Depois de Fábio Silva, o FC Porto prepara-se para deixar mais um jovem mudar-se para o Wolverhampton. Vítor Ferreira vai ser emprestado aos lobos de Inglaterra com uma opção de compra avaliada em 20 milhões de euros, algo que deixa o antigo colega de equipa Luís Mata surpreendido. Ainda assim, o ex-capitão da equipa B azul e branca destaca o talento de Vitinha e antevê um futuro de sucesso ao serviço da equipa orientada por Nuno Espírito Santo.
"Claro que fico surpreendido. Achava que o Vitinha iria continuar na equipa do FC Porto. Ele foi promovido a meio da última época e demonstrou ter muita qualidade, apesar de não ter feito assim tantos jogos. É uma surpresa ele sair neste mercado para o Wolverhampton. Esperava que ele ficasse, no mínimo, mais esta época e que se afirmasse no FC Porto", começa por dizer Luís Mata, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.
"Acho que ele teve, na última temporada, os minutos normais para a situação dele: chegou a meio, mostrou ter qualidade, mas é ainda jovem e tinha outros colegas de meio-campo com mais experiência. O Vitinha fez o processo normal dele e agora iria ter mais minutos nesta nova época. Creio que na última época teve as oportunidades necessárias", explica o agora jogador do Pogon Szczecin.
Luís Mata não esconde, assim, a surpresa por ver Vitinha dar o salto para Inglaterra de forma tão prematura, mas não tem dúvidas em afirmar que o antigo companheiro de equipa vai fazer de tudo para agarrar a oportunidade e singrar com a camisola dos Wolves.
"Apesar de ter sido uma surpresa, o Vitinha tem mesmo muita qualidade e um potencial enorme. Passo a passo, e ganhando confiança num país diferente e num campeonato muito exigente, acredito que terá muito sucesso no Wolverhampton. Vai fazer coisas bonitas no Wolverhampton", vaticina.
Questionado sobre a visão dos adeptos do Wolverhampton que acreditam que Vitinha é o novo Rúben Neves, o antigo jogador do FC Porto B discorda de tal teoria uma vez que entende que são jogadores distintos e que atravessam momentos muito diferentes.
"Eu não gosto dessas comparações. São dois jogadores distintos que vivem momentos diferentes. O Rúben Neves é um jogador de seleção, é um jogador que tem mostrado a sua qualidade na Premier League. O Vitinha tem muita qualidade, mas ainda é muito imprevisível aquilo que vai ser a carreira dele. Vamos ver como se vai afirmar no futebol inglês. Não gosto mesmo dessas comparações. Têm um historial diferente. O Vitinha pode aproveitar e começar uma carreira muito bonita em Inglaterra. É isso que lhe desejo", remata Luís Mata, em declarações ao Desporto ao Minuto.
As boas indicações deixadas por Vitinha
Vítor Ferreira foi promovido à equipa principal do FC Porto a meio da última temporada e foi utilizado por Sérgio Conceição em 12 partidas. O jovem médio de 20 anos até não marcou qualquer golo, mas deixou vários apontamentos interessantes e que demonstram bem aquilo que poderá acrescentar no Wolverhampton.
Um deles aconteceu na 29.ª jornada, diante do Paços de Ferreira, em que ofereceu quase de bandeja o golo a Moussa Marega. O avançado maliano, porém, não deu o melhor seguimento à arrancada de Vitinha.
Vítor Ferreira deixa, assim, o Dragão com a nítida sensação de que poderia ser útil a Sérgio Conceição para esta nova época, mas parte para Inglaterra com dois títulos conquistados: campeonato e Taça de Portugal.