Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Guia para as Eleições do Benfica: Tudo o que precisa de saber

Luís Filipe Vieira, João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva vão a votos esta quarta-feira, e os sócios ficarão a conhecer quem irá liderar os destinos do clube encarnado nos próximos quatro anos.

Guia para as Eleições do Benfica: Tudo o que precisa de saber
Notícias ao Minuto

08:10 - 28/10/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Benfica

Chegou o dia das eleições para a presidência do Benfica. Os sócios do clube encarnado elegem, esta quarta-feira, quem vai comandar o clube nos próximos quatro anos, numa das corridas eleitorais mais polémicas e concorridas de sempre. Luís Filipe Vieira tenta alcançar um novo mandato, para ampliar o já recorde de 17 anos na presidência encarnada, sendo que, desta vez, enfrenta, pela primeira vez, dois adversários: João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. 

O primeiro lidera a lista B e formalizou a candidatura em julho depois de somar uma curta passagem como vice-presidente de Manuel Vilarinho, entre 2000 e 2001. 

Por seu turno, o segundo é o rosto mais visível da lista D e já fez parte da direção encarnada, sob o leme de Vieira, mas acabou por sair em 2016. Desde então tem sido voz ativa na contestação ao atual líder encarnado e já se havia afirmado como candidato à presidência há dois anos. 

A corrida eleitoral conta, assim, com três protagonistas, mas o número de candidaturas formalizadas era de cinco. Francisco Benitez juntou-se a João Noronha Lopes, ao passo que Bruno Costa Carvalho retirou-se da corrida há menos de 24 horas. 

Estas eleições contam, ainda, com mais um ingrediente inédito: a pandemia do novo coronavírus. Por aí também se explica o elevado número de locais de voto: 25 em Portugal Continental ao longo dos 18 distritos. Nas ilhas e no estrangeiro, os sócios podem votar através do site caso tenham recebido um código. 

Todos os sócios podem votar, esta quarta-feira, entre as 8h00 e as 22 horas, no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa, ou nas 24 casas do clube.

Luís Filipe Vieira (Lista A) 

O atual presidente tenta chegar ao sexto mandato consecutivo, numa altura em que a contestação por entre os adeptos tem subido de tom. O maior destaque vai para a o papel de Rui Costa. O antigo jogador e administrador da SAD passará a assumir funções de vice-presidente e poderá mesmo ser o eventual sucessor de Vieira. 

As ideias chaves da candidatura da Lista A assentam no reforço do investimento no plantel da equipa principal do futebol, na ambição europeia e no equilibro das contas. 

Equipa para a direção

Presidente

Luís Filipe Vieira

Vice-presidentes

Rui Costa

José Eduardo Moniz

João Varandas Fernandes

Domingos Almeida Lima

Fernando Tavares

Sílvio Cervan

Vice-presidentes suplentes

Jaime Antunes

Rui Vieira do Passo

LEIA AQUI O MANIFESTO DE LUÍS FILIPE VIEIRA

João Noronha Lopes (Lista B) 

O antigo vice-presidente tenta assumir, agora, o papel de líder máximo do clube da Luz. Embora reconheça o trabalho desenvolvido por Luís Filipe Vieira ao longo dos últimos 17 anos, o candidato João Noronha Lopes acredita que chegou o momento de uma mudança. Destaque para o apoio recebido de outra lista que iniciou esta corrida às eleições. Francisco Benítez desistiu da ambição de ser presidente e será presidente da Mesa Assembleia Geral caso Noronha Lopes vença as eleições.

As ideias chave da candidatura da Lista B assentam na ambição desportiva, na sustentabilidade financeira e no reforço do papel dos sócios na vida do clube. 

Equipa para a direção

Presidente

João Noronha Lopes

Vice-presidentes

Carlos Perdigão

António Borges Assunção

Pedro Cardigos

Pedro Ribeiro

Pedro Adão e Silva

Jorge Fonseca Ferreira

Vice-presidentes suplentes

Manuel Mota

Stephan Morais

LEIA AQUI O MANIFESTO DE JOÃO NORONHA LOPES

Rui Gomes da Silva (Lista D)

Depois de ter sido vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva decidiu passar das palavras aos atos. Ou seja, passar da contestação a Vieira a uma candidatura formalizada à presidência encarnada. Gomes da Silva tem sido uma voz ativa contra as ideias de Vieira, quer como comentador desportiv, quer através do blog Nova Geração Benfica. Foi o primeiro a afirmar que iria concorrer às eleições, ainda com dois anos de distância para o ato eleitoral. 

As ideias chave da candidatura da Lista D assentam num Benfica "apto para ser campeão europeu" em quatro anos, na manutenção de apenas uma equipa secundária (B ou sub-23) e na redução do número de jogadores que fazem parte dos quadros do clube encarnado. 

Equipa para a direção:

Presidente

Rui Gomes da Silva

Vice-presidentes

Ricardo Mexia

Cristóvão Carvalho

Nuno Gonçalo Vicente

Luís Rocha Fereira

Filipe Dias Barroso

Nuno Pereira Frazão

Vice-presidente suplentes

Luís Filipe César Gomes

Joana Fernandes Silva

LEIA AQUI O MANIFESTO DE RUI GOMES DA SILVA

Quantos votos tem cada sócio?

Consideram-se aptos para votar os sócios com 18 ou mais anos de idade e que tenham as quotas regularizadas até agosto de 2020. O número de votos de cada sócio encarnado depende do número de anos em que está associado ao clube. 

1 a 5 anos de filiação: 1 voto

5 a 10 anos de filiação: 5 votos

10 a 25 anos de filiação: 25 votos

Com mais de 25 anos de filiação: 50 votos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório