Powered bySolverde
Disclaimer

"É surpresa Vitinha sair, mas acredito que terá muito sucesso nos Wolves"

Luís Mata, antigo capitão da equipa B do FC Porto, deixa elogios ao jovem médio que se prepara para rumar à Premier League.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
08/09/2020 07:51 ‧ 08/09/2020 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Exclusivo

Depois de Fábio Silva, o FC Porto prepara-se para deixar mais um jovem mudar-se para o Wolverhampton. Vítor Ferreira vai ser emprestado aos lobos de Inglaterra com uma opção de compra avaliada em 20 milhões de euros, algo que deixa o antigo colega de equipa Luís Mata surpreendido. Ainda assim, o ex-capitão da equipa B azul e branca destaca o talento de Vitinha e antevê um futuro de sucesso ao serviço da equipa orientada por Nuno Espírito Santo. 

"Claro que fico surpreendido. Achava que o Vitinha iria continuar na equipa do FC Porto. Ele foi promovido a meio da última época e demonstrou ter muita qualidade, apesar de não ter feito assim tantos jogos. É uma surpresa ele sair neste mercado para o Wolverhampton. Esperava que ele ficasse, no mínimo, mais esta época e que se afirmasse no FC Porto", começa por dizer Luís Mata, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.

"Acho que ele teve, na última temporada, os minutos normais para a situação dele: chegou a meio, mostrou ter qualidade, mas é ainda jovem e tinha outros colegas de meio-campo com mais experiência. O Vitinha fez o processo normal dele e agora iria ter mais minutos nesta nova época. Creio que na última época teve as oportunidades necessárias", explica o agora jogador do Pogon Szczecin

Luís Mata não esconde, assim, a surpresa por ver Vitinha dar o salto para Inglaterra de forma tão prematura, mas não tem dúvidas em afirmar que o antigo companheiro de equipa vai fazer de tudo para agarrar a oportunidade e singrar com a camisola dos Wolves. 

"Apesar de ter sido uma surpresa, o Vitinha tem mesmo muita qualidade e um potencial enorme. Passo a passo, e ganhando confiança num país diferente e num campeonato muito exigente, acredito que terá muito sucesso no Wolverhampton. Vai fazer coisas bonitas no Wolverhampton", vaticina. 

Questionado sobre a visão dos adeptos do Wolverhampton que acreditam que Vitinha é o novo Rúben Neves, o antigo jogador do FC Porto B discorda de tal teoria uma vez que entende que são jogadores distintos e que atravessam momentos muito diferentes. 

"Eu não gosto dessas comparações. São dois jogadores distintos que vivem momentos diferentes. O Rúben Neves é um jogador de seleção, é um jogador que tem mostrado a sua qualidade na Premier League. O Vitinha tem muita qualidade, mas ainda é muito imprevisível aquilo que vai ser a carreira dele. Vamos ver como se vai afirmar no futebol inglês. Não gosto mesmo dessas comparações. Têm um historial diferente. O Vitinha pode aproveitar e começar uma carreira muito bonita em Inglaterra. É isso que lhe desejo", remata Luís Mata, em declarações ao Desporto ao Minuto. 

As boas indicações deixadas por Vitinha

Vítor Ferreira foi promovido à equipa principal do FC Porto a meio da última temporada e foi utilizado por Sérgio Conceição em 12 partidas. O jovem médio de 20 anos até não marcou qualquer golo, mas deixou vários apontamentos interessantes e que demonstram bem aquilo que poderá acrescentar no Wolverhampton. 

Um deles aconteceu na 29.ª jornada, diante do Paços de Ferreira, em que ofereceu quase de bandeja o golo a Moussa Marega. O avançado maliano, porém, não deu o melhor seguimento à arrancada de Vitinha

Vítor Ferreira deixa, assim, o Dragão com a nítida sensação de que poderia ser útil a Sérgio Conceição para esta nova época, mas parte para Inglaterra com dois títulos conquistados: campeonato e Taça de Portugal. 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ricardinho 'arrasador' após Benfica-Sporting: "Não vale tudo, senhores"

Futsal

Ricardinho 'arrasador' após Benfica-Sporting: "Não vale tudo, senhores"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira será piloto da Toyota e pode ambicionar a ganhar o Dakar

Dakar

João Ferreira será piloto da Toyota e pode ambicionar a ganhar o Dakar

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas