Powered bySolverde
Disclaimer

Quatro jogos, muitos golos. O esboço daquilo que pode ser o Benfica de JJ

Encarnados acumulam um saldo de quatro vitórias em outros tantos jogos-treinos nesta pré-época. Bournemouth é o adversário que se segue.

Revolução no Benfica pode ditar época 2020/21 como a mais cara de sempre

© SL Benfica

Francisco Amaral Santos
28/08/2020 08:07 ‧ 28/08/2020 por Francisco Amaral Santos

Desporto

SLB

O 'novo Benfica' de Jorge Jesus começa a ganhar forma para a temporada que aí vem. As águias já disputaram quatro jogos treinos ao longo desta pré-época e os resultados começam a entusiasmar os adeptos. Os quatro triunfos, recheados de muitos golos, já deixam algumas indicações daquilo que poderá ser o onze base de Jorge Jesus, estando este sempre sujeito à possível chegada de mais reforços, e também faz adivinhar os nomes que podem ser cortados na hora de encurtar o plantel

O possível onze 

Tendo em conta as quatro partidas disputadas, Odysseas parece ser o dono indiscutível da baliza. O guardião grego foi titular em todos os jogos, sendo que Svilar tem sido aposta no decorrer.

Na defesa, Rúben Dias também parece estar de pedra e cal no onze (quatro jogos a titular), e ao lado deverá alinhar o reforço Vertonghen. O internacional belga até chegou mais tarde, mas já ganhou um lugar na equipa, tal como seria de esperar. 

Na lateral esquerda, a aposta inicial deverá recair sob Nuno Tavares. Com Grimaldo ainda lesionado, o jovem lateral tem sido a aposta mais recorrente, ainda que Jesus tenha também testado outras duas alternativas: Gabriel e Cervi

Na lateral direito, Gilberto parece estar na frente de André Almeida por um lugar no onze. O jogador brasileiro foi pedido expresso de Jorge Jesus no regresso à Luz e já leva três jogos como titular, tendo também feito o gosto ao pé. Por seu turno, André Almeida também tem tido algumas queixas físicas. 

No meio-campo Weigl e Adel Taarabt surgem como as opções mais recorrentes de Jorge Jesus, mas convém lembrar que ainda pode chegar um nome sonante para esta posição. O médio alemão acumula três titularidades e o marroquino duas, sendo que o último já contabiliza um golo e um par de assistências. 

Para extremo direito, Waldschmidt figura como a solução mais provável. O alemão até já jogou na posição atrás do ponta de lança, mas deverá fixar-se no corredor. Ainda assim, Pedrinho, Rafa e Pizzi também já alinharam de início nesta posição. 

No outro corredor, surge a maior dúvida: Rafa ou Everton? Ambos tem sido bastante utilizados, mas recorde-se que o internacional brasileiro foi, tal como Gilberto, pedido por Jorge Jesus. O tempo ajudará a dissipar quem será o dono do lugar. 

Na frente de ataque, Pizzi tem sido sempre titular (ainda que em alguns jogos apareça mais recuado) e deverá continuar a assumir muito protagonismo na manobra ofensiva das águias.

No lugar de ponta de lança, Seferovic tem estado de pé quente (três golos) e está, neste momento, à frente de Carlos Vinícius. Porém, tudo pode mudar caso chegue o tal goleador de créditos firmados desejado por JJ. 

Notícias ao Minuto[O esboço do possível onze do Benfica para a época 2020/21]© DR

Números da pré-temporada 

As equipas de Jorge Jesus primam pela vocação ofensiva e este Benfica não foge à regra. Nos quatro jogos disputados, as águias acumulam um saldo de 17 golos marcados e de apenas dois sofridos. É certo que os adversários são teoricamente inferiores, mas também vale sublinhar que três deles alinham no máximo escalão do futebol português.

Haris Seferovic e Pizzi, com três golos cada, têm sido os marcadores de serviço, mas também Diogo Gonçalves (2), Taarabt (1), Gilberto (1), Jota (1), Florentino (1), Cervi (1), Chiquinho (1), Pedrinho, Everton (1) e Waldschmidt (1) também já fizeram o gosto ao pé. 

Data Adversário Resultado
26 de agosto Farense 5-1
25 de agosto Belenenses SAD 4-0
22 de agosto Estoril 4-1
15 de agosto Benfica B/Benfica sub-23 4-0

Cortes à vista

Num plantel tão vasto, e com o desejo de Jesus em contar com 25 jogadores mais três guarda-redes, serão inevitáveis os cortes no plantel. Nesse sentido, Dyego Sousa parece ser um dos nomes riscados por JJ. O avançado luso-brasileiro ainda não foi utilizado nesta pré-temporada e o empréstimo do Shenzhen FC, que estava previsto terminar em dezembro, deverá ser interrompido. 

Mas Dyego Sousa não será o único. David Tavares, Tomás Tavares, Ferro e Jota não têm lugar assegurado no plantel, mas tudo dependerá dos reforços que possam (ou não) chegar à Luz. 

Helton Leite e Grimaldo, a contas com problemas físicos, também ainda não jogaram. 

Novo teste no domingo 

O Bournemouth, equipa que na última época acabou despromovida da Premier League, é o próximo adversário do Benfica nesta pré-temporada. No próximo domingo, no Estádio da Luz, Jorge Jesus terá assim a oportunidade de ver mais jogadores em ação a partir das 19 horas. A partida, refira-se, será jogada à porta fechada. 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Villas-Boas visado por falar sobre Lucho González no FC Porto: "Escusado"

Nuno Lobo

Villas-Boas visado por falar sobre Lucho González no FC Porto: "Escusado"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Fórmula 1

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas