O 'novo Benfica' de Jorge Jesus começa a ganhar forma para a temporada que aí vem. As águias já disputaram quatro jogos treinos ao longo desta pré-época e os resultados começam a entusiasmar os adeptos. Os quatro triunfos, recheados de muitos golos, já deixam algumas indicações daquilo que poderá ser o onze base de Jorge Jesus, estando este sempre sujeito à possível chegada de mais reforços, e também faz adivinhar os nomes que podem ser cortados na hora de encurtar o plantel.
O possível onze
Tendo em conta as quatro partidas disputadas, Odysseas parece ser o dono indiscutível da baliza. O guardião grego foi titular em todos os jogos, sendo que Svilar tem sido aposta no decorrer.
Na defesa, Rúben Dias também parece estar de pedra e cal no onze (quatro jogos a titular), e ao lado deverá alinhar o reforço Vertonghen. O internacional belga até chegou mais tarde, mas já ganhou um lugar na equipa, tal como seria de esperar.
Na lateral esquerda, a aposta inicial deverá recair sob Nuno Tavares. Com Grimaldo ainda lesionado, o jovem lateral tem sido a aposta mais recorrente, ainda que Jesus tenha também testado outras duas alternativas: Gabriel e Cervi.
Na lateral direito, Gilberto parece estar na frente de André Almeida por um lugar no onze. O jogador brasileiro foi pedido expresso de Jorge Jesus no regresso à Luz e já leva três jogos como titular, tendo também feito o gosto ao pé. Por seu turno, André Almeida também tem tido algumas queixas físicas.
No meio-campo Weigl e Adel Taarabt surgem como as opções mais recorrentes de Jorge Jesus, mas convém lembrar que ainda pode chegar um nome sonante para esta posição. O médio alemão acumula três titularidades e o marroquino duas, sendo que o último já contabiliza um golo e um par de assistências.
Para extremo direito, Waldschmidt figura como a solução mais provável. O alemão até já jogou na posição atrás do ponta de lança, mas deverá fixar-se no corredor. Ainda assim, Pedrinho, Rafa e Pizzi também já alinharam de início nesta posição.
No outro corredor, surge a maior dúvida: Rafa ou Everton? Ambos tem sido bastante utilizados, mas recorde-se que o internacional brasileiro foi, tal como Gilberto, pedido por Jorge Jesus. O tempo ajudará a dissipar quem será o dono do lugar.
Na frente de ataque, Pizzi tem sido sempre titular (ainda que em alguns jogos apareça mais recuado) e deverá continuar a assumir muito protagonismo na manobra ofensiva das águias.
No lugar de ponta de lança, Seferovic tem estado de pé quente (três golos) e está, neste momento, à frente de Carlos Vinícius. Porém, tudo pode mudar caso chegue o tal goleador de créditos firmados desejado por JJ.
[O esboço do possível onze do Benfica para a época 2020/21]© DR
Números da pré-temporada
As equipas de Jorge Jesus primam pela vocação ofensiva e este Benfica não foge à regra. Nos quatro jogos disputados, as águias acumulam um saldo de 17 golos marcados e de apenas dois sofridos. É certo que os adversários são teoricamente inferiores, mas também vale sublinhar que três deles alinham no máximo escalão do futebol português.
Haris Seferovic e Pizzi, com três golos cada, têm sido os marcadores de serviço, mas também Diogo Gonçalves (2), Taarabt (1), Gilberto (1), Jota (1), Florentino (1), Cervi (1), Chiquinho (1), Pedrinho, Everton (1) e Waldschmidt (1) também já fizeram o gosto ao pé.
Data | Adversário | Resultado |
26 de agosto | Farense | 5-1 |
25 de agosto | Belenenses SAD | 4-0 |
22 de agosto | Estoril | 4-1 |
15 de agosto | Benfica B/Benfica sub-23 | 4-0 |
Cortes à vista
Num plantel tão vasto, e com o desejo de Jesus em contar com 25 jogadores mais três guarda-redes, serão inevitáveis os cortes no plantel. Nesse sentido, Dyego Sousa parece ser um dos nomes riscados por JJ. O avançado luso-brasileiro ainda não foi utilizado nesta pré-temporada e o empréstimo do Shenzhen FC, que estava previsto terminar em dezembro, deverá ser interrompido.
Mas Dyego Sousa não será o único. David Tavares, Tomás Tavares, Ferro e Jota não têm lugar assegurado no plantel, mas tudo dependerá dos reforços que possam (ou não) chegar à Luz.
Helton Leite e Grimaldo, a contas com problemas físicos, também ainda não jogaram.
Novo teste no domingo
O Bournemouth, equipa que na última época acabou despromovida da Premier League, é o próximo adversário do Benfica nesta pré-temporada. No próximo domingo, no Estádio da Luz, Jorge Jesus terá assim a oportunidade de ver mais jogadores em ação a partir das 19 horas. A partida, refira-se, será jogada à porta fechada.