Meteorologia

  • 31 OUTUBRO 2020
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 23º

Edição

Ainda não trocou os pneus do seu carro? Saiba quando o deve fazer

Com o regresso da chuva, todo o cuidado é pouco. Certifique-se que circula em segurança.

Ainda não trocou os pneus do seu carro? Saiba quando o deve fazer

Chegaram as primeiras chuvas e com elas o cuidado a ter nas estradas tem de ser redobrado. Além disso, para se circular sempre em segurança, o ideal é ter no seu automóvel uns pneus adequados.

Sabe quando deve mudar os seus pneus? Quanto é que podem durar? Se deve substituir dois ou os quatro? São perguntas que responderemos em seguida.

De acordo com a lei, a profundidade mínima dos sulcos da borracha do pneu é de 1,6mm. Abaixo disso arrisca-se a apanhar uma multa ou, mais grave, a ter um acidente.

Por norma, os pneus devem rodar na estrada entre 35.000 ou 40.000 km ou, se o seu caso é atípico e faz realmente muito poucos quilómetros com o seu automóvel, os pneus podem aguentar entre cinco a 10 anos.

Se necessitar de comprar novos pneus, saiba que pode trocar os dois do mesmo eixo, mas preferencialmente devem trocar-se os quatro. No entanto, trocar os dois é logicamente mais barato e, se optar por esta decisão mais económica, certifique-se de que os novos pneus sejam colocados no eixo traseiro (com exceção de alguns modelos). Colocando os mais recentes atrás é uma forma de ter mais estabilidade e aderência ao piso.

Tome também atenção para comprar o tamanho certo de pneus. Verifique sempre no seu Documento Único Automóvel – livrete – se os pneus que está a escolher para a sua viatura vêm referenciados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório