O Lille oficializou, esta segunda-feira, a contratação do avançado canadiano Jonathan David, jogador que em tempos foi apontado como possível reforço de Benfica e FC Porto, tendo rubricado um contrato válido por cinco temporadas.
O jovem foi o marcador do campeonato belga da última época, juntamente com Mbokani, com 18 golos, sendo que marcou, no total da temporada, 20 golos em 43 partidas disputadas com a camisola do Gent.
A equipa francesa não deu a conhecer os valores da operação, mas a imprensa internacional adianta que o clube de José Fonte e Renato Sanches pagou 30 milhões de euros pelo passe do canadiano, num negócio que pode chegar até 32 milhões.
Esta contratação, que visa colmatar a saída do nigeriano Victor Osimhen, cujo passe foi adquirido pelos italianos do Nápoles, junta-se à do internacional turco Burak Yilmaz, reforço para o ataque da equipa orientada por Christophe Galtier, que perdeu também o veterano ponta de lança Loïc Rémy, que deixou o clube.
Galtier pretende ter três avançados e o nome de que se fala para se juntar a Yilmaz e Jonathan David é o do internacional colombiano Alfredo Morelos, que atua nos escoceses do Glasgow Rangers.
Nascido em janeiro de 2000, Jonathan David marcou 18 golos pelo Gent no campeonato belga e sete na Liga Europa nas últimas duas épocas, enquanto na seleção do Canadá soma 11 golos em 12 jogos, tendo sido o melhor marcador da última 'Gold Cup' (principal torneio entre seleções da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) apesar da eliminação da seleção canadiana nos quartos de final da prova.
Jonathan David au LOSC, c’est fait !Lire le communiqué https://t.co/TVWgfkpfQz pic.twitter.com/GiEzJKGu8k
— LOSC (@losclive) August 11, 2020