Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto "adormeceu" e Amorim arriscou: Clássico visto por Saleiro e Mata

Carlos Saleiro e Luís Mata aceitaram o convite do Desporto ao Minuto e analisaram o Clássico entre Sporting e FC Porto que terminou empatado. A figura do jogo, os reforços e o papel dos treinadores são os pontos-chave.

Corona fc portoVídeo

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
19/10/2020 08:02 ‧ 19/10/2020 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Exclusivo

O Clássico entre Sporting e FC Porto (2-2), que decorreu na noite de sábado, não deixou ninguém indiferente. Num duelo intenso, quente, polémico e com direito a quatro golos, importa analisar quem foram as figuras do encontro, os reforços em destaque, mas também abordar o lado dos treinadores. 

Nesse sentido, Carlos Saleiro e Luís Mata aceitaram prontamente o convite do Desporto ao Minuto e analisaram este Clássico recheado de emoção. 

O antigo jogador do Sporting e o ex-capitão da equipa B do FC Porto concordam em afirmar que o empate, que se verificou ao fim dos 90, acaba por ser um resultado ajustado, com ambos a sublinharem que o FC Porto foi perdendo algum fulgor ofensivo depois do intervalo. 

Também os reforços Pedro Gonçalves, do lado do Sporting, e Zaidu, do lado do FC Porto, foram notas de destaques de Carlos Saleiro e Luís Mata.

Carlos Saleiro, antigo jogador do Sporting (Fez toda a formação e contabilizou 70 jogos ao serviço da equipa principal)

Considera o empate um resultado justo face ao que o Sporting fez em campo?

Penso que foi um resultado justo tendo em conta aquilo que as duas equipas fizeram nos 90 minutos. Na primeira parte, o FC Porto foi superior, com o Sporting a ter algumas oportunidades através de contra-ataques. Na segunda parte, o Sporting teve mais bola, mesmo não tendo grandes oportunidades, e o FC Porto baixou as linhas e tentou segurar o jogo ao máximo. Acho que é um resultado justo porque o Sporting procurou esse golo que desse, pelo menos, o empate.  

Quem foi para si o homem do jogo? 

Na minha opinião, o homem do jogo foi Pepe. Por aquilo que demonstrou dentro do campo, pela liderança e pelo papel importante em termos defensivos. É um jogador experiente e que ainda é capaz de jogar ao mais alto nível, tanto no FC Porto como na nossa seleção. Pela idade, pela maturidade e pela importância na equipa, acho que Pepe foi o melhor em campo.

Qual o reforço em maior destaque no Sporting?

Não houve nenhum jogador que se destacasse muito, mas vou apontar para o Pedro Gonçalves. Jogou os 90 minutos e é um jogador que consegue segurar jogo, que consegue transportar bola e fazer o último passe. Por vezes, tentou fazer isso. Daí a minha escolha. 

Que análise faz à abordagem de Rúben Amorim ao jogo?

O Sporting entrou com o sistema normal e, na primeira parte, conseguiu sair em contra-ataque através da velocidade do Porro e do Nuno Mendes. Tentaram acelerar e criaram alguns problemas ao FC Porto. Quando estava em desvantagem, tentou arriscar e retirou um central, o Neto, mas deu continuidade ao sistema, metendo jogadores com características mais ofensivas para tentar chegar ao golo do empate. Acabou por resultar, uma vez que o Sporting marcou já perto dos 90 minutos. Em suma, foi uma abordagem cautelosa, a tentar a jogar de igual para igual com o FC Porto, mas na última fase do jogo teve de arriscar e deu resultado. 

Notícias ao MinutoSaleiro destaca capacidade de transportar jogo que Pote emprestou ao Sporting.© Getty Images

Luís Mata, antigo jogador do FC Porto (Fez toda a formação e foi capitão da equipa B nas últimas duas épocas)

Considera o empate um resultado justo face ao que o FC Porto fez em campo?

O empate aceita-se, sendo que se houvesse um vencedor teria que ser o FC Porto. Aliás, o segundo golo do Sporting acontece já perto do final, e o FC Porto poderia ter segurado a vitória. O jogo em si não foi muito bem jogado, porque aconteceram inúmeras perdas de bola. O Sporting marcou cedo, mas o FC Porto deu boa resposta e, com duas boas oportunidades, deu a volta ao resultado. Na segunda parte, o FC Porto não esteve tão bem e deixou-se adormecer. Quando o jogo parecia já estar resolvido, o Sporting marca o segundo golo e empate. É um resultado que se aceita. 

Quem foi para si o homem do jogo? 

Acho que foi aquele jogo em que não houve nenhum jogador que se destacasse assim tanto, mas talvez diria o Corona. Foi o jogador que mais magia levou ao jogo, foi quem mais desequilibrou e o golo que ele fez é uma obra de arte. Se tivesse de escolher, escolheria o Corona, mas Pepe e Luis Díaz também estiveram bem. 

Qual o reforço em maior destaque no FC Porto?

O único jogador que vi mais tempo foi o Zaidu porque acabou por jogar os 90 minutos. Fez uma assistência, esteve naquele lance polémico... Acho que realizou uma exibição consistente e nota-se que é um jogador rápido, mas ainda tem uma margem de progressão muito grande. É um jogador que tem as características que Sérgio Conceição gosta. Quanto aos outros pouco deu para ver. Taremi, Toni Martínez e Felipe Anderson jogaram pouco tempo e ainda não tenho uma opinião formada sobre eles. 

Que análise faz à abordagem de Sérgio Conceição ao jogo?

Acho que o míster Sérgio Conceição preparou bem o jogo com os jogadores que estão há mais tempo no FC Porto e que têm experiência de Clássicos. Tirando, claro, o Zaidu que entrou porque o Alex Telles saiu. Na segunda parte tentou dar frescura física à equipa, mas tal como disse depois, em conferência de imprensa, há jogadores que chegaram há pouco tempo e que ainda precisam de tempo. 

Notícias ao MinutoLuís Mata elogia jogada que resultou no segundo golo do FC Porto, apontado por Tecatito Corona. © Getty Images

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas