O Casa Pia venceu, nesta tarde de sexta-feira, o AVS, por 2-0, no jogo de abertura da segunda jornada da I Liga, num jogo que, apesar de ter começado atrasado, teve sentido único praticamente de início ao fim.
A história do encontro começou a ser escrita ainda antes do apito inicial do árbitro Pedro Ramalho, com uma sentida homenagem na Vila das Aves a Jorge Costa, com um minuto de silêncio a transformar-se em minuto de aplausos ao antigo treinador do clube da casa, que morreu no início do mês de agosto após uma paragem cardiorrespiratória.
Quanto ao jogo, este poderia ter tido um rumo completamente diferente caso Rafael Barbosa não tivesse falhado a grande penalidade ao minuto 14. O jogador português não conseguiu acertar na baliza dos gansos, com a bola a ir ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Patrick Sequeira.
A partir desse momento, o jogo foi todo do Casa Pia, que procurava 'vingar' a derrota frente ao bicampeão nacional Sporting na primeira jornada do campeonato nacional português, e acabou por conseguir começar a construir o resultado ainda na primeira parte do encontro com um golo de Korede Osundina, à passagem do minuto 31.
Leia Também: Segunda jornada da I Liga arranca em Vila das Aves
O regresso aos balneários não fez nada bem aos avenses, que voltaram ao relvado com muitos erros defensivos e na fase de construção que acabaram por ditar um domínio mais composto por parte da turma comandada por João Pereira.
O segundo golo já se começava a adivinhar e acabou mesmo por chegar ao minuto 57. Duplexe Tchamba, que está no Casa Pia desde 2023/24, delineou a sentença do AVS nesta partida, com um golo de belo efeito para dobrar a vantagem dos gansos.
Até ao final da partida, a equipa visitada acabou por tentar ir atrás do prejuízo, com várias oportunidades de perigo, mas sempre sem o mais importante: o produto final.
Desta forma, o Casa Pia garantiu a sua primeira vitória na I Liga desta temporada, ficando provisoriamente no oitavo lugar da tabela com três pontos conquistados, quando ainda faltam todas as outras equipas disputarem os seus jogos.
Já o AVS, obteve a sua segunda derrota consecutiva, depois de ter perdido o jogo diante do Arouca por 3-1 e chega ao funda da tabela classificativa com zero pontos, sem bons indicadores que façam a equipa de José Mota acreditar numa 'luz ao fundo do túnel' nas próximas jornadas.
A terceira semana do campeonato português traz uma visita ao Estádio do Dragão para os gansos, que voltam a jogar fora de portas num encontro sempre complicado. Já os pupilos da Vila das Aves não terão muito melhor sorte, uma vez que se deslocam até ao Minho para defrontar o Sporting de Braga no Estádio Municipal de Braga, que também é conhecido como a Pedreira.
Leia Também: Casa Pia convence João Pereira: "Não precisamos de estar desesperados"
Leia Também: Rafael Barbosa pede "mais agressividade" ao AVS frente ao Casa Pia