Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19 provoca 'caos' no futebol português e nem 'grandes' escapam

Número crescente de casos entre os plantéis e os recentes adiamentos no segundo escalão 'assombram' o arranque da nova temporada da I Liga.

Covid-19 provoca 'caos' no futebol português e nem 'grandes' escapam
Notícias ao Minuto

08:02 - 14/09/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Covid-19

A nova temporada do principal escalão do futebol português arranca já na próxima sexta-feira, com o duelo entre Famalicão e Benfica, mas as dúvidas em torno do fiel cumprimento do calendário desportivo vão-se adensando face às consequências da pandemia do novo coronavírus.

Este domingo, o Sporting viu-se obrigado a cancelar o encontro do Troféu Cinco Violinos, com o Napoli, em Alvalade, após três jogadores - cuja identidade, tal como o Desporto ao Minuto adiantou, não será revelada - testarem positivo à Covid-19.

No mesmo dia, foi comunicado que o guarda-redes Mile Svilar foi afastado da lista de convocados do Benfica para a visita ao PAOK, para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, precisamente pelo mesmo motivo.

Como se tal não bastasse, ficou, entretanto, a saber-se Gil Vicente conta já com um total de 15 casos confirmados, entre eles 11 jogadores da equipa principal e quatro funcionários, colocando, assim, em sérias dúvidas a realização da partida da primeira jornada, com o Sporting, em Alvalade, no sábado

Isto porque, recorde-se, o protocolo 'desenhado' pelo organismo em conjunto com a Direção-Geral da Saúde para a retoma do futebol obriga a que qualquer elemento de clube que seja diagnosticado com a doença tenha que cumprir um período de isolamento obrigatório de 14 dias.

O 'fantasma' da II Liga

Os episódios que levaram ao adiamento de dois dos jogos da jornada inaugural da II Liga (o Académico de Viseu-Académica e o Feirense-Desportivo de Chaves, este último quando os jogadores de ambas as equipas já aguardavam no relvado pelo apito inicial) são outros dos 'fantasmas' que pairam sobre o começo da nova época.

Para já, sabe o Desporto ao Minuto, não está definitivamente afastada a hipótese de recalendarização do campeonato nacional. A Liga Portugal encontra-se a estudar este dossiê com especial atenção, e espera-se que seja emitido um parecer formal já nos próximos dias.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório