O jovem uruguaio Darwin Núñez, cuja apresentação formal como reforço do Benfica foi adiada, é a primeira contratação, na nova era de Jorge Jesus na Luz, para a posição mais adiantada do terreno de jogo, na qual, aliás, existem muitas dúvidas numa altura em que faltam pouco mais de 10 dias para o primeiro jogo da temporada, ante o PAOK, referente à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Ora, com a chegada de Darwin, o Benfica passará a contar com quatro jogadores que podem ocupar a posição de ponta de lança no esquema tático de Jorge Jesus. Nestas contas, o nome de Dyego Sousa já está riscado, uma vez que o avançado luso-brasileiro não foi chamado a participar em nenhum dos jogos particulares realizados pelas águias nesta fase de pré-temporada.
De resto, esta será mesmo a posição do plantel que mais dúvidas levanta no que diz respeito a saídas e... entradas. A chegada de mais um reforço goleador não está descartada, ainda que para isto possa contribuir a possível entrada (ou não) na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Ao dispor de JJ
Darwin Núñez
É a grande aposta do Benfica para esta nova temporada e o investimento de cerca de 25 milhões de euros não deixa dúvidas. Na última época, apontou 16 golos em 32 jogos no segundo escalão do futebol espanhol, mas chega à Luz com grandes expectativas e com a pressão de justificar o avultado investimento feito pelos encarnados.
Carlos Vinícius
O avançado brasileiro até começou a pré-época longe dos golos, ma,s diante do Sporting de Braga, precisamente no dia em que Rui Costa foi buscar Darwin, assinou dois golos e garantiu a vitória num dos testes de maior elevado grau de dificuldade. Parece ter igualado os créditos com o companheiro Haris Seferovic.
Ainda assim, a permanência de Carlos Vinícus na Luz não está assegurada. O jogador de 25 anos tem muito mercado e o Wolverhampton poderá avançar com uma proposta formal. Recorde-se, também, que, nesta janela de transferências, a imprensa desportiva adiantou que Luís Filipe Vieira havia rejeitado uma proposta elevada por Vinícius.
Haris Seferovic
Começou a pré-época a titular com Jorge Jesus e contabiliza um saldo de três golos. O estilo de jogo até pode encaixar melhor nas ideias táticas do novo treinador das águias, mas a época passada deixou evidente que não é tão matador quanto Carlos Vinícius.
Ao contrário do brasileiro, o Benfica dificilmente fará um grande encaixe financeiro com a saída de Seferovic.
Gonçalo Ramos
Estreou-se na primeira equipa do Benfica na reta final da última temporada e ainda conseguiu fazer dois golos diante do Desportivo das Aves. Esteve, mais tarde, em destaque na caminhada europeia dos sub-19 do Benfica até à final UEFA Youth League. Tem talento e qualidades pouco vistas num ponta de lança, ainda que jogue preferencialmente como segundo avançado.
Ainda não se sabe se fará, de facto, parte do plantel às ordens de Jorge Jesus, se continuará a alinhar pela equipa B ou se será emprestado para ganhar minutos na I Liga.
Dyego Sousa
Continua no Benfica, mas está fora das escolhas de Jorge Jesus. Desde cedo se percebeu que o treinador das águias não conta com o luso-brasileiro emprestado pelos chineses do Shenzhen FC.
Na última época, chegou em janeiro, participou em 13 jogos, mas não fez qualquer golo com a camisola encarnada. Neste momento, Dyego Sousa espera apenas por colocação, uma vez que não deve regressar à China.
Alvos de mercado
Cavani
Foram várias as semanas de negociações entre Benfica e Cavani. O avançado uruguaio tentou sempre 'esticar a corda' um pouco mais e esgotou a paciência de Vieira e da restante direção encarnada. Neste momento, o ingresso de Cavani na Luz é um cenário pouco provável, mas ainda em aberto.
O goleador uruguaio, que terminou contrato em junho com o PSG, até é um jogador com bastante mercado, mas a verdade é que estamos em setembro e Cavani ainda não tem clube.
Mariano Diáz
Gorada a possibilidade de garantir a contratação de Cavani, o Benfica mudou de alvo. Mariano Díaz é um namoro antigo, mas... não correspondido. As águias já tinham tentado contratar o jogador dominicano de 27 anos, mas tentaram novamente a sorte. O acordo com o Real Madrid até foi alcançado de forma rápida, mas a indisponibilidade de Mariano em sair de Madrid e as elevadas exigências salariais fizeram com que o negócio perdesse gás.
Diego Costa
A imprensa espanhola apontou o Benfica como possível destino de Diego Costa, mas o avançado espanhol não parece ser, neste momento, um verdadeiro desejo das águias.