"Vieira prometeu a Europa, mas nunca nos tirou da segunda circular"

Aos 54 anos, o gestor, antigo presidente para o sul da Europa de uma multinacional na área alimentar, aponta a um regresso ao clube, em que foi vice-presidente em 2000 na direção de Manuel Vilarinho, então num período historicamente muito difícil.

Notícia

©

Lusa
27/10/2020 07:17 ‧ 27/10/2020 por Lusa

Desporto

Noronha Lopes

O gestor João Noronha Lopes quer a hegemonia do futebol português, mas também o regresso do Benfica à elite do futebol europeu, competição em que o clube deixou de ter uma presença forte e esta época foi eliminado.

"Luís Filipe Vieira prometeu-nos a Europa, mas nunca nos tirou da segunda circular", sublinhou em entrevista à agência Lusa o candidato à presidência do Benfica, eleições a que concorre frente ao atual presidente, e a outros dois candidatos, Rui Gomes da Silva e Luís Miguel David.

Aos 54 anos, o gestor, antigo presidente para o sul da Europa de uma multinacional na área alimentar, aponta a um regresso ao clube, em que foi vice-presidente em 2000 na direção de Manuel Vilarinho, então num período historicamente muito difícil.

João Noronha Lopes diz querer devolver ao Benfica o prestígio na 'montra' europeia de futebol, na qual já esta época falhou a qualificação, e argumenta que é preciso uma gestão ancorada num diretor desportivo.

"A minha ideia de hegemonia desportiva não é ganhar cinco campeonatos em 10, cresci numa década em que ganhámos oito campeonatos em 10, em que o Benfica era temido na Europa. Aqui há um ponto de partida completamente diferente de Vieira, qual a grande diferença? Chama-se organização, competência e uma estrutura para o futebol, em vez de termos um presidente que decide sozinho e muda de opinião todos os anos, com base apenas nele próprio", explicou o candidato.

Na Europa, Noronha Lopes lembrou a final a oito da 'Champions' em agosto, em Lisboa, para explicar que não é preciso ser um 'tubarão europeu' para estar nas grandes decisões, como aconteceu com outros clubes, com universos financeiros mais parecidos com os do Benfica.

"Atalanta, Lyon [equipas que estiveram na fase final em Lisboa], Sevilha e Ajax têm receitas totais dentro do nosso campeonato, esses clubes têm uma gestão desportiva profissional e alguém que olha para a gestão desportiva como o grande objetivo do clube, mas não tanto para celebrar as contas, obviamente que as contas são importantes, sou gestor e sei disso, mas as contas têm de ser instrumentais para o sucesso desportivo", defendeu.

O gestor assinalou ainda que nenhum desses clubes tem a "grandeza histórica", o "número de adeptos" ou "o potencial de crescimento" do Benfica: "a diferença é que houve competência para chegar mais longe e, repito, com receitas do nosso campeonato".

Para chegar a resultados, Noronha Lopes quer um diretor desportivo capaz de articular áreas importantes, negociar e articular entre o presidente e o treinador.

"Tenho um perfil perfeitamente identificado, alguém que conheça bem o futebol português, conheça o futebol internacional, que perceba o que é o Benfica e que garanta a identidade do futebol do Benfica, que seja ele a escolher o treinador, e não a ser escolhido por treinadores, alguém que tenha a capacidade de levar todas essas áreas do futebol, prospeção, formação, área do planeamento internacional e obviamente a equipa principal e equipa B", adiantou, sem revelar nomes.

Ao não anunciar que escolha terá para o cargo, Noronha Lopes quer manter a estabilidade com a época em curso.

"Não vou fazer nada que ponha em causa a estabilidade do clube em plena época desportiva, Jesus é o treinador do clube, a organização é aquela que lá está e seria uma enorme irresponsabilidade, a meio da época desportiva, ir introduzir uma nova organização, uma nova estrutura no futebol do Benfica", acrescentou.

Jorge Jesus é, aliás, o treinador que Noronha Lopes pretende ter à frente da equipa, mas com a promessa de melhores meios.

"É o treinador do Benfica para as duas próximas épocas. É um homem inteligente, quer ganhar tanto como eu. O que vou fazer a Jorge Jesus é que vou criar-lhe condições para ganhar, mais do que aquelas que foram criadas pelo atual presidente. O que aconteceu nesta pré-época foi uma vez mais reveladora do amadorismo e da incompetência com que se prepara o futebol do Benfica, andámos um mês atrás de um fantasma, não preenchemos o plantel com algumas posições que o treinador queria e, portanto, chegámos ao primeiro jogo da época com o plantel que não era aquilo que o treinador queria, tal como o próprio treinador já admitiu", disse.

Para esta época, com o Benfica inserido na Liga Europa, os objetivos são claros: "tem de ser campeão este ano, tem de ganhar a Liga Europa e tudo farei para que isso aconteça", acrescentou o candidato da lista B.

Nas modalidades, estranha a atual coexistência de dois vice-presidentes [Domingos Almeida Lima e Fernando Tavares] e propõe um 'vice' para o ecletismo e um diretor-geral das modalidades, próximo da realidade e ao qual vão reportar os 'team managers'.

"Acho que podemos ter as modalidades a competir, mas a sensação que tenho muitas vezes relativamente a algumas modalidades é que nos inscrevemos para participar e não para ganhar, e, portanto, relativamente às modalidades temos alguns problemas que temos no futebol, falta ambição desportiva, falta organização, falta competência e falta uma estrutura que verdadeiramente faça com que elas possam ter mais sucesso", criticou.

As eleições no Benfica estão marcadas para quarta-feira, entre as 08:00 às 22:00 horas, no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa, e em 24 casas do clube.

Concorrem, pela primeira vez na história do clube, quatro candidatos, além de Noronha Lopes (lista B), o atual presidente Luís Filipe Vieira (A), Luís Miguel David (C) e Rui Gomes da Silva (D).

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rafael quer Cristiano Ronaldo no Botafogo e teve resposta de Ferdinand

Redes Sociais

Rafael quer Cristiano Ronaldo no Botafogo e teve resposta de Ferdinand

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Exclusivo

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas