finalmente) com uma real oportunidade de golo. Aos 46', Nor Maviram isolou Miro na profundidade, com o ponta de lança a atirar ao poste. Importa referir a intervenção de recurso do guardião  Carevic no lance.

Pouco depois, aos 52', nova bola dos beirões no ferro, desta feita por Ouattara, que colocou a barra a tremer. A formação liderada por Ivo Vieira- reencontrou o clube que representou entre 2020 e 2021 - procurou chegar à vantagem, mas a eficácia é algo que a equipa tem de melhorar de forma a evitar dissabores numa fase mais adiantada da prova.

Contra a corrente do jogo, o Famalicão abriu o marcador. Aos 68', Mathias de Amorim deixou a bola para a entrada da área e Simon Elisor apontou um belo golo, de pé esquerdo, sem hipóteses para o guarda-redes Bernardo Fontes.

No banco de suplentes, a cara de Ivo Vieira dizia tudo, dado que voltou a vislumbrar o filme do jogo frente ao Sporting de Braga (derrota por 0-3), na ronda anterior, no qual a sua equipa desperdiçou golos cantados.

O Famalicão lidera a I Liga, à condição, com seis pontos, ao passo que o Tondela ainda não pontuou neste arranque de campeonato. Na próxima ronda, os beirões visitam o Estádio da Luz, para enfrentar o Benfica. Já o Famalicão será anfitrião do jogo com o Gil Vicente.

Leia Também: 'Habemus' Puksás? Richarlison fez o 2-0 para o Tottenham... desta forma

Leia Também: EM DIRETO: Portugueses com sortes distintas antes do Wolves-City

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si