Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bernardo Silva lançou terramoto na Luz e reações podem não ficar por aqui

Jogador do Manchester City emitiu um comunicado no qual pediu "uma mudança" na presidência do Benfica que vai a votos na quarta-feira. Vieira diz estar magoado e Jorge Jesus arrasou o internacional português formado no Seixal.

Bernardo Silva lançou terramoto na Luz e reações podem não ficar por aqui

Bernardo Silva está a ser o assunto do mundo por entre o universo do Benfica. O internacional português do Manchester City emitiu um comunicado, na segunda-feira, no qual pediu uma mudança na presidência encarnada que, refira-se, vai a votos na quarta-feira, amanhã. Apesar de agradecer a Luís Filipe Vieira "por ter reconstruído o Benfica", Bernardo Silva também apontou o dedo à "falta de transparência e respeito pelos sócios" e foi mais longe condenando "os esquemas, as mentiras, tentativas de aprovação de OPA ilegal (felizmente chumbada) que seria uma vergonha, um claro assalto aos cofres do clube para benefício de singulares". 

A tomada de posição de Bernardo Silva depressa começou a fazer correr muita tinta na imprensa desportiva e a reação de Luís Filipe Vieira não tardou em chegar. 

O atual presidente das águias e também candidato leu o comunicado do jogador formado no Seixal e não gostou. Em entrevista à Rádio Renascença, Vieira não escondeu estar magoado com Bernardo Silva, mas acredita que não foi o internacional português quem escreveu o conteúdo do comunicado. 

"De certeza que não foi ele que escreveu aquele texto. É impensável. Alguém se serviu dele e ele esteve disponível para fazer isso. Continuarei a apoiá-lo onde ele estiver porque é benfiquista. Agora, há uma coisa: ele não sabe o que é agora a realidade do Benfica, se não não tinha escrito o que escreveu porque é bastante injusto e estou bastante magoado", começou por lamentar Vieira, para depois recordar um encontro que teve com o jogador de 26 anos no passado domingo. 

"Um dia havemos de nos encontrar. Não sei o que o fez mudar de opinião. Quando se despediu de mim no hotel Tivoli deu-me um abraço e agradeceu-me por tudo o que tinha feito por ele. Mas isso um dia mais tarde vamos encontrar-nos de novo, até porque desde que saiu já me encontrei umas dez vezes com ele, e de certeza que vamos falar sobre isto. Vou guardar este artigo para ele me explicar pessoalmente por que escreveu aquilo e se acha mesmo aquilo de mim", referiu o presidente das águias

Noronha Lopes aplaudiu 

As palavras de Bernardo Silva, transmitidas através das redes sociais, ganharam dimensão nessas mesmas plataformas e João Noronha Lopes, candidato às eleições encarnadas, aplaudiu a atitude de Bernardo Silva. 

"Grande Bernardo. À Benfica. Campeão dentro e fora de campo. Está na hora de mudarmos isto. A Glória é Agora", escreveu Noronha Lopes na rede social Twitter. 

Jorge Jesus chama-o de ingrato  

Horas mais tarde, foi a vez de Jorge Jesus se pronunciar sobre o assunto do... momento. Após o triunfo do Benfica diante do Belenenses SAD (2-0), em jogo que encerrou a 5.ª jornada da I Liga, o treinador das águias foi questionado sobre o teor do comunicado de Bernardo Silva e acabou por revelar os motivos que levaram o agora jogador do Manchester City a sair do Benfica. Jorge Jesus considera mesmo que Bernardo Silva está a ser "ingrato".

"Durante muitos anos, nunca quis falar muito sobre a questão Bernardo Silva. Ele também se meteu comigo do ponto de vista treinador e jogador. Comigo tudo bem, agora, com o presidente do clube que o ajudou a crescer, onde dá qualidades muito grandes aos jovens que lhes permite sair para clubes melhores, é uma ingratidão muito grande. Há muitos defeitos, mas o pior que se pode ter é ser ingrato", começou por dizer JJ, em conferência de imprensa, prosseguindo. 

"Eu era treinador do Benfica e subi o Bernardo à equipa principal. O Bernardo chega ao pé de mim e pergunta as ideias que tinha sobre ele. Perguntou-me se ia jogar. Respondi: 'Se jogas? Sai o Nico [Gaitán] e jogas tu? Sai o Salvio e jogas tu? Não, o que queres que faça?'. 'Peço que me deixe sair, tenho um contrato 20 vezes maior no Mónaco e quero ajudar a minha família'. 'Então fala com o presidente'. Se ele me está a ouvir... Esta é a verdade do Bernardo ter saído do Benfica. Não foi por ser lateral-esquerdo. A lateral-esquerdo já meti o Everton nos treinos, para aprender a defender. Foi ingrato com o presidente do Benfica. Não soube compensar o que o Benfica e o presidente fizeram por ele", criticou Jorge Jesus. 

Eleições ao rubro 

Com as eleições marcadas para amanhã, Luís Filipe Vieira enfrenta três adversários em mais um ato eleitoral. João Noronha Lopes (lista B), Luís Miguel David (lista C) e Rui Gomes da Silva (lista D) terão de superar o estatuto duradouro do Luís Filipe Ferreira Vieira (lista A), que chegou ao poder em 31 de outubro de 2003, com 90,47% dos votos, sucedendo a Manuel Vilarinho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório